

Quem gosta de cozinhar e muitas vezes passa boa parte dos dias neste cantinho especial, sonha com uma cozinha prática, organizada e linda.
Como arquiteta e cozinheira, comigo não foi diferente. As ideias eram muitas e os desejos também. Como fui eu mesma quem projetou a nossa casa, na hora de fazer a cozinha já sabia onde cada coisa ficaria, pois já havia pensado nesses detalhes na hora de projetar a casa. Coisas de arquiteto, que nessas horas pode fazer toda a diferença.
Mas antes mesmo de ter minha cozinha ou sonhar com ela, alguns detalhes de projeto fui aprendendo com meus professores e também com pesquisas e estudos mais recentes. É em cima disso, que hoje vou listar algumas dicas pra você pensar na hora de fazer a sua.
a primeira delas, é entender que cada um tem um estilo e um jeito particular de usar a cozinha. Você precisa identificar o seu estilo e brigar por ele. É sempre bom ouvir um profissional, mas ele também deverá ouvir você. De nada adianta uma cozinha linda, e moderna como os vendedores costumam chamar, se ela não for prática e atender suas necessidades e medidas.
é muito importante saber quantas pessoas normalmente usam a cozinha, e também se elas usam simultaneamente, o que altera o posicionamento dos equipamentos. Pense nisso e converse com o profissional que irá projetar.
sua cozinha fica reservada ou recebe visitas? É importante pensar onde as visitas ficarão e é importante que não atrapalhem o uso dos equipamentos.
na medida do possível tente posicionar os fornos (elétrico e micro ondas) numa altura confortável, evitando que você precise se abaixar para ver o interior, e também não muito alto, dificultando ou até impossibilitando a visualização do alimento.
não coloque forno elétrico, à gás, ou fogão junto do refrigerador. Calor e refrigeração não combinam!
o rodápé do balcão da cuba deve ter um recuo para que você possa deixar os pés encaixados sob o balcão, mantendo a coluna reta.
analise a altura ideal para o fogão e a cuba, existem medidas consideradas padrão, mas como não seguimos um padrão de altura, e estamos fazendo a nossa cozinha, precisamos que seja confortável para nós, não é verdade? Uma cuba muito baixa deixa você com dor nas costas. Já um fogão muito alto, faz com que você precise de uma escadinha para enxergar o interior das panelas.
deixar panelas, copos e talheres expostos, pode até ser bonito, mas funciona? Eu não gosto, teria que limpar as panelas, os copos e os talheres antes de cada uso. Pode até funcionar em restaurantes, mas em casa? Duvido!!!
procure fugir dos armários de canto. Por mais que as empresas tenham estudado e tentado melhorar, quase nunca funciona. Ou você não consegue enxergar e pegar o que precisa, ou as dobradiças novas que eram para funcionar acabam não funcionando tão bem. Eu tive que colocar, e aí diminuí a profundidade e acabo usando para guardar os potes plásticos. Mas não é a melhor opção. Fuja dela se puder!
os aramados podem ser ótimos, mas também podem ser um desastre. Aqueles projetados para ficar abaixo das cubas, no meu ponto de vista são desastrosos. Eu prefiro usar as portinhas com prateleiras e uso para guardar panelas, formas, tampas. Fica ótimo e dá sim, para guardar muita coisa, e você ainda economiza. Pense bem!
pense num espaço livre ao lado da cuba e também do fogão, é bom para abrir massas, e também para usar como apoio na hora em que se prepara os alimentos.
se tiver lava-louças, coloque-a próximo da cuba, o que facilita na hora de enxaguar a louça antes de jogar na lavadora;
uma despensa organizada vale ouro! Tente projetar uma com prateleiras ajustáveis, pois as embalagens mudam, e aí você não perde espaço. Tente colocar as coisas de forma com que fiquem visíveis assim facilita na hora de buscar algo. Eu gosto muito de colocar ao lado do refrigerador, acho que fica organizado, pois ele também é uma despensa.
pense na sua cozinha como uma indústria, e distribua as coisas em setores: depósito, limpeza, produção, e consumo. Pra mim, isso facilita a organização.
pense em eletrodomésticos que atendam as suas necessidades, se você cozinha só de vez em quando, não precisa de um fogão de 6 bocas, né? Use o espaço para outras coisas.
Espero ter ajudado.
Se tiverem alguma dúvida, ajudarei com todo o prazer. Tá fazendo o projeto? Pode mandar pra mim que eu ajudo a resolver suas dúvidas.
Um abraço
Alessandra
Tenho muitas duvidas sobre como montar um bom projeto de cozinha do meu novo apartamento e gostaria de uma ajuda.
Ótimas suas dicas!! belo post!!
abraços
ana maria
( jeitodecasa.com)
Obrigada Ana Maria!
Lindo seu blog.
Beijos
Adoramos as dicas. Muito práticas.
Os bons equipamentos são um diferencial muito importante para a cozinha, adorei!