

Foi difícil encontrar uma receita belga para o Desafio do Pilotando. Quem pesquisou desta vez foi maridex e ele só falava em batatas fritas com maionese. Disse que para os belgas, foram eles quem inventaram a batata frita, e deles também a ideia de servir com maionese. Eu acho a ideia maravilhosa e quem não gosta de batatas fritas não é? Mas postar aqui a receita de batatas com maionese não era bem o que eu planejava.
Pedi que ele continuasse a pesquisa e ele então encontrou a receita do Carbonade Flamande que é super tradicional lá. Eles fazem no dia a dia, e também em festas tão saborosa que é a receita.
Nós fizemos num sábado porque precisava de tempo para preparar, reservamos a tarde para ficar em frente do fogão, observando a carne e curtindo o cheirinho que se espalhava pela cozinha. Uma delícia!
O problema é que o cheiro permaneceu não só na cozinha, mas na casa inteirinha… Passamos a noite “comendo” o tal carbonade flamande. (abafa tudo) Enjoamos do cheiro e no dia seguinte, no almoço quando serviríamos a carne, eu e maridex quase não conseguimos comer. A impressão era que havíamos passado a noite inteira comendo e na verdade nem se quer havíamos provado.
Não façam isso, escolham fazer para o almoço e comecem na manhã. Nós decidimos dormir um pouquinho mais, dar uma de preguiçosos e quase não comemos essa delícia. Sim, a carne é deliciosa! Vale fazer…
Nós servimos com as famosas e tradicionais batatas fritas e maionese – achamos perfeito!
Ingredientes:
– 1,300kg de acém limpo, cortado em cubos de aproximadamente 3 x 3cm;
– 3 colheres de sopa de óleo;
– 2 colheres de sopa de manteiga;
– 1 cebola grande picada;
– 3 dentes de alho picados;
– 5 cravos;
– 1 colher de café de canela em pó;
– 6 colheres de sopa rasa de açúcar mascavo;
– 5 colheres de sopa rasa de farinha de trigo;
– 80ml de vinagre de vinho tinto;
– 4 garrafas de (330ml) de cerveja escura belga tipo Ale;
– 1/2 colher de sopa rasa de sal;
– 2 ramos de tomilho fresco;
– 2 folhas de louro;
Modo de Preparo:
Numa frigideira ou panela bem grande, coloque o óleo, e doure rapidamente os cubos de carne. Reserve e escorra a água caso venha a soltar da carne. Se a panela for bem grande e bem quente talvez não solte. Parabéns se você conseguir! Se não conseguir, faça como eu, escorra. (abafa outra vez)
Na mesma panela, coloque a manteiga, a cebola e depois acrescente o alho fritando até que fiquem dourados.
Junte a carne, adicione os cravos, a canela, o açúcar e também a farinha que deve ser polvilhada sobre tudo e rapidamente misturada para que envolva os ingredientes sem formar grumos (bolinhas de farinha).
Coloque então o vinagre e a cerveja misturando bem.
Adicione as ervas e o sal e deixe em fogo alto até ferver. Depois tampe a panela e cozinhe em fogo médio por umas 2 horas e meia. A carne deve estar macia e o molho mais encorpado.
Sirva com batatas fritas e maionese, tipicamente belga.
Rendimento: 6 a 8 porções;
Descobrindo mais:
Bélgica (em neerlandês: België, francês: Belgique e alemão: Belgien), oficialmente Reino da Bélgica é um país situado na Europa ocidental. É membro fundador da União Europeia e hospeda sua sede, bem como as de outras grandes organizações internacionais, incluindo a OTAN. A Bélgica tem uma área de 30.528 quilômetros quadrados e uma população de cerca de 10,7 milhões de habitantes.
Capital: Bruxelas
Participações na Copa do Mundo: 11
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Diário do Olivier;
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa;
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Oi, Ale!
Adoro essa mescla agridoce. Que desafio, hein! Não ganhamos a Copa, mas sua família ganhou a oportunidade de provar muitas delícias…
Bjs.!
É verdade Gina, conhecemos vários sabores diferentes e incríveis. Valeu todo o esforço.
Obrigada pelo carinho.
Beijocas