

Além de fazer boas compras, é também necessário aprender a guardar os alimentos da maneira correta para que eles durem mais tempo, e possam ser consumidos no seu melhor estado.
Para isso, leia as dicas que andei pesquisando por aí, e quero compartilhar com vocês:
A primeira etapa a fazer tão logo chegue em casa, é desembrulhar suas compras. Às vezes isto é difícil, pois chegamos muitas vezes cansados, loucos pelo sofá ou uma poltrona confortável. Mas deixe isso para depois, segure as pontas e aguente mais um pouquinho. Se tiver uma mesa ou bancada na cozinha, o ideal é abrir tudo e iniciar a separação aí mesmo. Separe os produtos de higiene e limpeza dos alimentos, e inicie pelos alimentos que devem ser mantidos no refrigerador.
CARNES:
– carnes e aves, devem ser desembrulhadas, colocadas em pratos (com pequenas bordas para não escorrer líquido e sujar seu refrigerador) e depois cobertas levemente com plásticos, antes de serem guardadas.
Coloque as carnes na prateleira mais alta, pois a temperatura normalmente é mais baixa. Em caso de dúvidas, consulte o manual do seu refrigerador, ou o fabricante.
Coloque no refrigerador, somente as carnes que serão consumidas no próprio dia da compra, ou no máximo no dia posterior. As demais, devem ser mantidas no freezer.
– para armazenar peixes, limpe antes, retirando as vísceras e escamas. Se for congelar, passe um filme plástico por todo o peixe.
Para descongelar, retire do freezer as carnes, aves e peixes, com umas 12 horas de antecedência, mantendo-os no refrigerador (na parte alta). Consulte sempre as instruções contidas nas embalagens dos alimentos.
LATICÍNIOS:
– os derivados de leite, como iogurtes, queijos, sobremesas, maionese, podem ser guardadas, em prateleira central, de fácil acesso, pois são de uso mais intenso. Procure armazenar os produtos com validade menor mais a frente, para serem consumidos mais rapidamente.
FRUTAS:
– nem todas as frutas devem ser armazenadas no refrigerador, por isso, ao separar os alimentos, embale em sacos plásticos as frutas que serão guardadas sob refrigeração. As frutas cortadas, duram mais tempo se embrulhadas com filme plástico, e guardadas na geladeira, mesmo as que normalmente não precisam de refrigeração. Coloque-as na prateleira inferior, logo acima da gaveta onde serão guardadas as verduras e legumes.
VERDURAS E LEGUMES:
– colocar em sacos plásticos fechados e manter na gaveta da geladeira. Colocar os mais pesados e duros na parte de baixo. Verifique suas condições diariamente.
BEBIDAS, MOLHOS, SUCOS, CONSERVAS:
– podem ser armazenados na porta do refrigerador, e você pode organizar de maneira a facilitar o acesso ao que é mais usado.
OVOS:
– retire-os da embalagem de papelão, lave-os em água corrente, seque-os e guarde em recipiente apropriado, com tampa. Não use detergente para lavar os ovos, pois ele penetra pela casca. Mantenha os ovos na prateleira de cima, junto com as carnes, e nunca na porta da sua geladeira, onde a temperatura varia muito.
Vejam essa imagem que ilustra perfeitamente o que eu disse:
A imagem foi retirada do Site Planeta Sustentável: http://planetasustentavel.abril.com.br/pops/arruma-geladeira.shtml
Algumas dicas foram tiradas daqui, e daqui.
Os demais produtos, podem ser guardados na despensa, da maneira que você preferir. Algumas dicas para ajudar seriam:
– armazenar enlatados agrupados;
– caixinhas de leite condensado e creme de leite agrupadas, e colocadas por ordem de validade. As que vencem antes, devem ficar na frente, para acesso mais fácil;
– uma dica minha: na minha casa, eu tenho potes plásticos transparentes devidamente etiquetados, para guardar farinhas, açúcares, cereais, massas de pacotes abertos, chocolate em pó, cacau em pó, amido de milho e por aí vai… Facilita na hora de armazenar, e também na hora de usar, pois cada vez que se abre uma embalagem de farinha, açúcar e outros, é sujeira na certa. Além disso, eles ficam protegidos de umidade e até de insetos.
– procure colocar os alimentos e ingredientes que você mais usa, na parte com acesso mais fácil, preferencialmente na altura dos olhos;
– guarde itens maiores e mais pesados, ou de maior volume, nas partes mais baixas da sua despensa.
Por fim, não importa o tamanho da sua despensa, o importante é tentar mantê-la limpa e organizada para que você tenha mais facilidades na hora de se aventurar na cozinha.
Espero ter ajudado.
Qualquer dúvida ou dica que você tiver, sinta-se a vontade em dividir aqui através dos comentários. Vou adorar!
Um abraço,
Alessandra
Como vc fez as etiquetas???