

Eu não sou fã de nozes e castanhas, mas ao receber uma prova desses biscoitos de nozes da minha vizinha e amiga Andréa, eu não tinha como não provar né? Pois é, depois de provar fica bem difícil parar de comer. O sabor é surpreendente. Ainda bem que junto da provinha ela mandou a receita pra mim, já fiz duas vezes.
A receita é bem fácil de preparar, bem diferente da maioria das receitas de biscoitos. Se você usar uma forma menor do que esta que eu recomendei, ele fica quase como um brownie. Delícia!
Ingredientes:
– 1 xícara de açúcar mascavo;
– 1/2 colher de chá de sal;
– 1/4 de xícara de óleo;
– 1 ovo;
– 1/2 xícara de nozes moídas no liquidificador;
– 1 colher de chá de açúcar baunilha;
– 3/4 de xícara de farinha de trigo;
– 1 colher de chá de fermento em pó; (fermento químico em pó)
– margarina ou manteiga para untar;
Modo de Preparo:
Antes de iniciar a receita prepare o forno preaquecendo em temperatura moderada, algo entre 160 a 180ºC.
Na batedeira, misture bem o açúcar, o sal, o óleo e o ovo. Quando formar um creme homogêneo, acrescente as nozes já moídas, o açúcar baunilha e a farinha de trigo. Bata bem.
Desligue então a batedeira, adicione o fermento e misture bem com uma colher.
Unte uma forma retangular pequena (22 x 30cm) com margarina e forre a forma com uma folha de papel manteiga. Unte o papel com margarina e derrame a massa do biscoito.
Você pode usar um refratário e se não tiver o papel manteiga não precisa usar. Eu usei o papel para conseguir desenformar e cortar mais bonitinho pra mostrar pra vocês.
Leve ao forno e asse por uns 15 ou 20 minutos. Se você usar uma forma ou temperatura diferente isso pode variar, o importante é que esteja assado e pra isso é só testar com um palito. Se ao espetar a massa ele sair seco – está pronto.
Deixe esfriar um pouco para cortar.
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Fiz ontem! Ficou delicioso, mas ficou meio esfarelento. Não consegui partir bonitinho e ficou mais semelhante a um brownie, não igual biscoito mesmo. Mas vou fazer de novo! Ainda coloquei cacau em pó. Top.
Livia!
Gostei da ideia do cacau… 🙂