HORTAS E TEMPEROS
DSC09824_thumb.jpg
Como Cultivar Temperos e Ervas em Casa

Como eu tinha prometido no post sobre como montar uma horta em casa, fiz uma pesquisa sobre as plantas mais encontradas nas hortas caseiras e agora explico para vocês como cuidar de cada uma. Espero que gostem!

Manjericão:

DSC09820

Nome Científico: Ocimum basilicum

Nome Popular: Manjericão, Alfavaca, Basílico, Erva-real, entre outros

Onde plantar: canteiros adubados ou vasos, observando que a altura do vaso deve ter no mínimo 1/3 da altura da planta. Isso serve para qualquer planta.

Sol: sol pleno; Mas não tolera muito calor, por isso, se você possui uma varanda, lavanderia ou outro local que seja bem iluminado, ele se adaptará muito bem.

Regas: frequentes, mas se estiver em vaso, esse deve ter uma boa drenagem. Para isso é bom plantar como eu mostrei no post das hortinhas. Clique aqui para relembrar.

Partes Utilizadas: folhas

Uso Culinário:  as folhas apresentam sabor e aroma doce e picante, e são utilizadas na preparação de diversos pratos frios ou quentes, principalmente na culinária italiana. Utilizam-se as folhas secas ou frescas.

Uso Medicinal: infecções da pele e vias respiratórias, rachaduras nos mamilos, bronquite, cólicas, insônia e reumatismo.

Quer saber mais sobre o manjericão? Leia aqui.

Sálvia:

DSC09826

 

Nome Científico: Sálvia officinalis L.

Nome Popular: Sálvia

Onde plantar: canteiros adubados ou vasos, observando que a altura do vaso deve ter no mínimo 1/3 da altura da planta. Isso serve para qualquer planta. É uma planta muito ornamental e pode ser usada até mesmo no paisagismo da casa.

Sol: pleno. Tolera muito bem as temperaturas altas e também é resistente ao frio.

Regas: frequentes, mas se estiver em vaso, esse deve ter uma boa drenagem. Para isso é bom plantar como eu mostrei no post das hortinhas. Clique aqui para relembrar.

Partes Utilizadas: folhas

Uso culinário: normalmente é utilizada na preparação de carnes e molhos. É ótima para decorar pratos pois o aroma é bem gostoso.

Uso medicinal: digestiva, diurética excelente para estomatites e para higiene bucal. Clareia os dentes ao esfregar suas folhas diretamente sobre os dentes. (Vou testar)

Manjerona:

DSC09825

Nome Científico: Origanum majorana

Nome Popular: Manjerona

Onde Plantar: canteiros adubados ou vasos, observando que a altura do vaso deve ter no mínimo 1/3 da altura da planta. Isso serve para qualquer planta.

Sol: pleno

Regas: moderadas

Partes Utilizadas: folhas

Uso Culinário: carnes, pizzas, sopas, molhos de tomates. É muito utilizada na culinária italiana e grega. Também é muito utilizada para dar sabor a azeites e vinagres.

Uso Medicinal: artrites, gripes, feridas mal cicatrizadas.

Tomilho:

DSC09823

Nome Científico: Tymus vulgaris

Nome Popular: tomilho, erva urso. poejo, segurelha.

Onde plantar: em vasos, jardineiras. Mas o tomilho prefere ser plantado diretamente no solo. Eu estou arriscando num vaso e ele está super bonito. Se plantado no solo, o tomilho pode ser usado como planta ornamental, em contornos de jardins porque seu porte é baixo e no verão enche de flores roxas.

 

Sol: pleno ou meia sombra;

Regas: moderadas. O tomilho não gosta de terra encharcada.

Partes utilizadas: folhas frescas ou desidratadas;

Uso culinário: o tomilho é muito usado em molhos a base de tomates, ou queijos, no tempero de carnes, sopas e até pizzas.

Uso medicinal: ele é muito empregado em diarréias, infecções, cansaço, verminoses.

Alecrim:

DSC09824

Nome científico: rosmarinus officinalis

Nome popular: alecrim,  e alecrim de jardim.

Onde plantar: canteiros adubados ou vasos, observando que a altura do vaso deve ter no mínimo 1/3 da altura da planta. Isso serve para qualquer planta.

Sol: pleno

 

Regas: abundantes

Partes utilizadas: ramos e folhas

Uso culinário: para temperar carnes de cordeiro, porco, gado, frango e peixes. Também é utilizado para dar sabor a azeites. Convém observar que o alecrim possui um sabor bem forte e característico, e por isso convém usar com moderação. Também é aconselhável retirar as folhas antes de comer.

Uso medicinal: auxilia na digestão, combate de dores de cabeça e estímulo à circulação.

Vejam um post que já publiquei sobre o Alecrim clicando aqui.

Em breve colocarei novas ervas e temperos. Se tiverem alguma sugestão, deixe um comentário ou mande e-mail para: contato@pilotandoumfogão.com.br

Um abraço.

Alessandra

Formada em Arquitetura, há 4 anos trocou a prancheta pela cozinha e passou a escrever suas experiências e descobertas no blog Pilotando um Fogão.

6 Comentários
Guloso e Saudável

22 de novembro de 2011 9:36 Responder

Alessandra,
Muito boa explicação conheço a maior parte das ervas e temperos, algumas pouco utilizadas no Brasil como o poejo, muito apreciado na culinária, como licor digestivo, para aromatizar azeite no Alentejo, Portugal.
Beijo
Vânia

Nanda

22 de novembro de 2011 18:58 Responder

Ei, Ale!
Que delicia poder ter uma hortinha em casa, ne? Pena que eu moro em apartamento! Quem sabe um dia… heheheh.
Beijo!

Claudia Porto

18 de janeiro de 2012 1:37 Responder

Nanda…
Eu tbem moro em apto. eu fiz 2 jardineiras do lado de fora das janelas da sala de visitas e na janela da cosinha, tenho um pouquinho de cada ervinha nelas plantas, essas ervas que gostam de mta claridade e sol, e as que não gostam mto de sol eu fiz uma horta no carrinho de pedreiro, tem até pimentas…kkkkkkficou lindo tudo de bom na nossa cozinha, tenho o maior orgulho de preparar as refeições aki em casa e ir em minhas hortas com a tesoura colher o que vou precisar.
Basta vc usar a imaginação e delirar na sua horta
bjusss
Claudia

Alessandra

18 de janeiro de 2012 10:57 Responder

Claudia!

Linda sua participação! Sua horta deve ser muito bonita… Eu tb adoro minha hortinha, é uma delícia buscar as ervas e temperos fresquinhos para colocar na comida.
Se quiser compartilhar sua horta conosco, pode enviar uma foto que eu publicarei aqui, juntamente com o post.
Obrigada e um abraço.

Alessandra

Paulo Roberto

31 de março de 2012 19:15 Responder

você é lindo

Paulo Roberto

31 de março de 2012 19:15 Responder

você é lindo

Comente