

Eu tenho absoluta certeza que muitos vão torcer o nariz ao ver essa receita. Talvez, se eu não estivesse acostumada a comer desde pequena, quando nem imaginava do que se tratava, fizesse o mesmo…
Essa receita é herança familiar, minha avó materna Maria Sibylla Endres, é quem fazia. Depois, minha mãe aprendeu a fazer, e porque eu gosto muito, pedi a receita e todos os detalhes para minha mãe quando casei.
Tenho que admitir que a primeira vez que fiz, achei meio estranho e quase não consegui limpar a carne. Mas hoje já não sou tão enjoadinha. rs
Ingredientes:
– 1 língua bovina;
– 2 ou 3 limões;
– 1 folha de louro;
– 1/2 colher de sopa de pimenta em conserva;
– 2 dentes de alho picados;
– 1 cebola cortada em rodelas;
– 2 tomates picadinhos;
– 1/2 colher de sopa de sal;
– 1 ramo de manjerona;
– 1 lata de ervilhas;
– noz moscada a gosto;
– salsinha;
Modo de Preparo:
Antes de iniciar o preparo da língua, é necessário fazer a limpeza, cortando as partes mais soltas e a parte de trás da língua. Se preferir, você pode pedir ao açogueiro para fazer isso.
Lave bem em água corrente e esfregue os limões partidos ao meio, no sentido contrário da parte áspera da língua para penetrar bem. Deixe reservado por alguns minutos para que o limão penetre bem. Depois, passe uma escovinha no sentido contrário ao que foi aplicado o limão e lave novamente.
Coloque a língua em uma panela grande e acrescente água, coloque também o louro, a pimenta, o alho e a cebola. Deixe cozinhando por mais ou menos 2 horas, ou até que a carne esteja repleta de bolhas. Cuide para repor água para não deixar queimar. Deixe esfriar.
Descasque a língua, retirando toda a parte branca que deve ter soltado durante o cozimento (bolhas). Corte a lingua em fatias finas e coloque na mesma água com os temperos utilizados na fervura.
Em seguida, acrescente os tomates, o sal, e a manjerona. Cozinhe um pouco, e acrescente água para mantê-la submersa. Mais perto do final, quando os tomates já estiverem desmanchados, acrescente as ervilhas, a noz moscada, a salsinha picada e se for necessário, acrescente ainda 1 colher de farinha dissolvida em um pouquinho de água para engrossar o molho.
Sirva acompanhada de arroz branco, massa ou maionese.
Rendimento: serve 2 ou 3 pessoas
Espero que provem, pois é a melhor língua do mundo.
Abraços,
Alessandra
–
Comente! Adoramos a sua participação!