

Sagu aqui no sul, é uma das sobremesas mais encontradas em restaurantes. Se for restaurante de comida italiana, aí é quase uma unanimidade. Por aqui, o sagu é feito normalmente com vinho tinto, mas como eu tenho duas crianças que adoram sagu, costumo fazer com suco que também é muito usado. O álcool evapora, então não há problema servir para as crianças, mas eu acho o sabor mais forte, então opto pelo suco.
Se você quiser fazer com vinho, use um de boa qualidade, mais seco de preferência, porque depois o açúcar será adicionado. Ou diminua o açúcar caso use um vinho mais doce.
Dá para fazer com suco de maracujá também, ou qualquer outro suco de sua preferência, mas por tradição, eu não consigo imaginar o sagu de outra cor. risos…
Ah! Normalmente servimos o sagu com creme de leite, fica um lindo contraste, mas eu ainda prefiro só o sagu. Experimente para ver o que mais te agrada!
Ingredientes:
- 1 xícara de sagu;
- água fervente para deixar de molho; (umas 3 xícaras, o suficiente para cobrir o sagu)
- 1 litro de suco de uva; (eu uso suco sem açúcar)
- 2 xícaras de água;
- 1 pau de canela;
- 2 cravos da índia;
- 1 xícara de açúcar;
Modo de Preparo:
Coloque o sagu numa tigela e sobre ele derrame a água fervente. Deixe de molho por uns 30 minutos para que as bolinhas expandam. Depois escorra bem.
Transfira o sagu para uma panela, coloque o suco, as duas xícaras de água, a canela, os cravos e leve ao fogo médio mexendo de vez em quando por uns 15 minutos.
Acrescente o açúcar e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos. Mexa de vez em quando para não grudar no fundo.
Deixe esfriar na panela e depois transfira para um pote de vidro ou para taças individuais.
Se você gostar, pode servir gelado, caso não goste, sirva em temperatura ambiente.
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Acompanhe o site também pelas redes sociais:
Gostou dessa receita/dica, quer dar alguma opinião, sugestão, ou enviar uma receita? Deixe um comentário aí abaixo, ou mande um e-mail pra mim: contato@pilotandoumfogao.com.br
Como não amar sagu né? Aqui em casa fizemos todos os domingos!
Sagu realmente é divino!
Nunca comi fora de casa (São Joaquim-SC), mas aqui servimos ele ainda morno, com gemada e suspiro, fica uma D-E-L-Í-C-I-A!
Experimente qualquer dia desses, não vai se arrepender! 😉
Obrigada pela dica Mariana! 🙂