

Dizem que depois de aprender a fritar um ovo, qualquer pessoa aprende a preparar o arroz branco. Isso, na verdade me perturba, não soa bem aos meus ouvidos. E para vocês terem a noção, de que nem tudo que se fala é verdade e deve ser tomado como regra, a pessoa aqui, que vos escreve, e acha que está aprendendo a cozinhar direitinho, não sabe fritar ovo, e fazer arroz na panela. Pronto, falei!
Isso mesmo, meu arroz fica meio molhado, tipo juntos venceremos, e os ovos já desisti. Eu adoro comer ovos fritos, com a gema molinha, e a clara com as bordas levemente torradinhas. Mas é difícil fazer!Humm…Isso me lembra a infância, quando minha avó materna fritava dúzia de ovos para uma galera. Vocês precisavam ver a cena, uma frigideira pretinha, velhinha de dar dó, o óleo quente, e os ovos que iam sendo jogados na frigideira um a um, e que levavam banhos de óleo enquanto fritavam. Uma lambuzeira enorme! Enquanto isso, a Vó perguntava quantos ovos cada neto queria, e nós logo respondíamos: dois. Do outro lado, os pais falavam ainda mais alto: nada disso, só um! A Vó respeitava, mas sempre fazia alguns a mais, nos proporcionando uma última chance de negociação. Lembro que um dia, ao assistir essa cena, pedi a ela, que a única coisa que queria de herança, era a escumadeira que ela usava para fritar os ovos. Se não fosse tão velhinha e a minha tia tivesse respeitado o meu pedido, talvez esse seria meu instrumento mágico, capaz de me fazer fritar ovos tão gostosos quanto os dela.
Falando em ovos fritos, e eu sei que fugi totalmente do assunto inicial, já, já volto para o arroz. Vale a pena registrar, outras duas experiências com duas figuras carimbadas por aqui. O maridex, e minha mãe.
O primeiro, quando morávamos no apartamento, resolveu fritar ovos, já que eu não consigo, e numa manobra arriscada, (eu avisei), mas segundo ele calculada (ele sempre fala isso), foi quebrar o ovo no balcão de madeira que ficava ao lado do fogão, e com um gesto rápido e certeiro, bateu no cabo da frigideira e fez com que o óleo da frigideira, já quente, escorresse entre o fogão e o balcão, sujando tudo que vinha pela frente, dos lados, embaixo… Lá fui eu, que tinha avisado, limpar tudinho…acho que se não pedi o divórcio naquele dia, não peço mais.
Já a minha mãe, tem uma relação esquisita com os ovos. Ela come ovo frito, mas só se for com pão francês. Jamais comerá ovo, num ala minuta, por exemplo. Mas não fica só nisso, o ovo não pode sequer ter encostado no bife, no arroz, ou nas batatinhas, ele deve vir separado, porque senão ela não come a comida. E o ovo? Nem pensar! Vocês acham que termina aqui? Bah! Capaaaaz!!!! Se você encostar o talher no ovo, não pode de jeito nenhum tocar em outra comida porque senão ela não come. Mas nem perca tempo tentando entender, nós já tentamos e nada… O pior é que na cabeça dela, eu e minha irmã é que somos chatas com comida. Hahahahahaha…só ela!
Voltando ao arroz, nem lembro qual foi a última vez que fiz na panela. Depois que descobri como fazer no micro-ondas, e vi que fica tão gostoso quanto na panela, e que não são necessários muitos cuidados, só faço arroz de micro-ondas. Se você é dos meus, ou se quiser testar, veja como se faz:
Ingredientes:
– 1 xícara de arroz branco; (eu uso a medida padrão de um medidor)
– 1 colher de sopa de óleo;
– 1/2 colher de sopa de sal;
– 2 xícaras de água;
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes num recipiente plástico fundo e com uma tampa com aberturas. Misture tudo e leve ao micro-ondas por 15 minutos em potência alta. (esse tempo pode variar um pouco conforme a potência do seu micro. O interessante é dr uma espiada uns 2 ou 3 minutos antes e verificar o cozimento)
Deixe mais 5 minutos dentro do micro desligado, e sirva.
Você não precisa mexer, não precisa alterar a chama do fogão, nem fazer mandinga para não grudar na panela. Isso que é moleza! Adoro!
Abraço
Alessandra
Dica importante, para que seu arroz dê certo: os fornos tem potências diferentes então a primeira vez que você for preparar, a melhor coisa a fazer é ficar de olho e abrir o forno de vez em quando para verificar o ponto do arroz.. Se você preparar uma vez e controlar certinho o tamanho da xícara e o tempo de micro para que seu arroz fique do jeitinho que você gosta, depois nas outras vezes em que for preparar é só fazer tudo igual.
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Abraço
Alessandra
Alessandra,
Ótima dica, muito útil, numa emergência e ou no dia a dia, nunca fiz mas vou testar.
Bom final de semana,
Vânia
A conversa – deliciosa
A dica – muito boa
Agora o maridão e a mamãe….fala sério! Brincadeirinha, ri muito aqui lendo o seu texto e me passou um filme aqui na minha cabeça. Você é muito espirituosa!
Bjs e um final de semana excelente para você também!
uhauahuhauahuahuah eu achei mais fácil fazer na panela do que no micro-ondas. mas vou tentar mais uma vez!!! comprei o micro-onds e só uso p esquentar e fazer pipoca. aff.
uhauahuhauahuahuah eu achei mais fácil fazer na panela do que no micro-ondas. mas vou tentar mais uma vez!!! comprei o micro-onds e só uso p esquentar e fazer pipoca. aff.
Estou contigo!!!
Só acertei fazer arroz com o microondas!Agora até me arrisco acrescentando vagem picada ou cenoura ralada,e até que ficam bons!!!!Arroz no fogão nunca mais.
Bj.
fiz tudo o que você falou
dobro de agua da quantidade de arroz e tudo… potencia alta e tudo…
na hora que fui ver… o arroz tava todo seco e grudado. Nem dava pra comer, serio mesmo. Joguei fora!
Poxa Mario que pena! Olha, existem duas possibilidades pra não ter dado certo. A primeira é o tamanho da xícara que você usou. Eu uso um medidor e para esta quantidade sempre deu certo neste tempo. Talvez a xícara que você tenha usado tenha capacidade menor do que a medida padrão do medidor. Daí se explica seu arroz ter passado do tempo.
Outra explicação, é que os fornos tem potências diferentes e quanto a isso não temos o que fazer, a não ser ficar de olho e abrir o forno de vez em quando na primeira vez que for preparar o arroz. Se você preparar uma vez e controlar certinho o tamanho da xícara e o tempo de micro para que seu arroz fique do jeitinho que você gosta, depois nas outras vezes em que for preparar é só fazer tudo igual.
Obrigada por ter voltado e deixado seu comentário. Vou adicionar essas dicas no post para que não aconteça com outros leitores.
Abraço
Alessandra,
obrigado pela dica! tambem achei que fosse a potencia em relação ao tempo…
vou tentar fazer o que vc sugeriu! quando fiz nem acompanhei… deve ter sido isto!
obrigado pela a atenção!!!!
Obrigada por ter voltado Mario. Espero realmente que nas próximas vezes tudo dê certo.
Um grande abraço.
Alê
Adorei, não acerto fazer arroz no microondas de jeito nenhum e com a sua dica vai ficar mais fácil. Muito obrigada 🙂