ACOMPANHAMENTOS
Como cozinhar arroz sem gordura, sem mistério e sem erro!

FavoriteLoadingAdicione essa receita/dica ao seu livro de receitas

Minha gente querida! Se eu tivesse descoberto esse modo de preparar arroz antes, minha fama de cozinheira de arroz de micro-ondas teria mudado há muito tempo. Pois é, dizem que fritar ovo e cozinhar arroz são as coisas mais fáceis da cozinha. Fala sério, quem inventou isso? Tava surtado na certa né?

Eu tinha muita dificuldade para fritar ovos até pouco tempo, agora com a minha técnica infalível, faço os melhores! Já o arroz, só sabia fazer no micro-ondas, porque na panela, ou ficava tudo grudado, ou queimava o fundo. Foram várias as tentativas pela técnica certeira e nada…

Parti então para a pesquisa e não é que descobri? Hahahahahaha agora serei a maior cozinheira de arroz do universo, e ainda posso encher a boca pra falar toda orgulhosa que o meu arroz não leva nada de gordura. Nem óleo, nem azeite, nem manteiga,…nadinha!

Então bora anotar tudo e testar para me contar o que acharam.

Vamos lá!

Ingredientes:
  • 1 xícara de arroz;
  • 5 xícaras de água; (pode também usar um caldo caseiro que dá ainda mais sabor ao arroz)
  • 1 colher rasa de sobremesa de sal; ( pode trocar por ervas ou temperos prontos)
Modo de Preparo:

Coloque a água numa panela e leve ao fogo para ferver.

Quando ferver, coloque o sal e o arroz dentro da panela. Misture rapidamente!

Quando voltar a ferver novamente (isso é rápido) abaixe o fogo para médio/baixo e deixe cozinhando por uns 18 a 20  minutos. O tempo pode variar um pouquinho conforme o tipo e qualidade de arroz. No meu caso eu usei o arroz branco aquele comum. Você precisa experimentar e sentir que ele está macio, mas ainda firme. Como no risoto.

Como cozinhar arroz 1

Desligue o fogo, e escorra o arroz num escorredor de massa. É isso mesmo, funciona do mesmo modo que o cozimento de massas.

Como cozinhar arroz 2

Deixe o arroz no escorredor e cubra com um pano de prato. Deixe assim por mais uns 10 minutos porque ele irá absorver o restante da água necessária para terminar o cozimento e secar mais. Depois de escorrer ele não fica mais em contato com água tá? Eu só apoiei o escorredor na panela, mas ela não está com água. 😉

Como cozinhar arroz 3

Passado o tempo, use um garfo para separar os grãos e sirva em seguida.

Espero que gostem.

Abraço

Espero os comentários de vocês!

Alessandra


Acompanhe o site também pelas redes sociais: facebook googleplus twitter instagram

☆ ☆ ☆
Se você gostou desse post compartilhe! Espalhe coisas boas!


Eu não me interessava pela cozinha até os 30 anos, achava tudo complicado e difícil de fazer. Mas quando descobri que isso podia ser diferente, me apaixonei por culinária.

10 Comentários
Cristina

29 de abril de 2016 9:10 Responder

Muita calma nesta hora!!! hahaha acabo de ler este post no meu e-mail e fiquei maravilhada porque meu arroz uuufff…sem comentários.
Mas tenho uma dúvida…depois que se escorre o arroz, ele fica tapadinho em água quente? Pelo menos eu vi em água na foto…

Grata,

Cristina

    Alessandra

    29 de abril de 2016 9:38 Responder

    Cristina!

    Depois de escorrer, ele fica abafado com o pano, mas sem contato com água. Eu só usei a panela para apoiar o escorredor.
    Quando testar me diga o que achou tá?
    Beijos

Cristina Fernandez

6 de junho de 2016 6:04 Responder

Tá, fiz o arroz, receita pela metade, mas ficou tipo meio grudado, unidos venceremos…o que eu fiz de errado desta vez?! hahaha

    Alessandra

    6 de junho de 2016 9:45 Responder

    Vixi! Que pergunta difícil!!! Eu usei aquele arroz comum sabe, o agulhinha, qual o arroz você usou, será que aí é um pouco diferente? Tu conseguiu escorrer bem o arroz?
    Beijos

Alessandra

6 de junho de 2016 9:48 Responder

Gente!

Recebi uma dica por e-mail da Gláucia, uma leitora do blog e vou testar em breve, mas resolvi postar aqui, para deixar como dica desde já.

Lá vai:

Alê adoro suas receitas!! Práticas e fáceis. Também sou como você na cozinha: gosto de inventar e inovar nas receitas. Não consigo seguir tim-tim por tim-tim quase nenhuma. Escrevo para lhe passar uma técnica de cozinhar arroz que descobri por acaso. Uso para cozinhar arroz integral, que fica macio (coisa rara) e o pessoal aqui em casa chama de pipoquinha. Experimente aí e faça suas alterações também. É assim: você lava a quantidade de arroz que deseja cozinhar e coloca em uma panela que tenha espaço para o arroz triplicar de voluma. Coloca o tempero que você quiser e sal à gosto. Eu vario com alho em flocos, cebola ou qualquer tempero desidratado, mas pode ser alho natural. Coloque água o bastante para cobrir o arroz de modo que a água fique cerca de dois centímetros acima da superfície do arroz. Coloque no fogo para ferver tudo junto. Quando ferver você espera uns segundinhos, para distribuir bem o calor, e retira a panela do fogo. Coloque imediatamente um pano de prato limpo na boca da panela e tampe. Deixe descansar por cerca 45 minutos. Depois você pode abrir a panela. Não antes. Misture o arroz, pois os ingredientes do tempero ficam por cima. Está pronto sem precisar escorrer, nem usar óleo (não uso faz 5 anos) ou ficar observando a panela cozinhar para não queimar. Experimente. vale à pena e até uma pessoa que nunca fez nada na cozinha vai acertar a fazer também. Bjs, Gláucia

Cristina Fernandez

7 de junho de 2016 11:35 Responder

Olha Ale hoje fiz novamente e analisando o feito anterior fiz o seguinte, aumentei o tamanho da panela (não muito, só mais alta pra caber mais água), porque eu fazia numa pequena que dava pra dois no cozimento tradicional, e coloquei 2 1/2 xic. de água e fui observando e acrescentando conforme ia diminuindo, segui quase o mesmo critério do risoto. Percebo que a quantidade de água é que deixa ele menos ou mais grudento, coloquei num passador e cobri por algum tempo, na hora de servir ele estava menos grudento que da outra vez.

    Alessandra

    9 de junho de 2016 15:28 Responder

    Exatamente Cristina, (já está uma expert na cozinha) é a quantidade de água que influi.
    Se você gosta de arroz bem soltinho, experimenta colocar 1 colher de sopa de óleo para cada xícara de arroz, na água para o cozimento.
    Isso deixa ele mais solto. Funciona como a massa depois que você escorre sabe? Se não colocar nenhum tipo de gordura ou molho, gruda tudo.

    Beijos mil.

Cristina Fernandez

10 de junho de 2016 6:16 Responder

Pra expert ainda falta muitas horas de vôo…hehehe

Livre

5 de janeiro de 2017 16:45 Responder

Olá, Alessandra! Você testou a receita da Gláucia? Estou com dúvida referente ao procedimento.
O método de preparo consiste em colocar aproximadamente 2 centímetros de água acima do nível do arroz, e então, este é fervido por apenas alguns segundos e retirado da fonte de calor, em seguida é abafado com pano limpo e também com a tampa da panela, depois é deixado para cozinhar neste calor contido, por 45 minutos, e sem necessidade de escorrer a água. Portanto o arroz irá absorver esta água dispensando o calor da chama do fogão?

    Alessandra

    5 de janeiro de 2017 21:48 Responder

    Ainda não testei, acabei esquecendo…

Comente