

Eu falei que hoje a receita seria especial, não falei? O maridex me pedia uma torta de morango com merengue já fazia um tempão. Eu, com medo de encarar, ficava adiando…mas ontem resolvi arriscar.Tem vezes que adiamos as coisas por medo de não darem certo. Todo mundo faz isso…Mas o que é pior, ter errado tentando acertar? Ou ficar adiando as coisas achando que não somos capazes de encará-las? Eu já desisti muitas vezes, e de muitas coisas…Hoje, eu acredito mais em mim, e penso que se insistirmos no que queremos, um dia dará certo, mesmo que demore um pouco. E se não conseguirmos, pelo menos tentamos…e isso é muito bom, nos torna fortes. Muito fortes!!!
Vamos combinar uma coisa? Na próxima semana cada um que estiver lendo este texto, pensará que sim, tudo é possível! E todos vamos tentar…E depois me contem o que acharam e conseguiram, tá?
Bem, depois desse ¨ lero-lero¨ todo, tenho que dizer, que essa torta é bem mais fácil do que eu imaginava. E eu estou orgulhosa por ter conseguido, e muito feliz por ter presenteado o maridex, porque ele, sem dúvida nenhuma merece.
Se quiserem saber como fazer suspiros, ou merenguinhos, vejam aqui como fazer.
Ingredientes:
– 300g de morangos limpos e secos;
– 500g de açúcar; (dê preferência ao de confeiteiro para não sentir o granulado no creme, como ficou o meu)
– 6 claras;
– corante comestível vermelho; ( só se quiser fazer o efeito marmorizado que eu fiz)
Modo de Preparo:
Para fazer o chantilly, misture as claras com o açúcar confeiteiro. Leve ao fogo para aquecer mexendo sempre (cuidado, não vá cozinhar a clara) é só aquecer um pouquinho. Retire do fogo. Bata na batedeira até virar um suspiro de picos firmes. É só levantar a pá da batedeira e verificar que o suspiro não cai.
Para fazer as placas de merengue da torta, pegue uma forma redonda ou quadrada, do tamanho que quiser a placa. Eu usei uma forma de 15 x 15 cm.
Corte o papel alumínio de forma que consiga forrar o fundo e as laterais da forma.
Coloque um pouco do merengue na forma, e espalhe, para que cubra todo o fundo e fique com aproximadamente 1,5cm de altura.
Asse na temperatura mínima do seu forno, e com a porta entreaberta. Para isso coloque um prendedor (de madeira) para manter a porta com uma pequena abertura. Ou então use o cabo de uma colher de pau para esse fim. Retire do forno quando ao tocar o suspiro com o dedo, a superfície esteja seca. Leva aproximadamente 45 minutos com forno a 160ºC.
Repita esta operação para cada placa que desejar. Eu fiz apenas duas.
Se preferir, existem placas prontas para vender em padarias, confeitarias e até supermercados.
Montagem:
Coloque uma placa de merengue já frio sobre o prato que irá servir a torta.
Passe uma camada de chantilly.
Parta os morangos ao meio e coloque sobre o creme formando outra camada.
Coloque mais creme, outra camada de morangos,mais uma camada de creme e por último, a placa de merengue que restou.
Vai ficar como a foto: (ou até mais bonito)rs
Depois é só decorar com mais chantilly que pode ser toda branca. Ou como eu fiz, dividindo o restante do chantilly em duas partes e em uma delas, acrescentar o corante. Para isso, vá colocando o corante aos poucos e mexendo bem. Avalie a cor, e se achar necessário, acrescente mais corante.
Para fazer o efeito marmorizado, você precisa colocar um dos cremes cobrindo a torta. Em seguida, coloque a outra cor, acrescentando pequenas colheres de creme em partes da superfície. Faça movimentos circulares com o fundo da colher, misturando as cores, e pronto. Só não misture muito para não ficar tudo rosa.
Sirva bem gelado.
Rendimento: 1 torta de 15x15cm, com duas camadas de merengue.
Essa decoração com morangos eu aprendi na aula que fiz na quinta-feira. Para fazer igual é só cortar o morango no sentido vertical com muito cuidado para não cortar até o fim, e aí é só afastar um do outro na lateral, formando um leque.
Beijos para vocês, eu estou saindo da frente do computador para comer uma fatia dessa torta. Querem?
Um abraço,
Alessandra
Nossa, ficou bom demais! Lembro de quando ganhava uma dessas uma vez por ano, depois de insistir muito… Isso não mudou! Hehehehe. Obrigado, Pilotando!
Esta torta deve ser muito boa. Tenho k experimentá-la. Ao ver esta receita até fikei toda babada