RISOTOS
Quinoa com linguiça

FavoriteLoadingAdicione essa receita/dica ao seu livro de receitas

Muitos chamariam essa receita de risoto. E é bem parecido mesmo, mas na verdade, esse não é o nome correto a ser empregado, e como sei que tem um monte de gente chata que adora reclamar, resolvi não me atrever a chamar meu prato de risoto. kkkkk 

Bom, essa receita ficou maravilhosa, mesmo sendo bem simples, o sabor me surpreendeu e para o meu gosto, ficou muito melhor do que um risoto de linguiça que costumo fazer, da mesma forma. A quinoa deu sabor e textura que me agradaram muito mais do que o arroz. E como ela é extremamente saudável, considero a melhor opção.

Façam e me digam o que acharam, adoro ler os comentários, e ajudar quando surgem algumas dúvidas. Fico esperando…

Então segue a receita:

Ingredientes:
  • 250 g de linguiça de carne suína fresca ou defumada;
  • 2 colheres de sopa de óleo;
  • 2 tomates picados; (se preferir, pode ser sem a pele)
  • 4 ou 5 folhas grandes de manjericão;
  • 1 xícara de quinoa;
  • água fervente;
  • salsinha picada a gosto;
Modo de Preparo:

Retire a pele da linguiça e corte em pedaços ou amasse.

Coloque o óleo ou azeite numa panela média e adicione a linguiça. Deixe fritar. Com uma colher ou espátula, dê algumas batidinhas na linguiça para que ela separe e fique bem miúda.

Quando a linguiça estiver bem dourada e soltinha, adicione os tomates picados e as folhas de manjericão. Deixe refogando um pouco e depois adicione uma 1/2 xícara de água, tampe a panela e deixe refogando até o tomate desmanchar. Se precisar, adicione mais um pouco de água.

Depois é só adicionar a quinoa e ir acrescentando água aos poucos até ela ficar no ponto. É bom lembrar que para cada xícara de quinoa, normalmente são necessárias duas xícaras e meia de água. Mas é bom sempre verificar o ponto.

Verifique o sal, e adicione se for necessário.

Na hora de servir, acrescente um pouco de salsinha picada e misture. Se não gostar, não precisa.

Sirva em seguida.

Rendimento: 3 porções


Sobre a quinoa:

É rica em proteínas, e ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas. Suas quantidades significativas de ômega 3 e 6 são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também ajuda no fortalecimento dos ossos e prevenção de doenças como osteoporose e hipertensão, devido a suas quantidades de cálcio.

As vitaminas do complexo B presentes na quinoa são parte essencial para o bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios. Além disso, as fibras presentes no grão dão a sensação de saciedade, podendo favorecer o emagrecimento. Ela também é rica em zinco, um nutriente que atua no fortalecimento do sistema imunológico e nos processos de cicatrização. Por fim, também é um grão recomendado para pessoas que possuem doença celíaca, já que não contém glúten. (http://www.minhavida.com.br/)


Espero que gostem.

Abraço

Alessandra


Acompanhe o site também pelas redes sociais: facebook googleplus twitter instagram


Gostou dessa receita, quer dar alguma opinião, sugestão ou enviar uma receita? Deixe um comentário aí abaixo, ou mande um e-mail pra mim: contato@pilotandoumfogao.com.br

☆ ☆ ☆
Se você gostou desse post compartilhe! Espalhe coisas boas!


Eu não me interessava pela cozinha até os 30 anos, achava tudo complicado e difícil de fazer. Mas quando descobri que isso podia ser diferente, me apaixonei por culinária.

Sem comentários até agora!
Comente