

Esse saduíche é maravilhoso! Mas na versão original, um tanto quanto calórica como eu até já comentei aqui. O Valmir, sócio aqui do Pilote uma Ideia, enviou um e-mail com uma sugestão um pouco menos calórica, desse sanduíche que já esteve até na novela das nove. Mas é claro que a ideia não é só dele, tinha que ter uma ajudinha/empurrãozinho feminino nessa delícia. Fiquem agora com o Valmir : (e-mail enviado em 19/03)
Olá Ale,
Nesse final de semana, na casa da minha namorada (que já foi minha esposa), intentava fazer alguma receita quando surge a chance com a necessidade de salvar o lanche do final de tarde (quase janta) que seria pão (opção descartada por ela), pizza (opção descartada por mim) ou algo improvisado. Resolvi consultar meu caderno de receitas digital (vulgo celular) e encontrei o bom e velho Croque Monseiur. Ao conversarmos sobre a receita, ela disse que seria interessante se os ingredientes fossem um pouco mais light (e menos salgados), para ajudar no processo de reeducação alimentar que ela tentava (bravamente) implantar; “Talvez pudessemos trocar o presunto por peito de peru e o pão normal por integral; não daria certo?” A faísca para reação em cadeia foi instantânea: “Pode ser… deixe-me ver… podemos acrescentar queijo branco, e colocar um pouco de mussarela para agir como “liga”. No final, faço a mesma modificação que fiz na receita original acrescentando mussarela de cobertura e um pouco de parmesão para gratinar” “E para beber? Coca-Cola?” “Não, acho que um Smoothie de Morango não quebraria a tendência saudável do cardápio.” “Perfeito.”
Os ingredientes foram fáceis (exceção para o morango fora de época que deu trabalho, mas sou teimoso e consegui as duas última caixas no terceiro supermercado visitado).
Vamos lá (como o Smoothie já passou por aqui nem vou colocar a receita):
Ingredientes:
– 1 pacote de pão integral sem casa (mas compre 2, porque provavelmente precisará de 4 fatias extras)*
Recheio
– 200g de queijo branco (usei o Joanópolis, que é menos salgado)
– 200g de peito de peru
– 300g de mussarela (use 100g para o recheio e deixe o resto para a finalização).
– Salsinha (para temperara o recheio)
Creme
– 350g de creme de leite fresco
– 2 ovos
– 1 colher (café) de sal
Finalização
– 1 pacote de queijo parmesão (50g)
– Mussarela (as 200g que sobraram do recheio)
Modo de Preparo:
Recheio:
Rale toda a mussarela e reserve 2/3 para finalização. Pique os ingredientes do recheio, misture tudo e reserve.
Creme:
Bata os ingredientes no liquidificador e reserve.
Montagem:
Forre uma forma retangular com papel manteiga, disponha 2 fileiras de 3 fatias de pão de forma, cubra-as com creme, disponha o recheio sobre elas. Faça um segunda camada da mesma forma. Na terceira camada, coloque apenas mussarela. Finalize com o parmesão. Leve ao forno (alto = 180º) pré-aquecido para gratinar, sirva quente.
Duas observações: 1ª – faz muita diferença comer esse lanche quente e frio. Quente ele fica perfeito. Frio, o gosto do parmesão fica mais acentuado, dando a impressão que o lanche “curtiu” e ficou mais salgado. 2ª (*) Essa montagem rende 8 sanduiches, só que faltarão 4 fatias para completa-los.
É opinião pessoal, não tenho nenhum embasamento técnico para sustentá-la, mas gostei mais dessa adaptação do que da receita original. Consegui o resultado esperado e ainda resgatamos um pouco de uma cumplicidade só nossa que compartilhavamos na cozinha. Usando um neologismo “internético” do Facebook: Epic Win.
Obrigada mais uma vez ao Valmir por compartilhar a receita, as fotos e ideias bacanas que trazem alegria.
Um grande abraço ao casal.
Espero que tenham gostado.
Hoje eu e maridex estaremos iniciando nossa viajem de férias. Embarcamos hoje, e amanhã estaremos na Alemanha, curtindo tudo de bom que aquele país tem para oferecer.
Já agendei receitas para todo o período de férias, vocês não serão abandonados. Eu mandarei notícias de lá, sempre que possível, e quando voltarmos espero estar cheia de coisas boas para dividir com vocês.
Abraço e ótimo domingo a todos.
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!