

Quase todo mundo é louco por uma torta certo? É, mais ou menos…eu não me enquadro nesta turma. Quase nunca como, ou melhor, só como quando foi minha mãe quem fez. Não porque sou chata, mas porque realmente não sou muito fã de doces, sempre preferi comer um pedacinho de chocolate ao leite do que qualquer outro doce. Mas as tortas que a minha mãe faz, ah!!!! Não tem quem resista! Um bolinho fofinho, delicioso, fartos recheios com ingredientes selecionados e muito amor, fazem com que fiquem irresistíveis até mesmo para mim.
Então, como sou muito fofinha com vocês, vou dividir essa receita. Ah! Um detalhe importantíssimo, essa receita quem passou para minha mãe foi a minha sogra, que também é famosa por suas tortas deliciosas, mas já cutucando a sogra, faz tempinho que não sai torta aí, né? O maridex já reclamou.
Ingredientes:
Para o bolo:
– 6 ovos;
– 12 colheres de sopa de açúcar;
– 13 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 3 colheres de sopa de chocolate em pó;
– 2 colheres de chá de fermento para bolo;
Para o recheio e cobertura:
– 2 latas de leite condensado;
– 10g de açúcar baunilha; (1 sachê)
– 350g de nata ou creme de leite fresco;
– 500g de coco ralado;
– 3/4 de xícara de açúcar;
– 8 claras;
– 16 colheres de sopa de açúcar;
Modo de Preparo:
Bolo:
Bater os ovos com o açúcar até ficar um creme homogêneo. Acrescente a farinha aos poucos, e depois o chocolate. Bata bem e por último acrescente o fermento, mas fora da batedeira, mexa apenas com o auxílio de uma colher.
Coloque em uma forma redonda média com fundo removível, já untada e polvilhada com farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 35 minutos ou até que o palito saia sequinho.
Deixe esfriar para desenformar.
Recheio:
Cozinhar as latas de leite condensado em banho-maria por 2 horas. Depois de frias, colocar na batedeira para bater com o açúcar baunilha. Adicione a nata ou creme de leite fresco e bata até que o creme fique mais espesso e que não escorra das pás da batedeira quando elas forem erguidas. Leve ao refrigerador.
Enquanto cozinha as latas de leite condensado, leve o coco com 3/4 de xícara de açúcar numa panela ao fogo baixo para torrar, mexendo sempre, até que fique douradinho ao seu gosto. Deixe esfriar.
Bata 8 claras em neve, e depois acrescente as 16 colheres de sopa de açúcar, batendo até formar um merengue.
Divida o coco torrado em duas partes. Em uma delas acrescente ao merengue. Reservando a segunda parte para decoração.
Desenforme o bolo e prepare a forma para assar o merengue com o coco, untando-a com manteiga. Leve para assar, em forno baixo, e quando começar a dourar desligue o forno, mantendo o merengue dentro do forno até esfriar.
Montagem da Torta:
Divida o bolo em três partes (camadas). Coloque uma das camadas de bolo no prato escolhido para a torta, umedeça o bolo com umas duas colheres de leite. Coloque um pouco do creme de leite condensado para cobrir.
Coloque mais uma camada de bolo, umedeça e coloque novamente o creme com leite condensado.
Desenforme o merengue que foi ao forno e coloque-o inteiro sobre as duas camadas anteriores. Sobre esse, coloque mais um pouco do creme de leite condensado.
Coloque a última camada de bolo, umedeça e cubra toda a torta com o restante do recheio de leite condensado( inclusive as laterais) e por último decore com o coco torrado restante.
Leve para refrigerar.
Depois dessa maratona, nada melhor do que provar um pedacinho…
Essa torta foi presente do Dia dos Pais, meu pai provou essa torta num aniversário na casa da minha sogra e pediu para minha mãe que conseguisse a receita e fizesse para ele.
Espero que gostem
Um abraço,
Alessandra
Boa tarde Alessandra! me tira uma dúvida… o leite condensado é cozido na panela de pressão?? ou em panela normal mesmo?
Um abraço nega!!!
Nós usamos a panela normal, e aí são umas duas horas. Se preferir, podes usar a de pressão.
Um abraço e obrigada pela visita!
Ale ….
Tenho uma pergunta …. você pode me dizer qual a consistência do leite condensado depois de 2 horas de cozimento???? pastoso, pastoso mole, pastoso mais firme etc ….???? ai ai ai já engordei só de pensar em fazer a torta kkkkkkkk
bjs
Oi, LAI! Ele fica bem durinho e escuro, bem parecido a um doce de leite. Conforme tua descrição, fica pastoso firme.
Olha essa torta é muiiiiito boa! Vale a pena as calorias.
Bjus pra ti e para tua linda princesa! Ah! Falando nela, vi que estás pensando em fazer um blog dela, se fizer, não esqueçe de me contar tá?
Bjus
xiiii então tá faltando cozimento ….. kkkkk
coloquei as latas pra cozinhar e como sempre a princesinha deu um piti … mais um … e outro …. logo perdi a noção do tempo …. resultado caca kkkkkkkk
Então estou pensando no blog …. mas vc não acha q já passou muito tempo???? eu deveria ter começado no nascimento e não agora com quase 6 meses …..
bjs
Deve ser difícil mesmo cozinhar e ser mãe ao mesmo tempo, mas vamos combinar que tb deve ser uma delícia.
Tu acha que faltou muito, se não, só vai ficar um pouquinho mais molinho e clarinho, mas deve ficar bom igual….
Quanto ao blog, se tens vontade qualquer hora é hora para começar, e agora é que eles fazem mais coisas, daqui a pouco começa a sentar, engatinhar, caminhar e depois falar…acho que o melhor modo de recordar depois é com o blog.
Bjus