

Aproveitando que amanhã é Dia das Crianças, gostaria de dividir com vocês, essas delícias chamadas Schneeballen, Bolas de Neve, que fazem parte da tradição de uma cidadezinha que parece ter saído de um conto de fadas. Rothenburg ob der Tauber, é sem dúvida, a cidade mais linda que visitamos na Alemanha, mas depois eu falo sobre ela.
Voltando às Schneeballen, elas são chamadas assim, porque originalmente eram feitas somente como as da foto abaixo, cobertas com açúcar, assemelhando-se com bolas de neve. Hoje, nas confeitarias especializadas nessa iguaria, as coberturas são variadas, para agradar todos os gostos.
Numa das confeitarias que entramos, essa da foto abaixo, o dono, logo na entrada preparava a massa e explicava em “Alemão”, sobre a história do doce, e também como são feitos. Maridex até entendeu alguma coisa da explicação. Eu, encantada, só prestava atenção no modo de fazer, já que não entendo mais do que cinco palavras em Alemão. Os dois, eufóricos ao ouvir tudo, mesmo sem entender, e ver o homem orgulhoso explicando tudo, esqueceram de ligar a filmadora que estava na mão, e a câmera que estava no pescoço. Só fui lembrar quando estávamos saindo com nossas compras e aí fotografei o que mostro aqui.
A massa é fininha, crocante e não chega a ser doce. Ele abre as pequenas porções de massa que aparecem na foto, utilizando esse rolinho de madeira bem fininho. Ao lado da mão dele, um utensílio usado para o corte. A massa é cortada em tiras, com detalhe zig zag que aparece nas bolas prontas. Depois de cortar, ele coloca tudo dentro de uma esfera metálica e mergulha em óleo quente por alguns minutos. Lá no fundo da foto aparecem algumas que estão fritando, e logo ao lado, outras que estão escorrendo e aguardando a cobertura.
As coberturas, como eu já mencionei, são doces e dos mais variados tipos. Nas lojas são vendidas latas (bem carinhas) para armazenar até 3 unidades. Nós trouxemos para presentear e também compramos alguns para provar. Vale a pena! É muito gostoso!A receita? Essa vou ficar devendo, preciso voltar lá para pedir…
Agora falando um pouco sobre a cidade… Rothenburg é uma cidadezinha medieval, toda murada.
Quando você passa por algum portão de entrada da cidade, parece que você está num filme ou livro de contos de fadas. As ruazinhas são estreitas, as casas antigas, as janelas tem floreiras. Realmente não parece real. Até os carros parecem de brinquedo…
Quando eu falo isso, estou falando também da foto abaixo, essa em preto e branco. Se vocês procurarem na internet, imagens da Vila de Gepeto, do Pinóquio, verão exatamente essa imagem.
Esse é o cartão postal da cidade, e para nossa sorte, nosso hotel é esse aí ao lado esquerdo, com uma bicicleta ao lado da porta de entrada que não aparece na foto. O hotel, bem novinho, era de 1500. E a arquitetura totalmente original, mas as instalações, assim como no resto da Alemanha, modernas, e muito limpas.
Agora se vocês ainda não estiverem convencidos do que eu falei, imaginem um passeio ao final da tarde, e de repente um homem todo de preto com capa, chapéu e uma lança medieval, passa por vocês. Parece teatro? Não, é o Nachtwächter, guarda noturno da cidade, fazendo sua primeira ronda. À noite, acordei ouvindo passos de cavalo na rua de pedra. Era ele, em mais uma de suas rondas.
E à noite, antes de dormir, em mais uma de nossas caminhadas pela cidade, eis que passa essa bruxa, com sua vassoura, com pressa. Mas onde ela ía? É claro que tivemos que ir atrás… logo adiante, mais bruxas, um breve encontro, conversa rápida, lanternas nas mãos acesas e caminhada pelas ruas estreitas, escuras e vazias… Fomos atrás delas, com cuidado para que não notassem que estavam sendo seguidas.
Mas a coragem da pessoa que vos escreve não levou muito tempo para acabar. De repente, meio que hipnotizada pelo silêncio, que apenas era quebrado pelos saltos de madeira batendo nas pedras das ruas, olhei para o lado, um beco escuro, e uma sombra… Morri!!! Saí rapidamente, corri para o maridex e decidi voltar. Minha coragem havia acabado ao ver minha própria sombra projetada numa parede. Muita coragem!!!!
Durante o dia, a cidade é melhor, pelo menos pra mim, que não sou lá muito chegada a aventuras. Ver ursinhos no alto de janelas fazendo bolhas de sabão, ou abraçar um ursão, logo na entrada de uma das lojas, só não é melhor do que entrar na maior loja de produtos de Natal da europa. Sim, essa loja existe, fica nessa cidade e vale uma visita. Eu comprei muito!!!
E sem dúvida nenhuma, me diverti demais! Eu e maridex voltamos a ser crianças, e valeu muito a experiência.
Se forem à Alemanha, não deixem de visitar essa cidade: Rothenburg ob der Tauber. Vale a pena passar uma noite na cidade e passear pelas ruas com vitrines lindas, ruelas escuras atrás de bruxas, se esconder do guarda noturno, subir as torres escuras, andar pelos corredores que ficam no alto dos muros que cercam a cidade, e muito mais.
Abraço,
Alessandra
Oii, algum tempo depois da sua postagem, ainda à encontro em uma busca pelo google. Gostaria de lhe contar que agora temos Schneebal no Brasil, eu as faço!! Veja no meu site http://www.gengimenta.com.br, ou no instagram @gengimenta.
Um abraço e parabéns pelo site, é beeem inspirador!!
Passe a receita da bola de neve