

Mais um domingo que tenho a felicidade de trazer pra vocês a receita de um leitor aqui do Pilotando um Fogão. Vocês não imaginam a minha felicidade ao receber as suas receitas, além de tirar um dia de folga (risos), percebo que vocês gostam do que faço e por isso participam. Muito obrigada a todos que já enviaram suas receitas, e hoje em especial a Bethânia do Blog Borboleta Compulsiva, que me acompanha um tempão. Beijo querida!
Fiquem agora com ela, a querida Bethânia e essa receita que me deixou com água na boca:
Oi Ale! Achei essa receita ontem e como adoro bolo de chocolate (ainda mais os fáceis), resolvi experimentar e ficou muito bom! Ele é o “primo pobre” do brownie.. hahaha porque é preparado com poucos ingredientes e fica com uma casquinha crocante por cima e molhadinho por dentro.
Ingredientes:
– 180 g (3/4 de xícara) de manteiga ou margarina;
– 1 xícara de chocolate em pó;
– 140 g (1 xícara) de farinha de trigo;
– 360 g (2 xícaras) de açúcar;
– 4 ovos inteiros;
– 1 colher (chá) de fermento;
Modo de fazer:
Leve ao fogo uma panela com a manteiga. Quando derreter, retire do fogo, passe para uma vasilha e acrescente o chocolate, a farinha de trigo, o açúcar, os ovos e o fermento. Mexa para misturar os ingredientes. A massa fica meio grossinha mesmo. Coloque em uma assadeira (untada e enfarinhada) de 18 x 25,5 cm (usei uma redonda e deu certo também) e leve ao forno a 180° por 30 ou 40 minutos. Só abra o forno depois de 30 min. Se estiver sequinho por cima, mesmo que você faça o teste do palito e ele não saia limpo, está pronto! Espere esfriar e desenforme. Depois de totalmente frio, a casquinha por cima vai ficar crocante.
Quando estava esperando esfriar para desenformar, ele não estava crocante por cima, achei que não tinha dado certo. Mas quando esfriou, ficou perfeito, com a casquinha crocante! Acho que foi no Pilotando que vi a dica de “enfarinhar” a forma com chocolate em vez de farinha, mas nessa receita eu esqueci =/
Beijos
Bethânia
Obrigada, Bethânia!
Ótimo domingo pra todo mundo.
Alessandra
Quando eu era criança, minha mãe foi fazer uma ”nega maluca”, e, ao sair do forno, percebemos que ela havia baixado e dado errado. Quando fomos provar, nos deparamos com um gosto indescritível mas infelizmente nossa mãe nunca mais teve a felicidade de errar a nega maluca daquela maneira! Hahahaha… E ela era bem assim: com uma casquinha crocante, mas claro que não era bela como esse bolo! Amei de paixão, irei preparar amanhã! Beijos
Emanuele, tô rindo muito aqui, pois antes do Pilotando eu fazia as receitas e nunca conseguia repetir pois não anotava nada.
Beijocas