

Sexta-feira Santa, tradicional peixe no almoço e, o que fazer para o jantar?! Invariavelmente, em qualquer casa, uma das tarefas da semana santa é pensar no cardápio do almoço de sexta: definir a receita, comprar o peixe e demais ingredientes, preparar com dedicação e não saber o que comer à noite…
Só que desta vez foi diferente, já tínhamos reservado um pedaço de lombo, e este foi contemplado para virar bolinho de bacalhau no jantar! Decidido, para a última hora ficou apenas temperos e farinha de rosca fresca da padaria da praia.
Ingredientes
– 400g de lombo de bacalhau dessalgado; veja neste post <<AQUI>> como dessalgar
– 6 batatas pequenas;
– 1 colher de sopa bem cheia de requeijão;
– salsa picada a gosto;
– 1/4 de xícara de farinha de rosca;
– óleo para fritar;
Cozinhar o bacalhau por 10 minutos em uma panela, após descartar a água e desfiar a carne com o auxílio de dois garfos, ou outro método que preferir – pode ser no processador, não é o meu preferido, pois perde-se a textura típica do bacalhau ao degustar.
Cozinhar as batatas e amassar até o ponto de purê, acrescentando o bacalhau, requeijão e salsa. Formar bolinhos com as mãos e passar na farinha de rosca para empanar.
Fritar em óleo bem quente apenas para dourar, lembrando que os ingredientes já estão pré-cozidos. Na primeira fritada, coloquei muitos bolinhos na frigideira, por conta disso o óleo esfriou e eles desmancharam perdendo o formato… Experiência na cozinha, minha sogra assumiu a escumadeira e tudo deu certo! Abaixo os bolinhos explodidos. risos…
Rendimento: 20 bolinhos
Augusto
Acompanhe também o site pelas redes sociais:
Não fiz mas me parece muito bom.