

Essa deliciosa sobremesa de chocolate foi feita pela mãe do maridex, como ela gosta de ser chamada. Eu particularmente acho meio esquisito, mas ela detesta a palavra sogra. Então, melhor não contrariar e respeitar o desejo dela. Opa, com toda essa explicação acabei fugindo totalmente do assunto e foco da conversa de hoje… O que eu queria dividir com vocês, é minha grande felicidade em ver como o blog que surgiu de uma idéia bem simples e despretensiosa, vem influenciando positivamente o cotidiano de muitos de vocês.
Minha sogra é um exemplo disto. Ela é uma exímia cozinheira, e sempre foi conhecida por fazer pratos e tortas deliciosas, inclusive recebendo encomendas de muitas destas criações. Mas já fazia um tempinho, que a motivação e o desejo em pilotar o fogão, não eram mais os mesmos. Os pratos se repetiam e a alegria não era mais a mesma.
Mas para minha surpresa e alegria maior, percebemos que de um tempo pra cá, ao ver meu entusiasmo com o blog e também com os comentários do maridex sobre nossas aventuras na cozinha, ela passou a procurar receitas em seus livros já esquecidos e há muito tempo abandonados. O resultado disso, é que as gostosuras voltaram a nos surpreender. E é muito bom ver a alegria dela quando durante o almoço de domingo o meu sobrinho Vinícius pergunta: qual a sobremesa de hoje? E ao ouvir a resposta, muitos respondem com: humm!!! Ela sorri, e mesmo que muitos não vejam, dá pra sentir que a alegria voltou…
Dá até pena do meu sogro que se esmerou no churrasco, com o auxílio de alguns palpiteiros de plantão…como o meu cunhado Beto, (que quer a carne bem passada) o maridex,(que emenda com pedido de carne mal passada), o Biso e agora até do Caíque,(meu sobrinho) que já pilota a churrasqueira também. E para não esquecer de ninguém, ainda tem a minha sogra que dá uns palpites e coordenadas e euzinha que passo discretamente pela churrasqueira, olho para o churrasco e aí vejo que meu sogro me olha e emendo: Capricha? Coitado!!!
Agora, na hora de servir, um conselho, é melhor não esperar muito, pode não sobrar…rs
A receita de hoje, foi feita por ela no domingo passado. É simples, fácil e muito gostosa. Eu e toda a família Sander, recomendamos.
Ingredientes:
– 3 caixas de chocolate tipo bis ou sem parar;
– 2 colheres de sopa de manteiga em temperatura ambiente;
– 1 lata de leite condensado;
– 1 gema;
– 1.500ml de leite;
– 1 colher de sopa de amido de milho;
– 200g de chocolate meio amargo;
– 200ml de creme de leite;
– 3 claras batidas em neve;
– 1 colher de chá de açúcar;
Modo de Preparo:
A sobremesa é constituída por 3 camadas diferentes. Então para facilitar, vou descrever o modo de preparo por etapas.
Base:
Coloque 2 caixas de chocolate com waffle, no liquidificador e bata até virar uma farinha. Depois,coloque a farinha num bowl, e acrescente a manteiga, misturando a amassando com os dedos até formar uma farofa. Quando estiver pronta, coloque a farofa em refratário ou taça onde a sobremesa será servida. Minha sogra usou um refratário de 22cm de diâmetro.
Creme Branco:
Em uma panela, misture o leite condensado, a gema, o leite e o amido de milho. Ligue o fogo e mexa até engrossar. Deixe esfriar e depois coloque no refratário. Demora até engrossar, e se ficar muito mole, pode ser acrescentado um pouco mais de amido, e voltar ao fogo baixo.
Camada intermediária:
Triture 1/2 caixa de chocolate com waffle com os dedos ou com o auxílio de uma faca, e distribua sobre o creme branco.
Creme Preto:
Derreta o chocolate meio amargo em banho-maria ou no microondas, cuidando para não queimar. Bata as claras em neve, com o açúcar e reserve. Ao chocolate derretido, acrescente o creme de leite e mexa bem. Quando estiver frio, acrescente as claras batidas e misture com cuidado. Coloque sobre o creme branco.
Cobertura:
Triture o restante dos chocolates com waffle e coloque sobre o creme preto.
Leve a geladeira e sirva bem gelado.
Espero que gostem.
Abraços,
Alessandra
Oi Dinda, eu queroooooo! Parece estar divino, estou com a boca cheia d’água… bjs
Oi Gabi! Saudades!!!!
Olha tava uma delícia mesmo.
Bjus para vcs.
unhmm…..
hummm boa
hummm boa
Olá! Estou fazendo a receita, mas o creme branco está demorando a engrossar. Já até coloquei 2 colheres de amido. É assim mesmmo? Por quanto tempo devo cozinhá-lo? Abraços 😉
Oi, Macelle!
Demora sim, desculpa a demora em responder, acho que agora já deve estar pronto né? Mas ele demora bastante sim.
Qualquer coisa me escreva.
Abraço
Já está pronto, e estava uma deliciiia! Eu coloquei mais amido depois, mas mesmo assim ficou bom!
Ufa! Fico muito feliz em saber…obrigada por voltar aqui e falar o que achou da receita, assim como as dúvidas que apareceram. Isso é ótimo para que eu tente melhorar cada vez mais.
Beijo
Alessandra
Oi Alessandra!
Parece muito bom eu vou fazer!
Obrigada!!!
Oi Alessandra, tudo bem? Salivando aqui com essa receita!!!! Vi hoje de manhã e já corri ao supermercado, comprei as caixas e bis (comprei o da Hershey’s ) e agora vou começar a fazer….
Minha dúvida é com relação à quantidade de leite (1 litro e meio). É isso mesmo? Estou perguntando pq geralmente a gente usa, para o leite, a mesma medida da lata do leite condensado pra fazer o creme branco base de pavês.
Mas é isso mesmo, Alessandra?? Posso fazer com 1 litro e meio sem medo? Ou essa quantia é proposital para que o creme não fique tão doce?
Bjs e obrigada
Patricia!
Só agora vi teu comentário porque estava viajando… Agora acredito que até já devas ter feito né? Me desculpa!
A quantidade é essa mesma, falei com a minha sogra e ela confirmou. O motivo é esse que tu mencionou, para não ficar tão doce. E como vai amido de milho, ele acaba engrossando.
Beijos 🙂
Fiz ontem Alessandra!!!!! Ficou simplesmente M A R A V I L H O S O!!!!! Todos adoraram!
Como eu não consegui falar com vc e fiquei na dúvida, acabei usando 2 latas de leite (medida do leite condensado), que deu pouco menos de um litro, mas deu super certo!
Muuuito obrigada por compartilhar essa maravilha!
Bjs e sucesso à sua família!
Que bom que deu certo e que toda a sua família gostou. Fico muito feliz em receber esse carinho seu.
Obrigada e um beijo em vocês todos também.
Alessandra