

Categorias: conversinhas;
Maridex há tempos me pedia para fazer ambrosia. Ele mesmo já havia tentando fazer, sem receita é claro, mas não tinha conseguido. Ontem encontrei por acaso, duas receitas de ambrosia num livro antigo da minha mãe e resolvi fazer uma surpresa pra ele.
As receitas pareciam fáceis, e o que me preocupava era apenas acertar o ponto da calda. Recorri ao Google e achei várias informações úteis para identificar o ponto certo.
Minha intenção era fazer tudo certinho e no detalhe, para depois postar aqui no Pilotando e todo mundo conseguir fazer.
Ia tudo muito bem, e eu até lembrei de peneirar as gemas pra não ficar um cheiro forte de ovo (coisinhas que a experiência e um pouco de curiosidade nos ensinam).
Pois bem, chegou a hora de colocar o creme com as claras em neve e as gemas batidas, e foi aí que ferrou!!!
Se vocês olharem a foto acima verão que as instruções são simples: “derrame essa mistura na calda fervente, sem mexer; deixe no fogo até engrossar.” (receita II)
Pois eu derramei a mistura com cuidado, segurei meu braço pra não agarrar a colher e mexer, mas certa hora, a mistura engrossou, parecia um omelete boiando sobre a calda, e eu me perguntei: e agora?
Pronto não estava pois nem de perto tinha cara de ambrosia, mexer eu não podia, mas tinha medo da calda queimar…. Foi aí que meu braço não suportou a dúvida, agarrou a colher e mexeu vigorosamente. Ai!
A aparência mudou, já estava ficando com cara de ambrosia. Mas… a calda foi secando… e minha ambrosia virou uma rapadurinha esfarelada. Tristeza e decepção total!
Deixei a panela no fogão umas duas horas e de vez em quando passava pela cozinha, olhava a panela e ria com minha experiência frustrada.
Até que em determinado momento resolvi colocar um pouco de leite e voltar ao fogo pra ver o que acontecia. O resultado é o que vocês viram lá na foto de cima.
Maridex achou bem mais escuro do que o normal, mas disse que o sabor ficou muito bom.
Mas e a receita? Sei lá! Preciso da ajuda de vocês. Se alguém tiver uma receita que funciona, e que queira me passar todos os detalhes, será um presente pra mim. Agora virou questão de honra!
Moral da estória? Nem tudo que parece é! Cuidado com imagens falsas, copiadas e receitas que escondem truques. Tá cheio por aí!
Tá valendo mais um pedido? Caso tenham dúvidas ou problemas com qualquer receita publicada aqui no Pilotando um Fogão, entrem em contato comigo. Vou ficar muito feliz em ajudar, e corrigir qualquer erro que possa ter cometido ao publicar as receitas.
Para finalizar, cozinhar é assim, um dia arrasamos, e outro, podemos ficar arrasados por não conseguir atingir nossos objetivos. Assim como na vida, não estamos sempre certos, e com nossos tropeços é que aprendemos mais.
Um abraço,
Alessandra
Ha, ha, ha!!! Quase sempre é assim Ale (pelo menos comigo). Se não contarmos com um pouco de experiência, “malícia culinária”, ou com alguém para dar um help, as possibilidades dos resultados sairem diferentes do esperado são enormes.
Beijos.
É isso aí Valmir! Vamos aprendendo e nos divertindo juntos.
Beijos
Boa tarde,
Como não conhecia o doce "Ambrósia", fui pesquisar na net. Parece-se muito com o nosso português "Encharcada" – este é feito somente com água, açúcar, ovos e especiarías. Depois de bisbilhotar bem a net, encontrei inúmeros sites com a explicação (feito com leite e açúcar). se quiser experimentar e ver o que há por lá, melhor. Parabéns pelas suas aventuras culinárias e dicas que têm sido muito úteis. http://tvg.globo.com/receitas/maisvoce/ambrosia-4d506c7f52e0b252bc000e83 ; http://www.receitasdemae.com.br/receitas/ambrosia/ ; https://www.google.com Depois diga algo, bjs
Que delícia seu comentário Maria! Vou bisbilhotar nos teus links. Muito, mas muito obrigada!
Beijos.
Alessandra
Que delícia seu comentário Maria! Vou bisbilhotar nos teus links. Muito, mas muito obrigada! Depois que testar novamente te digo como ficou.
Beijos.
Alessandra
Que delicia esse doce!!!tudo de bom