

Categorias: salgadinhos;
Lembram os antigos salgadinhos? Coxinha de galinha, rissoles de queijo, carne e frango, empadinhas de camarão e barquetes? Além de super calóricos, e sem muito estilo, estão em off total. Caíram de vez! Assim como o velho e bom estrogonofe que já foi um prato ultra chique…coitadinho…
Agora, a nova maneira de servir os convidados para um coquetel ou reunião informal, tem até nome importado: Finger food, que quer dizer: comer com as mãos. Os alimentos, são mais elaborados, menos calóricos, e servidos em pequenas porções. Até mesmo alguns pratos quentes, como risotos, carnes com molhos sofisticados são oferecidos aos convidados em potinhos que enchem os olhos dos mais atentos.
Os salgadinhos da minha infância que me perdoem, mas isso é gostoso demais. Não é só bonitinho não.
Na semana passada fiz uma aula sobre esse assunto, e fiquei encantada com as possibilidades de combinações e as formas de apresentação dos salgados. Eu que já ficava hipnotizada com potinhos em lojas de utensílios para cozinha, agora estou doidinha para cair numa loja e fazer a festa. Maridex que me segure!!!
Mas falando sério, hoje vou mostrar para vocês algumas possibilidades que a professora Lia Beatriz Monteiro apresentou, principalmente de combinações e apresentação. Mas em breve, repasso a receita de massas base para os salgadinhos e também minhas aventuras no mundo finger food. Acompanhem.
Na foto acima, aparecem duas novidades:
– a primeira, é que a massa foi modelada com cortadores de biscoitos e posicionada em forminhas das antigas barquetes e também de empadinhas. Ficou uma graça, pois a base(massa) pode ser a mesma, mas os recheios, bem variados podem ser colocados em massinhas com formatos diferentes o que deixa a mesa muito mais atraente.
– a segunda ideia, é a de usar cogumelos, batatas ou outro alimento, como base para o salgado. Eles são assados e em seguida recheados da maneira como você preferir. Para servir, o ideal é que sejam colocados em cumbuquinhas pequenas. Imagem abaixo:
Fonte: Curso de Finger Food – Escola Sabores do Sul – Prof.: Lia Beatriz
Um abraço.
Alessandra
Finger Food, o novo conceito de “salgadinho” de festa.
http://t.co/k5TwxZTE
Oiiii Alê, eu gosto tanto daqui que você não tem ideia.
Essa história do finger food realmente é de fazer as nossas cabeças, dá vontade de receber os amigos só pra servir essas coisinhas gostosinhas.
Bjuuu!!!
amei!!!!
Ótimas Ideias!