

Depois de um final de semana agitadíssimo…voltei!
Ingredientes:
– 1 litro de água;
– 500g de polvilho doce;
Preparo:
Misturar aproximadamente 300g de polvilho com 1 litro de água. Mexer bastante. Deixar a mistura descansar por 5 ou 6 horas. Retirar a água e colocar o restante do polvilho por cima. Deixar descansar por mais 5 ou 6 horas. Retirar a farinha seca e solta e peneirar o bloco que formou embaixo.
Para fazer a tapioca usar uma frigideira antiderrapante e com ela quente sem untar, ir peneirando a farinha novamente até forrar todo o fundo com uma camada não muito grossa. Deixar no fogo baixo até formar um disco.Nesta hora pode-se colocar o recheio que pode ser doce (coco, goiabada, chocolate,…) ou salgado (queijo, presunto,…)
Obs.; é uma delícia para o café da manhã.
A massa (farinha) peneirada pode ser mantida no refrigerador, mas sempre que for usar deve ser novamente peneirada diretamente sobre a frigideira conforme explicado anteriormente.
Abraços,
Alessandra
Amo tapioca! Minhas preferidas são a salgada com manteiga e a doce com leite condensado e coco ralado. Tem umas doces que a massa é diferente, é mais fofinha e molhadinha, mas eu não sei como eles fazem, vende muito aqui nas feiras. Aqui no Norte é feita com ‘farinha de tapioca’ de verdade… hehehe Quando eu morava no MS fazia com polvilho tbm, pq lá não tinha a farinha. Uma que o povo gosta bastante aqui tbm é a que vai castanha do pará triturada na farinha, mas eu prefiro sem. Bjos
Oi Bethânia! Descobriu o segredo heim? Essa tapioca do blog, não é a verdadeira, acho até que vou mudar o nome para Tapioca do Sul. rs… É que aqui, nunca vi a farinha de tapioca pra vender. E como gosto muito, tinha que dar outro jeitinho. Mas fica bem gostosa…
Bjus
Amo tapioca! Que delícia! Beijos, Cecilia