

Hoje estava matando um pouco da saudade das nossas férias e da viagem pela Alemanha. Quando cheguei nessa foto, com essa quantidade enorme de tipos de linguiças e carnes, tive a ideia de escrever sobre elas. Melhor, escrever sobre alguns cuidados e dicas na hora de comprar, armazenar e usar as carnes.
Ps.: até o maridex saiu na foto…olha ele me fotografando, feliz da vida passeando pelo Viktualienmarkt em Munique… o paraíso de compras para qualquer cozinha. Outro dia falo dele!
Vamos lá… não para Munique, para as dicas…
– a carne de segunda é tão boa quanto a de primeira. Ela pode ser um pouco mais dura, mas normalmente tem muito sabor. Basta saber onde e como usar; Na lentilha que fiz na semana passada eu usei músculo e ficou muito bom. Nas sopas e caldos, também não há nada melhor.
– se você sentir cheiro na carne, não compre. Certamente está passada. Se estiver escura também é sinal de carne que está quase passando do prazo. Cuidado!
– evite comprar as carnes expostas nos balcões, longe da refrigeração. Isso quase não acontece mais, mas em pequenos açougues onde a fiscalização não é tão intensa ainda pode ocorrer. Outro ponto importante a ser levado em conta são os supermercados. Já cansei de ver cortes de carnes “esquecidos” nos corredores por clientes que desistiram de levar. É muito provável que eles voltem horas depois para o balcão de vendas. Observe se a embalagem da carne está bem geladinha, e se possível, conheça e seja amigo do açougueiro.
– músculo, acém e capa de filé são ótimos para moer. Se quiser carne mais magra compre coxão duro ou patinho.
– não compre carne moída embalada. Pode estar misturada com vários tipos de carnes e gorduras e são vendidas pelo mesmo preço da carne moída na hora. Escolha o pedaço que mais lhe interessa e peça ao açougueiro para moer na sua frente.
– depois de moída, se for comprada em grande quantidade, separe a carne em pequenas porções e congele.
– se for moer carne em casa, primeiro limpe bem, corte em pequenos pedaços, passe pelo dente mais grosso do moedor, e depois pelo mais fino.
– os frangos tem cheiro característico e fraco. O frango tem cor clara, e deve ter a pele íntegra, sem manchas, ferimentos ou buracos. Deve ser pesado à vista do freguês. Pés e miúdos são comprados separadamente.
– patos e perus normalmente são vendidos congelados. Aí você precisa verificar o prazo de validade, a embalagem se está bem fechada, e selos de qualidade. Se for comprar fresco, observe os mesmos critérios do frango.
– a carne de pato é mais nutritiva do que a do frango. E a carne de peru é rica em sais minerais e vitaminas.
– agora os ovos: para saber se eles estão fresquinhos, mergulhe-os dentro da água. Se boiarem pode jogar fora, se afundarem estão bons para o consumo.
– ao empregar um ovo numa receita, quebre-o primeiro num pires. É mais seguro!
– sempre que possível, use ovos em temperatura ambiente;
– se a receita mandar retirar uma mistura do fogo e acrescentar os ovos, espere primeiro a mistura esfriar. Se empregar os ovos com a mistura quente, a chance deles talharem é enorme.
– uma pitadinha de sal e algumas gotinhas de limão vão fazer as claras em neve render muito mais.
– gotinhas de limão ou de vinagre também operam milagres. Fazem as claras batidas dobrarem de volume, e ficarem muito mais firmes.
– claras em neve, nos bolos e suflês, são adicionadas por último, sem bater, com movimentos de baixo para cima, bem delicados.
Acho que é isso, se você sabe alguma dica importante, divida comigo e eu acrescento aqui.
Um abraço,
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!