

Categorias: acompanhamentos;
Para alguns paladares, polenta frita é tudo igual… Para mim, definitivamente não! É um prato simples, mas tem um sabor que eu aprecio muito e talvez por isso fique atenta aos detalhes.. Para mim, não existe polenta igual à que a minha mãe faz. É um cubinho de mais ou menos 2x2x2cm, muito crocante por fora e deliciosamente macia por dentro. Uma mordida faz com que qualquer um se impressione. Bom, eu sou suspeita, mas se quiserem provar e porque não, preparar a melhor polenta frita do mundo, é só seguir a receita abaixo. E depois me contem se o que eu disse é exagero…
Ingredientes:
– 1 e 1/2 xícara de flocos de milho pré-cozidos;
– 1 colher de sopa rasa de manteiga;
– 1/2 colher de sopa rasa de sal;
– 1 colher de sopa bem cheia de queijo parmesão ralado;
– 4 e 1/2 xícaras de água;
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Quando começar a engrossar mexa por mais 5 minutos e então derrame em um refratário umedecido com água. Veja a foto:
Esta etapa deve ser feita com bastante antecedência, para que esfrie bem. Minha faz umas 3 horas antes de iniciar a fritura. O ideal também é observar que a altura do refratário permita que você deixe a polenta com a altura que você deseja.. A da minha mãe fica com uns 2 cm de altura.
Para fritar, vá cortando as polentas com o auxílio de uma faca. Se grudar, umedeça a faca na água. Coloque alguns cubinhos de polenta em uma panela antiaderente com óleo de milho, o suficiente para cubrir as polentas. Não é necessário esperar o óleo esquentar. Coloque a tampa na panela e aguarde sem mexer até que a polenta fique douradinha. Aí é só virar até dourar do outro lado também. Isso acontece rapidinho, fique de olho. Depois é só escorrer bem a polenta e colocar em prato com papel toalha para absorver a gordura. Deixe o fogo sempre alto. Sirva quente.
Espero que gostem.
Abraços,
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!