

Sabem aquelas comidas que chamamos comfort foods? Mas o que é comfort foods, alguns vão perguntar? São alimentos, que nos trazem lembranças da infância, ou de algum momento especial. São alimentos emocionais.
Esse molho, é um caso assim. Minha mãe sempre fez esse molho, e quando penso nele, lembro de todos os outros alimentos: bife à milanesa, arroz branco e cless, o que aparece na foto e é muito semelhante ao spätzle.
Como vocês sabem, eu não gosto de cebola…e nesse molho tem sim! Acho que é a única coisa que como com cebola, e aí, a única explicação que encontrei é justamente ser um alimento que me traz boas lembranças, tão gostosas, que me fazem esquecer da cebola. rs
Bom, mas eu acredito que para vocês, o fato do molho ser ”azedo” deve ser no mínimo curioso, e muito mais importante do que as lembranças que ele me tras. Pra mim também seria, não fosse o fato de ter crescido comendo o tal molho. Não tenho muito como descrevê-lo, mas posso afirmar que é delicioso e combina perfeitamente com a comida que falei. Experimentem, e depois me digam o que acharam…
Ingredientes:
– 1 cebola pequena cortada em cubos ou tiras;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 tomate grande cortado em cubos, sem a pele;
– sal a gosto;(eu uso 1 colher de café)
– 1 colher de sobremesa de farinha de trigo;
– água;
– 4 colheres de sopa de vinagre de vinho branco;
Modo de Preparo:
Numa panela pequena, coloque o azeite para aquecer, e em seguida adicione a cebola. Frite a cebola cuidando para não queimar. Acrescente o tomate picado e misture. Coloque o sal, e acrescente um pouquinho de água para não queimar ou grudar o molho no fundo da panela. Deixe em fogo baixo.
Deixe cozinhando por uns 8 minutos, mexendo de vez em quando e acrescentando água aos poucos. Eu calculo que devo ter colocado 1/2 copo de água.
Após os minutos de cozimento, acrescente o vinagre e misture bem. Acrescente também a farinha dissolvida em 1/4 de xícara de água, e mexa bem. Deixe cozinhar por mais uns 3 ou 4 minutos, desligue e sirva.
Espero que gostem e façam. Depois não esqueçam de contar o que acharam.
Não esqueçam da promoção lá no facebook: quer ganhar um chapéu de chef? Então curta a página do Pilotando um Fogão, participe da promoção e boa sorte. Clique na imagem abaixo para acessar a página no facebook:
Um abraço,
Alessandra
Oi Ale,
Quanto tempo, né querida. É que nós viajamos no carnaval e depois o Davi ficou doente de novo. Agora as coisas acalmaram e finalmente ele voltou pra escola. Bem, a minha confory food é café com leite e banana frita com canela e açucar, é a cara da minha infância, quando a minha mãe ainda não trabalhava e fazia pra gente “merendar” (termo cearense) de tarde.
bj
Oi amiga!
Eu estava acompanhando pelo face, e vi que estavas cheia de coisas…Bom que o Davi melhorou, criança doente sempre preocupa.
Adorei saber da tua merenda da infância, são lembranças boas né?
Beijos pra vocês.
Ale!
lixo
Acho que hoje vou me aventurar na cozinha e fazer cless e molho azedo, obrigado pelas receitas ^^
Obrigada Alexandre! Espero que goste!