

A viagem que fizemos semana passada para a fronteira do Rio Grande do Sul com o Uruguay, serviu não só para compras, mas também para aprendizado. Entramos numa butique de queijos no Uruguai, e enquanto esperávamos atendimento, eu não me contive e fotografei as prateleiras cheias de queijos que apareciam numa vitrine no interior da loja.
O proprietário do loca, viu, e me disse que depois nos levava lá dentro, e aí eu poderia tirar melhores fotos.
Ele mesmo nos atendeu e enquanto escolhíamos os queijos ele disse que nos ensinaria como fazer para que nossos queijos durassem mais em casa.
Fizemos nossas escolhas e depois fizemos um passeio pelas prateleiras de queijos enquanto ele nos passava as informações de cada um: origem, tipos de leite, entre outras. Nos sentimos num verdadeiro cofre de relíquias, queijos preciosos descansavam bem ali na nossa frente, ao alcance da mão.
Depois cumpriu o prometido mais uma vez, e ensinou o que fazer para que o queijo comprado assim, em pedaços grandes, durasse mais em casa:
Passo 1: passar filme plástico nas laterais do queijo onde foram cortados. Isso é muito importante para garantir que ele não umedeça e crie fungos. Mas também é importantíssimo, que a parte onde não foi cortado, fique livre do filme plástico para que possa respirar. Se for necessário, ele nos ensinou, a prender o filme plástico com palitos para que fique espichado sem cobrir o queijo inteiro.
Passo 2: manter no refrigerador, sempre na parte do meio, nem muito em cima onde é mais frio, nem na parte de baixo onde não é tão frio.
Passo 3: cortar sempre em forma de cunha, e sempre nas partes onde já foram feitos os cortes. Voltar o filme plástico logo em seguida.
Passo 4: se o queijo umedecer, passar um pano limpo e úmido para retirar a umidade. Isso é importante para evitar que fungos se formem no queijo. Se mofar, o queijo não pode ser consumido.
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Ale, eu conservo auo em casa com uma camada de papel toalha, depois papel alumínio e por ultimo num pote fechado. Tem dado super certo tbm 🙂
Gostei da dica Lu! Valeu por compartilhar…
Beijos