

Como eu já havia comentado no post de ontem, o texto que segue é do excelentíssimo Maridex. Abraços para todos. Obrigada maridex! Bjus
No início da década de 80, meu irmão, o Beto, decidiu prestar vestibular na Universidade Federal de Manaus, e pra Geologia! Coisas de filho mais velho… he, he, he. Pois bem, não passou, mas voltou cheio de novidades, e, meu Atari 2600! Mas uma das coisas diferentes que viu e provou, foi um peixe da Amazônia chamado pirarucu. Ele falou tanto deste e seu sabor singular, que desde então sempre tive vontade de provar – peixe de grande porte e importância regional, que até então só tinha visto em foto no livro de geografia da escola! Se passaram 27 anos para que eu pudesse finalmente provar o sabor ímpar do pirarucu, preparado pelas hábeis mãos da minha cheff. E realmente, o Beto tinha razão, é muito diferente do que já tinha provado até então em termos de peixes, justifica a fama de Bacalhau da Amazônia! Fica a dica da especialidade, e de não adiarmos tanto as experiências, a vida é agora, o tempo nem sempre nos espera! Obrigado, Pilotando 1 Fogão!
Ingredientes:
– 1kg de pirarucú; (filé ou postas);
– suco de 1 limão;
– 1 dente de alho amassado;
– 1 cebola em fatias;
– 1 tomate picado sem pele;
– cheiro verde a gosto;
– sal a gosto;
– azeite de oliva;
Para o molho:
– 1 tomate picado sem pele;
– 1 colher de chá de manteiga;
– azeite de oliva;
– 1 copo de leite (200ml);
– 1 colher de chá rasa de açúcar;
– 3 colheres de sopa de extrato de tomate;
– orégano a gosto;
– 100g de queijo parmesão ralado fresco.
Modo de Preparo:
Em um refratário, coloque o peixe e tempere com o limão, alho, cheiro verde e o sal. Acrescente por último a cebola e o tomate. Deixe marinar por 1 hora, no refrigherador.
Depois, acrescente o azeite e leve ao forno médio (200°C) deixando um pouco do caldo que formou para que o peixe não resseque. Deixe no forno até o peixe ficar branquinho, o que significa que está assado. Com o peixe pronto, acrescente o molho de tomates e leve ao forno para gratinar.
Molho de Tomate:
Derreta a manteiga junto com o azeite, em uma frigideira funda em fogo baixo, acrescente o tomate e deixe frigir mexendo sempre. Acrescente o açúcar e o sal e continue mexendo sempre por aproximadamente 3 minutos. Coloque o extrato de tomate, o orégano e o leite e deixe cozinhar por alguns minutos até tomar consistência.
Montagem:
Quando o peixe estiver assado, acrescente o molho de tomate e por último o queijo parmesão ralado. Leve ao forno novamente para gratinar.
Oi, ALÊ! Passei para te contar que fiz os rolinhos de berinjela e ficou delicioso. Não imaginava que poderia ser tão bom. E o peixe, aí da foto, animou o meu maridex. Vou ter que fazer.
Bjs
Salve as delicias da Amazonia! Assim fico com saudade da minha terra.
Adicionei seu blog aos favoritos do Cansei de Miojo Alessandra 🙂
Obrigada Rafael! O Cansei de Miojo tb ja estava nos meus links. Eu adoro!
Mensagem eu gostei mt uma verdadeira delicia
Obrigada Lucia! Bjus