

No final de semana, resolvi fazer uma lasanha de carne, inspirada numa receita que a Ana Maria Braga do Mais Você havia mostrado alguns dias atrás. Compramos carne moída, queijo, temperinho verde, e o resto eu jurava que tinha em casa. Isso mesmo, jurava! Fiz a carne, o molho branco, ralei a mussarela e aí fui buscar a massa para a lasanha que eu tinha certeza ter em casa. Foi aí que o mundo quase caiu. Maridex percebendo meu quase desespero a procura da tal massa, disse que poderia sair novamente e comprar a massa. (ele é o máximo) Mas já eram quase 14:00, e eu ainda precisava montar e assar. Era muito tempo pro tamanho da nossa fome.
Lembrei então que havia comprado um pacote de massa “cabelo de anjo”, para fazer um outro prato que meu cunhado havia comentado na praia. Era minha salvação!!! O almoço tinha caído do céu!
E vou contar um segredo: é dos deuses!!!
Ingredientes:
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 cebola pequena picada;
– 500g de carne moída;
– 3 tomates picados;
– sal a gosto;
– 500ml de leite integral;
– 40g de manteiga (3 colheres de sopa)
– 30g de farinha de trigo (1/4 de xícara);
– noz-moscada e sal a gosto;
– 200g de massa tipo “cabelo de anjo”;
– 1 xícara de leite;
– 150g de queijo mussarela ralado grosso;
Modo de Preparo:
Numa panela coloque o azeite para aquecer e em seguida frite a cebola. Adicione a carne e quando ela estiver bem cozida, acrescente os tomates picados e o sal.
Deixe cozinhando até desmancharem os tomates e não acrescente água. Cuide apenas para não secar totalmente.
Em outra panela prepare o molho branco: coloque a manteiga e ligue o fogão em fogo baixo. Mexendo sempre, acrescente a farinha com a manteiga já derretendo. Cozinhe por um minuto e depois deixe amornar.
Separadamente, aqueça o leite (não deixe ferver) e acrescente bem devagar, sobre a mistura de manteiga e farinha, mexendo com uma colher de pau ou um batedor de arame para não formar grumos.
Ferva a mistura, tempere com sal e noz-moscada e abaixe o fogo, cozinhando lentamente por 5 minutos. Não deixe ele ficar muito grosso, ele deve ficar mais líquido, para ser misturado a carne.
Misture o molho branco com a carne e reserve.
Numa travessa, coloque cada unidade de massa, “ninho”, uma ao lado da outra, deixando um pequeno espaço entre eles. Regue com o leite, com o cuidado de fazer com que o leite penetre bem nos meios dos “ninhos”. Se achar necessário acrescente um pouco mais de leite.
Em seguida coloque a carne com o molho branco, e por último o queijo ralado. (foto)
Leve ao forno preaquecido a 180ºC até que comece a borbulhar e o queijo esteja gratinado. Aproximadamente 25 minutos, mas pode variar conforme o forno.
Rendimento: 3 pessoas.
Espero que gostem.
Um abraço,
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!