CARNES
Frango com creme de milho e escarola gratinado

FavoriteLoadingAdicione essa receita/dica ao seu livro de receitas

Esse prato é delicioso! Mesmo!!! Muito gostoso! E o mais bacana dele, é que você pode usar leite sem lactose, para quem tem intolerância, e também pode usar leite desnatado para fazer o creme de milho e obter um prato magrinho, com poucas calorias.

Dá ainda para preparar porções em potes ou marmitas de alumínio e congelar. Dá um pouquinho de trabalho de preparar, então é bem interessante fazer várias porções e manter congelado. Fica delicioso! Eu fiz, congelei e testei, fica ótimo! No final do post eu conto como fazer.

Testa aí e me conta o que achou!

Ingredientes:
  • 600 g de frango cozido e desfiado;
  • 1 litro de leite;
  • 2 xícaras de milho cozido;
  • 4 colheres de sopa de amido de milho;
  • 2 colheres de chá rasas de sal;
  • pimenta do reino a gosto; (opcional)
  • 3 tomates picados em cubos pequenos;
  • 1/2 maço de escarola picada em tiras;
Modo de Preparo:

Comece colocando o frango para cozinhar com bastante água, uns 2 litros. Eu aproveito e coloco uma cebola cortada em 4, 2 dentes de alho, cebolinha e salsinha com talos, para ferver junto. Deixo cozinhar por uma hora, ou até 1 hora e meia, retiro o frango para desfiar, e passo o caldo por uma peneira. Dessa forma você já fica com um caldo super saboroso para usar em sopas, cremes, ou risotos.


Dica para congelar o caldo:  Espere esfriar, coe, e coloque em potes ou saquinhos plásticos. Se for usar saquinhos plásticos, coloque 1 ou 2 xícaras do caldo em cada saquinho, feche e acondicione um saquinho sobre o outro, dentro de um pote plástico, até encher. Leve ao freezer, e quando estiver congelado, é só retirar o pote e guardar os blocos de caldo empilhados. Seu freezer fica organizado e seus potes livres para o uso. Não esqueça de etiquetar as embalagens.


Depois que você desfiou o frango, deixe reservado para usar depois.

Bata o leite com a metade do milho no liquidificador até obter uma mistura homogênea. Derrame numa panela e acrescente o amido de milho, o sal ( 1 colher de chá rasa), e a pimenta do reino.

Cozinhe em fogo médio até engrossar, desligue o fogo e adicione o restante do milho.

Tempere o frango desfiado com 1 colher rasa de sal, adicione os tomates picados e misture.

Montagem:

Forre uma assadeira grande ou refratário com o frango, depois espalhe a escarola picada e por último o creme de milho.

Leve ao forno preaquecido a 230 graus até que borbulhe e fique ligeiramente dourado por cima.

Sirva em seguida.

Dica: você pode usar essa receita para preparar dois ou mais pratos e congelar. Aí ele não vai ao forno! Eu fiz em duas partes, uma preparei na hora, a outra, deixei esfriar, coloquei filme plástico por cima e congelei. Para preparar o prato congelado, eu retirei do freezer na noite anterior, e deixei no refrigerador. Liguei o forno e coloquei o prato logo. Não preaqueci o forno, assim ele acaba de descongelar, e aquece gradualmente. Leva uns 30 ou 40 minutos, isso depende de cada forno e do descongelamento do prato. Também é claro, do tamanho da porção que você fizer.

Rendimento: 8 porções

Fonte: Piracanjuba

Espero que gostem.

Abraço

Alessandra


Acompanhe o site também pelas redes sociais: facebook googleplus twitter instagram

 

☆ ☆ ☆
Se você gostou desse post compartilhe! Espalhe coisas boas!


Eu não me interessava pela cozinha até os 30 anos, achava tudo complicado e difícil de fazer. Mas quando descobri que isso podia ser diferente, me apaixonei por culinária.

Sem comentários até agora!
Comente