

Hoje o post será feito pelo maridex, autor desta receita. Sem fazer muita propaganda, ele pilota muito bem o fogão, esse risoto ficou muito gostoso. Até mais! Agora com vocês, Maridex!
No último feriado, fui escalado pela PUF (Pilotando Um Fogão) para fazer o almoço. Minhas incursões preferenciais na cozinha são relacionadas à carne, um dos meus ingredientes preferidos, se for um bom churrasco então, bahh! Outra de minhas preferências, prato eleito neste dia, é o risoto. Quem me conhece pode estranhar, pois não sou admirador de arroz, mas do branco. Ô comida mais sem graça, só serve como acompanhamento… Nem todos concordam, já estou até vendo meu amigo Alessandro @aleallgayer dizer que arroz com cebola e alho é maravilhoso (alho e cebola, piorou…), mas prefiro concordar com a professora de espanhol: arroz blanco me parece comida para perros! Hehehe…
Pois bem, fiz o tradicional Risoto de Lingüiça da Casa – não confundir com arroz de china, que é bem diferente e mais simplificado. Seguem ingredientes, processo e “manhas” para o preparo:
Ingredientes:
– (1/2 Kg) de linguiças frescas. Usei de lombo suíno, mas pode ser toscana, não recomendo calabresa por ressaltar muito no sabor;
– 1,5 xícaras de arroz arbóreo ou carnaroli;
– 4 tomates italianos maduros ou 1 lata de tomate pelado, picados;
– água;
– 1 colher sopa de manteiga;
– 3 fatias de mussarela;
– 1 colher de chá de alho. Uso desidratado em flocos, mais fácil e com sabor sutil;
– 1 colher chá de açúcar;
– Sal;
– Salsa picada a gosto.
Modo de Preparo:
Antes de iniciar o preparo, costumo lavar as carnes ou lingüiças em água corrente, já ouvi muitas recomendações de conhecedores da arte culinária de que isso não é recomendado, mas minha descendência germânica não permite que aceite – teimoso! Bom, após, seque com papel toalha e faça um corte longitudinal nas lingüiças. Segure a tripa e com o auxílio de uma faca retire o recheio da mesma “desmanchando” a massa sobre uma tábua.
Coloque um pouco de azeite em uma panela (preferencialmente de ferro) e aqueça, acrescente o alho e doure – pouco tempo, pois o alho queima facilmente (já perdi muito alho e tive de limpar a panela várias vezes). Após adicione a massa de lingüiça e frite até que fique bem solta e levemente tostada.
Acrescente o tomate e o açúcar, e deixe cozinhar por aproximadamente 10 minutos para que desmanche, mexendo com colher de pau. Coloque o arroz e mexa continuamente por 2 minutos, e adicione 3 xícaras de água. Começou o cozimento do arroz, parte mais importante e crítica do processo, o que deve ser mexido constantemente cuidando para não grudar no fundo. O ponto do arroz é obtido após aproximadamente 15 minutos, tempo em que provavelmente deverá ser reposta água (1 xícara por vez) e o arroz provado até que fique al dente (macio mas com uma certa consistência…). Neste momento, o risoto deve conter ainda uma pequena quantidade de água (conforme foto). Aproveite as provas para corrigir o sal, se necessário (dependerá de quão temperada for a lingüiça).
Apague o fogo, acrescente a manteiga e a mussarela – apenas coloque na panela, sem mexer. Aguarde 2 minutos e mexa, até incorporar o queijo e a manteiga. Adicione a salsa picada e sirva!
Uma dica importante: no preparo de risotos o fogo deve ser sempre alto, ou corres o risco de obter algo parecido com uma canja!
Abraços,
Alessandra e Maridex
Quem escreve neste momento é o @aleallgayer e, para expressar minha opinião, registro aqui que adoro o excelente arroz (com cebola e alho ou alho e cebola…) que a minha “doutora” faz como acompanhamento para nossas refeições…. Agora não tenho como negar… este risoto está com uma”cara” excelente e deve estar maravilhoso!!!!! Parabens pelas receitas e continue assim…o blog está cada dia mais saboroso!!!!!!
Oi, Alessandro! Adorei teu comentário aqui no blog. Só que sou obrigada a concordar com o maridex, arroz branco com alho e cebola, humm…acho que não.
Mas concordo que tens mesmo que te orgulhar da tua ” doutora” , pelas fotos que já vi, ela cozinha bem, heim?
Imagina então depois do cursinho que faremos juntas…se preparem!
Abraços para os dois.
Mais uma receita testada e aprovada. O marido daqui não curte muito mas, fizemos um churrasco e sobrou linguiça para assar. Fui correndo no blog procurar dicas do que fazer com sobras de churrasco, e me deparo com essa receita à moda maridex. Simples, rápida e deliciosa. E o melhor, todos aqui de casa (inclusive o marido)adoraram.