

Todos os cozinheiros e chefs um dia começaram sua aventura na cozinha. Sim, aventura, pois cada dia é uma surpresa, uma descoberta, e às vezes um susto. Todos já ficaram frustrados por alguma receita que deu errado, um bolo solado, uma carne que passou do ponto, um arroz salgado demais… A vida na cozinha é assim, mas a medida que você vai experimentando também vai aprendendo e percebendo que não é tão difícil quanto parece.
Se você ficar inseguro, lembre da primeira vez que tentou andar de bicicleta, ou então quando sentou pela primeira vez na frente do computador e achou que poderia destruir o coitado e todo o seu conteúdo num toque. É claro que você deve ter caído da bicicleta, mas levantou, e quando percebeu já dava uma corridinha, soltava uma mão, as duas, andava de pé ou até já saltava. Aí caiu novamente… Assim é na cozinha, você vai aprendendo, se soltando, experimentando, e quando percebe o medo passou, e você já está se arriscando. Essa é a melhor coisa da vida! Tente! Você consegue!!!
Pra te ajudar vou listar algumas dicas que eu uso e que sempre me ajudam. Tenho certeza que vão te ajudar também:
– comece escolhendo receitas fáceis, assim fica mais difícil errar. Você não tentou soltar as mãos do guidão da bicicleta no dia em que começou a andar né? Aqui no blog tem uma categoria todinha só com receitas fáceis – clique <<AQUI>> e se inspire!
– preste muita atenção nos ingredientes e antes de começar a preparar reúna todos numa bancada, mesa ou apoio que tiver perto do lugar onde irá preparar;
– deixe todos os ingredientes cortados antes de começar a preparar. Já pensou no meio do preparo se dar conta de que está na hora de colocar os tomates e você sequer lavou ou picou? A correria será enorme e a chance de você queimar algo é bem grande – vai por mim.
– muito cuidado com as quantidades. A melhor maneira de medir os ingredientes é usar medidores. Vá até o mercado ou até lojas de R$1,99 e compre um copo medida que é super barato e nele você encontra várias medidas ( líquidos – em ml; xícaras; peso de farinha/açúcar/arroz). Sai mais barato do que perder os ingredientes por errar na medida. Eu até já fiz um post sobre isso. Vale dar uma olhadinha: <<AQUI>>
– muitos sites e blogues publicam fotos das receitas. Procure testar receitas assim, por incrível que pareça, isso facilita muito e você consegue saber como deve ficar o prato pronto. Assim também fica mais fácil saber se você vai gostar ou não da receita.
– se o prato tiver que ir ao forno, fique sempre atento. Fornos são diferentes e muitas vezes instáveis, acompanhe o cozimento para verificar o andamento. Se você ligar o timer e deixar o tempo correr, pode se deparar com um alimento bem dourado ou até um carvãozinho dentro do seu forno. Se liga! Cozinhar precisa de atenção e dedicação, mas também não precisa ficar sentado na frente do forno. Pode piscar, ir ao banheiro rapidamente, mas não esqueça de voltar.
– fazer dois ou três pratos juntos dificulta muito o trabalho. Tudo deve estar sincronizado para ficar pronto junto, e isso exige um pouco mais de experiência. Comece com pratos únicos, aí você se concentra mais e dificilmente erra. Aqui no blog tem várias sugestões, é só olhar <<AQUI>>
– examine atentamente a receita. Receita sem erro é aquela que descreve todos os passos, incluindo os detalhes mais bobos. Sabe aquelas receitas que escondem truques? Dificilmente dão certo, e na maioria das vezes a pessoa que passou já sabia disso. Teve preguiça de explicar tudo ou achou que você tivesse bola de cristal para adivinhar. Se você não tiver esses poderes, muito menos experiência, procure sites e blogues que tenham a preocupação em descrever tudo. Aqui no blog eu tento fazer isso, mas se você ainda assim tiver alguma dúvida, escreva pra mim que eu te respondo.
– por fim, não desista se algo der errado, como eu falei, quem tá na chuva é pra se molhar… Olha só o que aconteceu comigo esses dias:
Já era a segunda vez que fazia esse bolo, tem alguma coisa errada na receita, mas eu vou descobrir e volto aqui para postar minha vitória.
Se você tiver alguma dúvida ou então alguma dica para compartilhar, deixe um comentário aí embaixo, ou escreva pra mim. Eu fico toda feliz, e respondo sempre!!!
Abraço
Alessandra
Legal Alessandra! Sou uma negação na cozinha, acho que por medo de não fazer certo ou ter alguém sempre tirando onda, mas admiro quem sabe cozinhar e agora que terei minha própria casa, quero melhorar nessa parte! Obrigado e espero voltar com boas notícias.
Afonso!
Eu era uma negação na cozinha, não fazia nada mesmo. Depois fui me aventurando aos poucos, tomando coragem e gosto pela coisa. A dica é ir com vontade, seguir a receita direitinho, separar os ingredientes antes de começar e curtir o momento e os resultados.
Feliz casa nova pra você e bem-vindo a cozinha! Não deixe de mandar notícias e também de perguntar se precisar de ajuda.
Beijos
Tô curtindo muito seu blog, parece que ele é feito pra pessoas que de fato não têm muita noção de cozinha. Acho que vai ser ele que vai me fazer finalmente passar a cozinhar e comer direito. Continue escrevendo 🙂