

Essa semana eu decidi que iria fazer esses biscoitos que sempre acompanham qualquer refeição chinesa. Achei que seria uma excelente ideia para a noite de Réveillon. Todos estão fazendo pedidos, e sonhando com o que pode estar reservado para o ano que inicia.
O problema é que fazer esses tais biscoitos não é uma tarefa das mais simples. Principalmente se você estiver sozinho. Mas eu sou um pouquinho teimosa e então arrisquei.
Ontem, fiz a receita conforme tinha visto na internet, e adivinha? Deu tudo errado! Só o sabor do biscoito era igual aos dos restaurantes chineses. Mas o formato nada. Até porque a maioria ficou grudado na forma, no anel metálico que eu usei para ficarem redondinhos, ou quebravam, ou já estavam duros quando eu conseguia descolar da forma, ou do papel manteiga, e aí eu não conseguia moldar…
Dormi pensando nos tais biscoitos, pensando em solucionar os problemas que eu tinha encontrado.
Acordei decidida a tentar mais uma vez. Ainda cometi alguns erros, e após tentar de várias maneiras finalmente consegui fazer os tais biscoitos da sorte. Abaixo, descrevo os passos que descobri, serem os corretos.
Ingredientes:
– 2 claras de ovo;
– 1 colher de café de essência de baunilha;
– uma pitadinha de sal;
– 1/2 xícara de farinha de trigo;
– 1/2 xícara de açúcar;
Modo de Preparo:
Coloque as claras de ovo numa tigela e bata até começar a espumar. Acrescente a essência de baunilha e bata mais um pouco. Não precisa usar a batedeira, use um garfo ou fuet.
Acrescente a farinha e o açúcar e bata até ficar com a consistência do creme da foto:
Em seguida, ligue o forno em 200º de temperatura para pré-aquecer.
Corte tiras de papel alumínio de uns 12 cm de largura por 25cm de comprimento aproximadamente. Coloque uma tira de cada vez dentro de uma forma preferencialmente retangular com fundo liso. Observe que o papel alumínio deve ficar com o lado brilhoso para cima.
Coloque uma colher de massa sobre o papel, numa das extremidades, e outra colher de massa, na outra ponta. Não precisa ser bem na pontinha, é só para os dois círculos não se unirem.
Espalhe um pouco da massa, passando a ¨bundinha¨ da colher levemente sobre a massa em movimentos circulares.
Leve para assar por 5 minutos, ou até que a massa comesse a dourar levemente nas bordas.
Retire do forno, corte o papel alumínio ao meio para separar os biscoitos. Solte o biscoito do papel alumínio com cuidado e rapidamente. Essa parte é a mais difícil, porque o biscoito não pode esfriar. Se ele esfriar, você não conseguirá moldar. Nesta hora sempre é bom um ajudante. Mais um probleminha deste momento, é que com certeza você queimará as pontas dos dedos. Comigo foi assim…
Deixe cortados e dobrados os papeizinhos com mensagens otimistas para o próximo ano. Lembrem que devem ser pequenos. Eu fiz de 0,5cm x 5cm.
O biscoito saiu do forno, você tirou o papel alumínio, chegou a hora de deixar o lado mais douradinho para baixo, colocar um papelzinho no centro do círculo e dobrar o circulo ao meio como um pastel.
Aperte bem as pontas e coloque o biscoito dobrado sobre a borda de uma tigela, copo ou panela e empurre o biscoito levemente para baixo para dar o formato. (foto)
Prontinho! Seu biscoito está pronto para a festa.
A parte mais difícil e dolorosa é soltar o papel alumínio do biscoito. Eu testei com papel manteiga untado, e não deu certo. Testei diretamente na forma untada, e não deu certo. Testei com o papel alumínio untado com margarina, farinha, e óleo, mas ainda achei o papel alumínio sem untar a melhor opção.
Eu fiz tudo sozinha, e por isso, só colocava a forma no forno, quando já tinha feito os biscoitos anteriores. Se você tiver ajuda e pegar o jeitinho, dá pra fazer mais biscoitos ao mesmo tempo, e enquanto um molda, o outro prepara a forma e cuida do forno.
Dá um trabalhão, mas valeu a pena. Estou feliz com o resultado.
Rendimento: aproximadamente 25 biscoitos.
Espero que gostem.
Uma dica importante: A Sandra enviou um e-mail com uma pergunta bem interessante, e então eu voltei aqui para deixar uma ideia:
Coloque os biscoitos dentro de pacotinhos de papel para pipoca, e feche com fitas coloridas. O biscoito se manterá sequinho e fica bem bonitinho na hora de servir. Coloque 1 biscoito dentro de cada embalagem.
Você encontra essas embalagens em supermercados no corredor destinado à festas.
Abraço
Alessandra
Para a festa do Réveillon nada melhor para descontrair do que esses Biscoitos da Sorte « Pilotando um Fogão http://t.co/u2MD1Pnh
Alessandra,
A persistência compensou, ficaram lindos e leves, mas são mesmo trabalhosos, parabéns.
Beijo,
Vânia
Biscoitos da Sorte http://t.co/yht1NmZo
Receita e dicas para fazer Biscoitos da Sorte « Pilotando um Fogão http://t.co/u2MD1Pnh
Uma brincadeira gostosa para a noite da virada :Biscoitos da Sorte « Pilotando um Fogão http://t.co/u2MD1Pnh
Biscoitos da Sorte « Pilotando um Fogão http://t.co/u2MD1Pnh
Que delícia! Adorei!
A sua teimosia foi demais. Adorei sua originalidade em pleno sufoco de final de ano…
Bjs
Foi pura teimosia mesmo…esses biscoitinhos são bem complicadinhos, ainda mais sem ajudantes…mas valeu o esforço porque todo mundo adorou. Tanto o biscoito, quanto as mensagens e brincadeira em si.
Bjus
adorei
Obrigada, Henrique!
Eu tb adorei sua visita e comentário!
Abraço e ótimo final de semana.
gente to fazendo os biscoitinhos agora e tá dando super certo e sem aborrecimento…sabe como…coloquei a massa para assar em uma forma de fundo solto e anti aderente…não precisa nem untar, só precisa tomar um pouco de cuidado pra soltar , mais é fácil, precisa de uma espátula de borracha pra não riscar…ADOREIIIII…amanhã faço niver e vou fazer um jantar japonês e quero dar os biscoitinhos embora sejão chinês…rsrsrs…obrigado pela receitaaaa!
Tô doida procurando receita desse biscoito. Até achei algumas, mas a sua explicação foi a melhor.
Vou salvar! Obrigada!
Obaaaa!
Fico muito feliz com o teu comentário. Qualquer dúvida me escreva que te ajudo.
Abraço
Alessandra
ola !!! amei seus biscoitos e receita sabe quanto posso vender ?
Olá!
Não sei se informar o valor de venda, mas uma boa dica é ver por quanto estão vendendo nos restaurantes chineses. Até vou dar uma olhada, se conseguir a informação te passo tá?
Abraço
Olá adorei a recei tenho 15 anos e estou pensando em faze-lá para o aniversário do meu irmão que será o tema do kung fú panda um história que se passa na china e como essa receita é de origem chinessa resolvi faze-lá mas gostaria de saber se posso uzar essencia de laranja ao inves de uzar a de baunilha ?
Obrigada desde já mas gostaria que vc nãoo demorasse praa me respobnder obrigada
Oi, Letícia!
Adorei a ideia de fazer os biscoitos, tem tudo a ver com o tema, vai ficar show demais!
O sabor e aroma da essência de baunilha tem tudo a ver com a receita, mas podes usar a de laranja se preferir, não vejo nenhum problema.
Depois me conta como ficou tá? Boa sorte!
Ah! Parabéns para teu irmão.
Beijo
Adorei essa receita,as outras são muito complicadas
Que bom saber que gostou da minha explicação. Eu achei as outras super difíceis e tentei falar o máximo de detalhes.
Beijos
gostaria de saber se tem que passar algo no papel aluminio. os meus estão grudando e nao saem. ficam quebrando. grata
Laura!
Bom dia!Você pode passar um pouquinho de manteiga, óleo ou margarina, mas bem pouquinho. Outro detalhe importante, é que você precisa usar o papel alumínio com o lado brilhoso para o lado do alimento.
Beijos, espero que dê certo agora.
Adore procurei isso muito e todos os sites eram confusos , adorei minha festa vai bombar !!!!!
Alessandra, ótima sua explicação. Parabéns!
Na receita que fiz, além da farinha usei amido de milho, e acredito que deixou mais fácil pra desgrudá-las da assadeira, usei também a espátula de silicone. Só tive um problema com os meus, ficaram crocantes quando fiz, mas duas horas depois todos murchos …Os seus ficaram crocantes até a hora de consumir? Obrigada!
Oi, Cibele!
Os meus ficaram crocantes sim, mas é importante mantê-los em local seco. Eu adorei a ideia de colocar em saquinhos de papel bem fechados.
Beijos e obrigada
Alê
Oi Alessandra,
estou tentando fazer os biscoitos, mas por mais cuidadosa e rápida, não consigo tirar todo o papel alumínio…
Você consegue me ajudar?
Oi, Ana!
Essa é com certeza a pior parte…
Você cuidou para usar sempre o lado brilhante do papel para cima? Se fez, talvez seja necessário untar bem de leve com azeite ou óleo, mas bem de leve mesmo.
Esses biscoitos são muito gostosos e fofos, mas dão um trabalho enorme. Eu queimei todas as pontas dos meus dedos fazendo, mas depois de prontos fiquei feliz demais.
Desculpe não ter respondido antes, estou de mini férias e a internet não me permitiu acessar o blog. 🙁
Oi, amei a receita!
Estou pensando em fazer como um mimo aos convidados do meu casamento, então queria saber se eu posso usar umas gotinhas de corante comestível para ficar na cor da decoração.
Elo!
Pode usar sim, use corante sem sabor e vai dar certo.
Mas por favor, não esqueça de pedir uma ajudinha na hora de preparar, dá trabalho e bom é fazer com pessoas ajudando.
Se você fizer, me mande fotos que eu fiquei curiosa demais.
Felicidades para você no seu casamento.
Beijos
Fiz e o papel grudou nos biscoito, tem alguma dica para dar?
Grata
Dani!
Você cuidou para que o lado brilhoso do papel alumínio ficasse para cima? Isso é super importante, além é claro, de desgrudar o papel assim que retira do forno. É meio chatinho, mas conforme eu falei no post, tentei de várias formas e coloquei tudo o que deu certo.
Ale o papel alumínio foi tranquilo… o q grudou foi o papel das mensagens!!! Alguns saíram fácil mas teve alguns que grudou e rasgou as msg. Vc tem alguma dica para me ajudar?
Grata
Daniela!
Poxa!:( Desculpa não ter te entendido…
Olha, eu usei papel ofício normal para as mensagens, o que eu fiz, foi dobrar bem pequeninho, mas bem pequeno mesmo. E aí não grudou.
Beijos
Alessandra boa noite,
Vou tentar fazer e te falo, a sua receita foi a melhor e seus detalhes em explicar também. Trabalho com lembrancinhas e decorações para festas e vou fazer coloridas. Te envio fotos depois.
Oi, Adélia!
Vou ficar torcendo para que dê certo, e vou adorar ver as fotos. Obrigada! Beijo
Depois de prontos, posso guardar por quanto tempo aproximadamente?
Murilo!
O máximo que já guardei foi 5 dias. Eles se mantiveram perfeitos.
Olá Alessandra!
Vi que na sua receita usou escência, e não extrato de baunilha.
O sabor ficou o mesmo?
Parabéns pela persistência ?
Sim, Elber!
Olá Alessandra!
Depois de uma tentativa resolvi pesquisar mais um pouco e ontem encontrei seu blog e decidi novamente fazer os biscoitos da sorte, e como achei a rua receita a mais simples e tudo muito explicadinho resolvi fazer, e acredite estou muito feliz porque ficaram perfeitossss.
Por conta disso consegui fechar com um cliente uma encomenda de 50 biscoitinhos para uma festa…
Muito obrigada por compartilhar sua receita e por você ser tão gentil em explicar cada detalhe.
Que delícia saber Teresa! Muito obrigada e boa sorte para você, que venham muitos outros negócios!
Oi td bem? Boa noite, sua receios foi a mais bem explicada, apenas Gostaria que você me explicasse melhor a parte do papel alumínio que eu não entendi muito bem como faço e nem aonde coloco-os. E só mais uma dúvida a assadeira é de alumínio ou outro material. Muito obrigado 😊 e fica com Deus😊
O papel aluminio serve para ajudar a retirar as massinhas da forma e depois modelar.
Você corta tiras, coloca na forma e aí a massa crua. Leva para assar, desenforma, modela e faz tudo de novo.
A assadeira pode ser de aluminio normal.