

Categorias: pilote uma ideia;
O Valmir nem precisa mais de apresentações, já participou do Pilote uma Ideia várias vezes, por isso, sem trololó, fiquem com ele e sua receita: Crocante de Banana.
Crocante de Banana e Chocolate Branco com Calda de Caramelo (Rita Lobo – Cozinha Prática)
”Crumble é uma sobremesa bem inglesa, geralmente feita de maçã. Mas, para dar aquela abrasileirada, além de chamar de crocante, eu resolvitrocar a maçã pela banana, explica Rita Lobo sobre a receita decrocante de banana e chocolate branco com calda de caramelo”.
Ingredientes:
Para a banana e o recheio:
– 6 bananas-prata
– 100g de chocolate branco
– 1/2 xícara (chá) de suco de laranja
– Manteiga para untar
Para o crocante:
– 1 xícara (chá) de farinha de trigo
– 6 colheres (sopa) de açúcar mascavo
– 1/2 xícara (chá) de aveia em flocos
– 100g de manteiga gelada
– 1/4 de colher (chá) de fermento em pó
– 1 pitada generosa de sal
Para a calda de caramelo:
– 1 xícara (chá) de açúcar
– 1/2 xícara (chá) de água
– 200 g de creme de leite de caixinha
Modo de preparo:
Para a banana e recheio:
Preaqueça o forno a 180ºC (temperatura média). Unte uma forma refratária com manteiga. Descasque e fatie as bananas em rodelas grossas. Numa tábua, pique grosso o chocolate branco. No refratário, espalhe as rodelas de banana, o chocolate branco e regue com o suco de laranja. Misture bem e reserve.
Para o crocante:
Numa tigela, junte o açucar mascavo, a farinha de trigo, a aveia em flocos, o fermento em pó e o sal. Misture bem. Corte a manteiga em cubos de cerca de 1cm e junte 90g com a farinha (reserve 10g). Com as pontas dos dedos, misture até formar uma farofa grossa (Quanto mais trabalhada for a farofa, mais crocante ficará a massa). Transfira a farofa para o refratário com a banana reservada e forme uma camada uniforme. Salpique os 10g de manteiga reservados sobre o crocante.
Leve ao forno para assar por 50 minutos, até dourar. Sirva quente ou à temperatura ambiente.
Para a calda:
Numa panela, junte o açúcar com a água e misture com o dedo indicador, até dissolver. Cuide para o açúcar não grudar nas laterais da panela.
Leve ao fogo médio e deixe cozinhar, sem mexer, por cerca de 10 minutos, até que fique com uma coloração âmbar. Desligue o fogo e, com cuidado para não se queimar, junte o creme de leite. Mexa vigorosamente com um batedor de arame.
Rendimento: 6 porções
Dicas:
– Sirva com sorvete de creme.
– Além da calda de caramelo, sirva à parte creme de leite fresco
batido no ponto chantilly (para isso, basta bater na batedeira 500ml
de creme de leite fresco, sem açúcar, até encorpar).
Beijos, Valmir!
Obrigada , Valmir e boa sorte na promoção. Por falar em promoção, comece a preparar suas receitas para o Pilote uma Ideia do ano que vem. Para este ano, as inscrições já estão esgotas. No dia 02 de dezembro publico a última receita e a partir do dia 03 inicia a votação, que já encerra no dia 10. Tudo isso para que o ganhador receba seus presentes antes mesmo do Natal. Boa sorte a todos!
Alessandra
OI ALESSANDRA!!! PILOTEI ESTA RECEITA FICOU UMA DELICIA! PARABÉNS ……