

Esta receita de bolo eu mesma criei ontem, da mesma maneira que na minha adolescência eu me aventurava na cozinha da minha mãe quando obviamente ela não estava por perto. Foi como voltar no tempo, só que dessa vez com mais experiência, o resultado foi muito bom.
Naquela época isso quase nunca acontecia, pois sem nenhum conhecimento e é claro nenhuma receita apoiando, eu apenas “imaginava” o que seria necessário para fazer um bolo. Ou seja, uma vez faltava fermento, outra esquecia do óleo ou manteiga, esquecia de untar a forma, entre outras coisas. O pior de tudo é que quando minha mãe chegava e via o que eu tinha aprontado… eu ficava magoada pois ela sempre falava a mesma coisa.
Eu posso te ajudar a fazer. Escolhe uma receita e da próxima vez fazemos juntas.
Mas não era isso que eu queria, repetir algo não me interessava, eu queria mesmo era inventar. Meu lado criativo e imaginativo sempre foi ótimo, talvez por isso tenha feito Arquitetura.
Mas voltando…. eu continuo a mesma até hoje, minha mãe continua falando que eu não sigo receitas e nem a maioria das regras da culinária, por exemplo: abro o forno durante o cozimento várias vezes para ver se o bolo já está assado. Além disso, para maior indignação da minha querida mãe, faço o mesmo bolo de nega maluca que ela faz… mas ela bate as claras em neve, peneira a farinha, o açúcar e acrescenta os ingredientes aos poucos e com todo o cuidado, além de nunca, jamais mesmo, abrir o forno antes do tempo indicado na receita para término do cozimento. Já eu, jogo tudo junto na batedeira, bato bem menos do que ela, sujo muito pouca louça, faço tudo rapidinho e o meu bolo fica muito mais fofinho e bonito que o dela. E não é sorte não, fica sempre do mesmo jeito. E até ela prefere o meu e o da minha irmã que faz tudo do meu jeito.
Então não fiquem tristes se me apresentarem alguma receita e eu mudar algumas coisinhas. Tenho mania disso….imagino demais….mas podem ter certeza que se fiz a receita, mesmo que um pouquinho diferente, é porque adorei o que comi.
Vamos a receita…….
Ingredientes:
– 2 ovos;
– 3 xícaras de (chá) de farinha;
– 1 xícara de (chá) de açúcar;
– 400g de doce de leite;
– 3 colheres de (sopa) de manteiga;
– 1 xícara de (chá) de leite;
– 1 colher rasa de fermento para bolo.
Modo de Preparo:
Colocar todos os ingredientes na batedeira com exceção do fermento e bater bem. Acrescentar o fermento e misturar com o auxílio de uma colher. Colocar em forma untada com manteiga e levar ao forno por aproximadamente 30 minutos. Iniciar com temperatura maior, uns 220C e com aproximadamente 20 minutos baixar para 170C.
Eu coloquei em formas para pão, aquelas retangulares menores e com essa quantidade de massa fiz duas unidades. Essa mesma quantidade dá para uma forma redonda de uns 25cm de diâmetro ou uma retangular de 25 x 35cm aproximadamente.
Cobertura:
Ingredientes:
– 1 lata de leite condensado;
– 1 colher rasa de manteiga;
Modo de Preparo:
Colocar os ingredientes em uma panela e levar ao fogo médio sempre mexendo para não grudar no fundo. Estará pronto quando iniciar a fervura. Deixar esfriar um pouco e colocar sobre o bolo quando este já estiver frio.
OPSSSS…. explicando….Necka é meu apelido. Bjs
Adorei a receita e a história. Vou tentar fazer e volto para contar o que acharam.
Bjus
Alessandra!
Tenho acompanhado o blog a algum tempo e adorei a maioria das receitas. Dá pra ver que vc gosta de chocolate. rsrsrs
Ontem fiz o bolo de doce de leite e realmente ficou ótimo. Obrigada pela receita.
Abs
Olha, o seu blog foi um dos melhores que já ví de receitas, eu amoooooo cozinhar, inventar, assim como vc faz, futuramente pretendo fazer um curso de gastonomia, pois sou louca por isso, parabéns de verdade!!!
Olá!
Você não imagina como me deixou feliz com o seu comentário. O Pilotando é feito com muito amor e dedicação. E um comentário como o seu é que faz tudo valer a pena.
Obrigada!
Boa sorte e sucesso no seu caminho gastronômico. Volte sempre para contar as novidades.
Abraço
Alessandra
Adorei esta receita , com certeza vou fazer esta delícia.
Que bom saber Cassia!