ONDE IR
Onde ir em Porto Alegre – Dona Zefinha – Culinária Nordestina

FavoriteLoadingAdicione essa receita/dica ao seu livro de receitas

Hoje vou falar de um lugar que se destaca na cena gastronômica de Porto Alegre, pois culinária nordestina não é o que esperamos encontrar nesta cidade! Pois bem, pra quem aprecia, ou não conhece esta especialidade brasileira (uma das muitas…), existe sim, um lugar especial para aprecia-las – DONA ZEFINHA CULINÁRIA NORDESTINA!

Dona Zefinha - ambiente

Há tempos queria levar a Alessandra a conhecer o restaurante, onde podemos encontrar a união da culinária do litoral e do sertão nordestino, formando um cardápio de encher os olhos. E a cabeça, pois fica difícil escolher o pedido dentre a variedade de pratos saborosos, e, curiosos.

A decoração é um show à parte, as pinturas coloridas e objetos típicos espalhados pela casa nos levam em uma viagem, facilmente nossas mentes nos transportam a um tradicional restaurante pernambucano, alagoano, cearense, ou de outro estado do nordeste brasileiro!

 

Dona Zefinha - ambiente 1Ao perguntar o que seria um espaço em uma ala separada do salão, (onde circulava uma baiana em trajes típicos), nos responderam se tratar dos caldos servidos no restaurante. São inúmeras opções, e podemos prova-los para auxiliar na escolha – muito bons, e ótima pedida para o frio que se aproxima no sul!

Dona Zefinha - ambiente 2

Dona Zefinha - caldos

Para o jantar, nossa escolha logo foi facilitada por um prato que usa a combinação, hoje infalível para nós – CARNE DE SOL NA MORANGA! É feito com carne de sol desfiada ao molho de nata, acompanhado de arroz e purê de macaxeira. Pedida aprovadíssima, a cada colher servida, vai-se retirando um pouco de moranga e aí se forma um sabor indescritível ao unir carne/nata/moranga – bom demais!!Dona Zefinha - carne seca

Aqui vai uma curiosidade, quando estivemos no nordeste pela primeira vez, há 14 anos, e nunca havíamos provado carne de sol, dispensamos qualquer comida que a contivesse! Veja o que perdemos durante muito tempo…

 

Para a sobremesa, escolhemos aquela que sempre nos remete a Recife – o BOLO DE ROLO! São mini bolos, pedimos um recheado com chocolate e outro com goiabada. Pra quem não sabe, uma lei de 2008 reconheceu o Bolo de Rolo como patrimônio imaterial de Pernambuco.Dona Zefinha - sobremesa

 

Vale muito a pena conhecer este restaurante em Porto Alegre, é pedaço do nordeste brasileiro entre nós, muito bem representado! Dica: se estiver a fim de curtir apenas um clima de praia, sente nas cadeiras logo na entrada e peça uma tapioca, não tem como não relaxar!

 

Dona Zefina - comida nordestina

 

Para saber mais:

Site: http://www.culinariadonazefinha.com.br/

Endereço: Rua Lima e Silva, 776 – Porto Alegre – RS

Abraço

Augusto


O bolo de rolo  é um doce brasileiro, típico de Pernambuco. A massa é feita com farinha de trigo, ovos, manteiga e açúcar. O bolo de rolo, um dos símbolos pernambucanos.

Essa massa é enrolada com uma camada de goiabada derretida, dando a aparência de um rocambole, embora dele difira em vários detalhes, especialmente no preparo, específico no bolo de rolo, com as camadas de massa e goiabada bem finas e o sabor característico, completamente diferente do rocambole.

Sua origem está na adaptação do bolo português “colchão de noiva”, uma espécie de pão de ló enrolado com recheio de nozes. Ao chegarem aqui, os portugueses passaram a trocar o recheio pela goiaba, fruta abundante no nordeste brasileiro, sempre dosada com muito açúcar dos engenhos da região. Até hoje é comum polvilhar-se o bolo de rolo com açúcar em sua camada externa, arrematando a apresentação da sobremesa.

Pela Lei 13.436 de 2008, o bolo de rolo foi reconhecido como patrimônio imaterial de Pernambuco.


 

Acompanhe o site pelas redes sociais: facebook googleplus twitter instagram

☆ ☆ ☆
Se você gostou desse post compartilhe! Espalhe coisas boas!


Gerente comercial, e apaixonado por gastronomia e viagens, escreve para o Pilotando um Fogão, descrevendo suas experiências em restaurantes e lugares por onde passa.

Sem comentários até agora!
Comente