

No dia dedicado aos AVÓS, eu não poderia colocar uma receita qualquer. Não que está receita seja de uma das minhas avós, na verdade até hoje, eu nunca tinha sequer provado um bolo de cenoura. Mas eu acho que de alguma forma para muitos, um delicioso bolo de cenoura, vai com certeza remeter a grandes lembranças de seus avós… espero ter acertado!
Meus avós já não estão mais por aqui, nem mesmo minha avó emprestada, a vó do maridex, por quem eu também tinha muito carinho e admiração…
Meu avô materno faleceu quando eu ainda era pequeninha. Minha mãe conta que ele sempre me esperava no sofá, e dizia: o que o Vô tem aqui? Mostrando o bolso da camisa com uma barrinha de chocolate refeição. Talvez daí venha meu amor por chocolate.
Minha avó materna, era uma mulher forte, alegre, de bem com a vida. Uma mulher moderna, sem preconceitos que amava a família e que vivia para ela. Um exemplo! Nunca vou esquecer dos abraços apertados e do sorriso dela ao nos ver chegar.
Meu avô paterno, era um homem alto, de pele queimada do sol, que eu implicava quando era pequena, eu dizia que ele sempre estava com as mãos sujas. Pode? Era tímido, mais reservado, mas da forma dele, muito carinhoso. Lembro dele nos esperando de pé ao lado do portão, em Gramado. Meu pai escrevia uma carta para dizer o dia que iríamos visitá-los, e ele sempre estava lá nos esperando.
Minha avó paterna é a criadora da torta de coco que eu já postei aqui, tinha o cabelinho branquinho, como algodão. Não era muito de abraços e beijos, mas eu sei que ficava feliz com a nossa presença.
Minha avó emprestada, era super carinhosa, vivia exclusivamente para a família. Os netos e os bisnetos eram mimados de montão.
Por fim, meu avô emprestado… só tenho que pedir a Deus, que o mantenha, forte, saudável e feliz. Que nos presenteie com sua presença. E que meus filhos possam conhecer pelo menos um bisavô…
Quero dedicar este post a todos avôs e avós do mundo e em especial aos meus, dos quais sinto muitas saudades, e também aos meus pais e sogros, que se Deus permitir, serão ótimos companheiros e amigos dos nossos filhos.
Bom, chega de blá, blá, blá… vejam a receita que eu acho que tem tudo a ver com as avós: bolo = carinho, cenoura = saudável, chocolate = alegria de neto. rs
Ingredientes:
– 3 cenouras médias picadas;
– 3 ovos;
– 1/2 xícara de chá de óleo;
– 2 xícaras de chá de açúcar;
– 1/2 xícara de chá de leite de coco;
– 2 xícaras de chá de farinha de trigo;
– 1 colher de sopa de fermento para bolo (10g);
– 80g de chocolate ao leite picado;
– margarina e farinha de trigo para untar a forma;
Para a cobertura:
– 200g de creme de leite;
– 6 colheres de sopa de açúcar;
– 6 colheres de sopa de chocolate em pó;
Modo de Preparo:
No liquidificador, bata a cenoura, os ovos, o óleo, o leite de coco e o açúcar, por 5 minutos. Até desmanchar bem as cenouras. Adicione a farinha de trigo peneirada e bata até ficar homogêneo.
Transfira para uma tigela, adicione o chocolate picado e o fermento e misture com uma colher.
Despeje em uma forma untada e enfarinhada. Leve ao forno preaquecido, a 200ºC por 45 minutos, ou até que ao enfiar um palito, ele saia limpo. Deixe esfriar e desenforme.
Para a cobertura, coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo, mexendo sempre, até levantar fervura. Deixe esfriar um pouco e coloque sobre o bolo.
Um abraço,
Alessandra
Oi Alê….
Imprimi a receita e prometo que vou tentar fazer o bolo no sitio onde estarei e tirarei a foto com certeza.
Estarei viajando , ficarei sem contato por uns 10 dias rsrsrsrsrsrsrsrs.
beijos.
Oi, Lu!
Coisa boa viajar…estou louca para fazer isso, mas ainda não sabemos qdo o maridex vai conseguir tirar uns dias. Curta bastante!
Ah! Vou ficar esperando a foto do teu bolo para publicar aqui no blog. Beijos pra ti e pro Jean
Gostaria de parabenizá-la pelas fotos do blog.
Obrigada Joel!
Nunca tinha provado um bolo de cenoura e confesso que não tinha a mínima vontade. Mas aí…., diante do bolo pronto, resolvi experimentar. Tive que me render. Ficou muito bom!!!
E não é que é bom mesmo? Eu também me rendo!
Bjus Fê!
Bolo de Cenoura http://t.co/40P0tLeb via @pilotando1fogao ( PARTINDO P/ COZINHA VOU FAZER UM BOLO P/ AS MINHAS PRINCESAS. rsrsrs)
acabei de colocar no forno, a Rebeca Maia aquarda ansiosa. rsrsrsrs
E aí Katia? Como ficou? Quem aguarda ansiosa agora sou eu…
Bjus
Alo alo…vamos tentar mais esta então….as dúvidas são: cenouras cozidas ou cruas? (faz diferença?) E a forma redonda ou retangular?
Beijos do além mar
Cris
kkkkkkk…. vamos lá!
Cenoura crua, quanto a forma, tanto faz usar redonda ou retangular. O que muda é o tempo no forno, mas pra saber se está ok, quando ele já cresceu, começou a dourar e desgrudar das laterais da forma, espeta um palitinho no centro do bolo, se ele sair limpo, o bolo está assado.
Ah! Eu sou louca por essa receita de bolo de cenoura aqui: http://www.pilotandoumfogao.com.br/2015/02/26/bolinhos-de-cenoura-com-pedacinhos-de-chocolate-para-o-lanche/
Beijocas e manda notícias!
Alê
Buenas, fiz o bolo em forma retangular, te confesso que nunca fui boa em bolos, sempre ficavam abatumados, mas como tudo deste blog, desta vez ficou MARAVILHOSO!! O maridíssimo tuga veio em casa lanchar e disse que este foi o melhor de todos.
Só não sei porque quando coloco a forma na horizontal, me parece crescer mais de um lado que do outro e o forno é elétrico e não é velho, a diferença não é muito, mas se percebe. Na próxima tento na vertical….
Já nem sei mais como te agradecer minha amiga, porque não me canso de dizer que através do teu blog o mundo da cozinha agora está se tronando uma área de lazer onde antes era um elo perdido ou um carrossel do terror.
Beijos, beijos, beijos
Cris
A melhor maneira de agradecer, é continuar cozinhando, sendo feliz e fazendo o marido feliz também. Pra mim a cozinha era um terror, eu não sabia fazer nada. Aí comecei fazendo uma coisinha, depois outra, e aí gostei do negócio e não parei mais.
Te agradeço por compartilhar comigo as tuas aventuras na cozinha. Isso me deixa mega feliz!!!
Um grande beijo!
Alê
Ah! Toma um vinho para comemorar!!!
E dá uma olhada no nível da prateleira do teu forno, ela pode estar desnivelada e aí o motivo de crescer mais de um lado do que do outro.
Beijocas mil