

Categorias: fáceis;
Para o Natal eu preparei uma sobremesa que levava farinha de amêndoas na massa. Fui ao mercado e não encontrei pronta, tive que comprar as amêndoas e preparar em casa. Foi aí que pensei que muitos de vocês não saberiam como preparar e acabariam desistindo da receita. A razão desse post é que vocês não desistam da receita de amanhã, ou de qualquer outra que precise dessa farinha.
Vejam como é fácil:
1 – as amêndoas podem ser compradas como as da foto, sem a casca, mas com a pele, ou sem a pele, normalmente vendida em lascas que é bem mais caro.
Comece então tirando a pele das amêndoas:
2 – numa panela coloque um pouco de água e leve ao fogo para ferver. Quando levantar fervura desligue o fogo e adicione as amêndoas deixando-as repousar durante uns 10 minutos.
3 – escorra as amêndoas e retire a pele. Para que a pele saia, você pode pressionar levemente as amêndoas com os dedos, como fazemos ao descascar amendoim, ou colocar no centro de um pano seco e limpo e esfregar o pano com uma certa pressão. Nem todas sairão, e você precisará tirar com os dedos. Eu acabo fazendo com os dedos, até porque o pano normalmente fica manchado e dá mais trabalho limpar o pano do que tirar a pele com os dedos.
4 – transfira as amêndoas sem pele para uma assadeira e leve ao forno preaquecido a 200ºC por apenas 5 minutos. A intenção é apenas de secar e não torrar as amêndoas. Deixe esfriar.
5 – bata as amêndoas no processador ou mesmo no liquidificador aos poucos até formar uma farinha grossa. É importante cuidar para não bater demais, para não virar uma pasta.
Você pode guardar no refrigerador em pote bem vedado por até 3 ou 4 dias.
Abraço,
Alessandra
amei essa dica, pois pago r$ 40,00 no quilo da farinho de amêndoa. BEIJINHOS