

Categorias: horta em casa/temperos;
O post de hoje é informativo, e tem como principal objetivo sanar algumas dúvidas muito comuns quando se trata de especiarias. Muitas vezes no supermercado ou lojas especializadas fiquei hipnotizada olhando alguns vidrinhos com especiarias, mas acabava não comprando pois não imaginava como e onde usar. Acredito que isso ocorra com a maioria de vocês, e por isso resolvi pesquisar e publicar aqui no Pilotando um Fogão, um pouco do que aprendi.
Espero que gostem.
– açafrão espanhol: muito utilizado na culinária francesa, espanhola e sul-americana, é indicado no preparo de arroz, paella, risotos, peixes, frutos do mar e até pães.
– açafrão da terra: é da família do gengibre, e mais conhecido como cúrcuma. Possui sabor ligeiramente amargo e cor amarelo-dourado. Além do sabor, serve para dar cor aos alimentos. É muito utilizado em pratos com ovos, picles molhos cremosos, maioneses, massas, frango, peixes, e risotos.
– alho desidratado (em flocos ou granulado): seco e desidratado, substitui o alho fresco em todas as suas aplicações.
– alho poró: lembra um pouco a cebola, é ideal para molhos à base de manteiga e cogumelo fresco, saladas, sopas, risotos e tortas salgadas, assim como caldos de todos os tipos.
– anis estrelado: muito usado na culinária chinesa à base de carne de porco e pato. Também é usado para fazer licores, chás, doces, e aromatizar bebidas alcoólicas.
– baunilha: de coloração marrom escura, é utilizada no preparo de doces, dando sabor a cremes, bolos e biscoitos.
– bicarbonato de sódio: um excelente fermento em pó para preparo de biscoitos e bolos.
– canela da china: em rama é utilizada no preparo de picles, frutas assadas, compotas, molhos de tomate. Em pó, pode ser usada no preparo de pães, doces, bolos biscoitos, café e outras bebidas quentes.
– cardamomo: amplamente empregado na culinária indiana. Usado no preparo de arroz, sopas, picles, carnes, pães, biscoitos, bolos, cremes.
– casca de laranja desidratada: utilizada para saborizar sobremesas, é ideal para pudins, mousses, bolos, biscoitos e até sorvetes.
– cogumelos secos: depois de hidratado, pode ser usado em risotos, strogonff, molhos para carnes e massas, cremes e omeletes. Para hidratar, você pode utilizar água quente, ou vinho branco.
– cominho (em sementes ou moído): tem sabor forte e deve ser usado em pequenas quantidades em pratos à base de queijos, ovos, carnes, batatas, legumes e principalmente em picles.
– cravo da índia: doce e picante, é usado tanto para ornamentar como para dar sabor. É muito usado para o preparo de compotas doces, conservas e picles, assados, bebidas quentes, sobremesas e até molhos.
– gengibre: doce e picante. Moído, é ideal para bolos, pães, molhos, sopas, cremes, peixes, aves e legumes. Você pode usar ralado ou também em pedaços, geralmente usados em bebidas como quentão, chocolate quente ou alguns pratos salgados como cremes. O importante é quando for usar em comida e não for moído, o bacana é ralar um pouquinho e tentar espremer. Dessa forma, sua comida não fica com os fiapos desagradáveis do gengibre.
– louro: sempre utilizado em poucas quantidades, é ideal no preparo de carnes e aves assadas. Também em sopas, saladas, e feijão.
– mostarda: sabor picante e aroma muito agradável, é usada na preparação de molhos para saladas e maioneses, carnes, aves e sopas.
– noz moscada: fica deliciosa no molho bechamel, ou molho branco, carnes, sopas, bolos e biscoitos, bebidas com leite quente ou gelado. O ideal é ralar na hora de usar.
– páprica doce: cor vermelho vivo, é usada como colorante para alimentos de cor clara, peixes, carnes, sopas, molhos diversos.
– páprica picante: salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e também na culinária espanhola e húngara.
– pimenta do reino:(preta) em grãos é usada em saladas, marinados, assados e picles. Moída, pode ser usada em todos os pratos salgados.
– pimenta do reino branca: tem sabor mais suave que a preta (reino), pode ser usada em todos os tipos de pratos salgados, principalmente nos alimentos que não podem ter a cor alterada.
– pimenta chilli: extremamente picante, é utilizada no preparo de pratos típicos mexicanos e italianos. Ideal para sopas, cremes, molhos cremosos e de tomate, frutos do mar, carnes, aves, vegetais e coquetéis.
– pimenta rosa: misturada à pimentas do reino, branca, e verde, decoram e conferem sabor à saladas, molhos, grelhados, e frutos do mar. Deve ser usada com moderação, pois seu sabor predomina sobre o de outros temperos.
– pimenta jamaica: seu sabor lembra uma mistura de cravo, canela e noz moscada. Usada em assados, churrasco, catchup, molhos de tomates.
– raiz forte: ideal no preparo de sushi e sashimi.
Fonte principal: http://www.culinariaonline.com.br/
Um grande abraço e ótima semana.
Alessandra
Muito obrigado por suas informaçãos sobre esses temperos. Amo especiarias, mas tinha todas essas dúvidas e você me esclareceu em tudo, obrigado!
Agradeço por escrever, fico feliz em saber que ajudei.