

Tem vezes que estamos olhando algum livro ou revista de receitas, e nos encantamos por alguma receita, só pelos ingredientes ou pelo nome sugestivo. Outras vezes, lemos a lista de ingredientes e achamos sem graça, com pouquíssimo potencial, e acabamos desistindo de fazê-la.
A história de hoje é mais ou menos essa. Primeiro, não gostei muito do nome do doce: Doce de Chocolate e Amendoim, sem graça, não é? Eu já não gosto muito de amendoim, aí li o restante da lista de ingredientes e vi que colocavam bolacha maria triturada. Pensei que era para economizar e fazer render, e logo desisti porque não me parecia nada apetitoso.
Dias depois, voltei a ver a receita novamente e de certa forma fiquei curiosa pra saber como seria o tal doce. Mas novamente não fiz. Mais uns dias, e com os ingredientes todos em casa, (comprados para fazer outra receita), olhei novamente a receita e pensei que talvez, um dia faria…
Tempos depois, lembrei da receita, li novamente, e… desisti outra vez.
Mas quinta-feira à noite, meus pais e minha irmã vieram aqui em casa e eu, de última hora decidi fazer uma sobremesa. E adivinhem de qual eu lembrei? Isso mesmo! Eu decidi arriscar e fazer o tal docinho sem graça.
Eu e minha mãe fizemos e tenho que admitir que fazer o doce já é uma surpresa e diversão. Mas quando nós provamos…meus amigos, uma surpresa e tanto. É uma delícia! Ah! Tá bom, vocês devem estar pensando que eu falo isso para todas as receitas que eu coloco aqui…mas é verdade, se elas estão aqui é porque nós achamos que mereciam ser compartilhadas com vocês.
Eu tive que me render a esse docinho. E falo novamente, uma D E L Í C I A!!!! Por favor, façam!!!
Ingredientes:
– 180g de bolacha maria chocolate, triturado até virar farinha;
– 1 xícara de amendoim ou castanha de caju sem sal triturado;
– 395g de leite condensado;
– 180g de chocolate meio amargo picado;
Modo de Preparo:
Em uma panela em fogo médio, cozinhe o leite condensado, o amendoim, a bolacha e o chocolate, mexendo bem até formar um ¨bolo¨, uma massa única, e desgrudar da panela. Isso leva aproximadamente 5 minutos. Ah! É bom você ter alguém por perto, porque provavelmente vai precisar de ajuda. Aqui em casa funcionou assim, eu segurava a panela e minha mãe mexia e depois trocamos. Fica uma massa bem pesada e ela acaba grudando na colher. Mas não se preocupe, leva pouquíssimo tempo para ficar pronto.
Não precisa passar manteiga nas mãos para enrolar, a gordura do amendoim facilita isso, e deixa o docinho bem brilhoso. Lindão!!!
Deixe esfriar e faça as bolinhas.
Rendimento: aproximadamente 50 docinhos
Se for fazer para uma festa, não faça com muita antecedência, melhor fazer no dia anterior e guardar em pote fechado para não secar muito.
Um abraço,
Alessandra
Lendo a receita, se não fosse tivesse visto a foto e lido sua introdução, teria tido a mesma sensação que você teve na primeira vez que leu, mas ficou muito bonito, a cor e o brilho, nossa de encher os olhos e dar uma vontade.
Com certeza vou experimentar.
Bjo
Fê
Oi, Fê!
E não é? A receita parece totalmente sem graça, mas é uma delícia.
Bjus e ótimo final de semana.
Nossa, que coincidência, fiz uma parecida essa semana!
Só que a minha foi:
– 1 caixa de leite condensado
– 1 xícara (chá) de amendoim torrado e liquidificado até ficar só o pó
– um restinho de bolacha água e sal que tinha aqui em casa (o equivalente à 1 pacotinho), e também liquidificada
– um restinho de cookies de limão e amêndoas que tinha aqui em casa, liquidificado
– 1 colher (sopa) de açúcar
– 1 colher (sopa de margarina
Essa foi inventada, misturei o que tinha em casa mesmo e foi um pouco por inspiração… os cookies eu nem lembrei de colocar, mas minha mãe me sugeriu e colocamos. E, olha, ficou MARAVILHOSO! Deu um toque inexplicável pro doce. 🙂
Ah, e eu com certeza olharia essa sua receita com uma vontade de fazer, porque, afinal, leite condensado, amendoim e chocolate, é possível dar errado? haha 😀
Ótimo final de semana!
Oi, Emília!
Que coincidência heim? Achei interessante a idéia dos coockies de limão. Eu quero!!!!
Abraço
Que graça de docinhos, adorei Ale!!! beijos