

Hoje é dia de festa no blog…acabo de receber 10.000 visitas! Quero agradecer a todos vocês que a cada visita ou comentário fazem meu dia ainda mais feliz. Obrigada a todos!
Esse bolo é para comemorarmos.
Mais uma vez na casa da minha mãe, e ela me convidou para fazermos um bolo. E ela já tinha uma idéia…fazer uma receita que uma vizinha passou pra ela algum tempo atrás. Então, lá veio ela com as receitas que meu pai datilografou e encadernou, numa tentativa de organizar a “baguncinha” da minha mãe. Hoje eu até fotografei para mostrar a vocês.
Bom, o bolo é bem simples de fazer, e fica super macio. O que talvez seja difícil de encontrar em alguns estados, é o käschmier, que aqui no sul é muito conhecido e usado.Mas o que é o käschmier? Consultei o maridex, que é meu google, e ele deu a seguinte explicação:
“Cresci em meio a costumes, cultura e gastronomia alemães. São muitos sabores, com nomes cheios de consoantes e quase impronunciáveis, mas familiares e que, invariavelmente remetem às lembranças da querida Vó Sibyla. Uma das especialidades é o Käs Schmier, utilizado como deliciosa cobertura para o pão ou, em tradicionais receitas. Lembro que o mesmo é obtido do leite coalhado. Trata-se de uma espécie de queijo resultante da retirada do soro, o Käs Mutter, adicionado de nata, leite e uma pitada de sal.
Antes da preparação para uso, o Käs Mutter ficava guardado no refrigerador envolto por um pano de algodão branco. #saudadesdavó.”
Nos supermercados aqui do Sul, você encontra nos corredores dos laticínios, creme de leite fresco, manteigas, requeijão, etc… Comercialmente é chamado de Queijo Quark. Se você não encontrar, não desista de fazer esse bolinho, pois o Käschmier é um pequeno detalhe, talvez até por romantismo. Mas vamos à receita:
Ingredientes:
– 4 gemas;
– 3 xícaras de açúcar;
– 100g de manteiga em temperatura ambiente, ou creme de leite fresco, ou um pouco dos dois;
– 3 xícaras de farinha;
– 1 xícara de leite morno;
– raspas de limão;
– 4 claras;
– 10g de fermento para bolo;
– 3 colheres de sopa de käschmier;
– 1 colher de sopa de açúcar;
– 1 colher de sobremesa de canela em pó;
Modo de Preparo:
Bata as gemas, o açúcar e a manteiga até virar um creme homogêneo. Depois adicione o leite, a farinha e as raspas de limão. Bata mais um pouco e reserve.
Bata as claras em neve e depois acrescente a massa reservada. Mexa com cuidado e depois adicione o fermento peneirado.
Em outro recipiente, coloque a käschmier, o açúcar e a canela e misture bem. Reserve.
Coloque a massa do bolo numa forma untada com manteiga e farinha. Quando ela estiver bem acomodada, acrescente o creme com a käschmier em pequenas colheradas, para que seja distribuído por toda a forma.
Leve ao forno preaquecido, em temperatura média (200°C) por aproximadamente 20 minutos. Depois baixe o fogo e deixe por mais uns 25 minutos ou até que você possa espetar um palito e esse sair sequinho.
Eu fiz uma cobertura de chocolate, da receita do brigadeiro de colher, eu recomendo muito. Fica ainda melhor e muito mais apetitoso.
Espero que gostem.
Abraços,
Alessandra
Podem comentar tá? Vou adorar…
Oi, só três colheres de Kaschmier?
Abraços.
Isso mesmo Zelia! Eu usei colheres bem cheias… Bjus
Para mim o kässchmier é o mesmo que o queijo cottage e não o queijo quark, pois até onde eu sei queijo quark é praticamente igual ao Tvorog