

Muitas vezes acontece de ler uma receita e desistir do seu preparo por ler uma expressão e não saber o que significa. Então hoje, resolvi detalhar aqui, alguns dos termos mais usados na culinária do dia a dia que é o principal foco do blog. Espero que ajude!
Al dente – quando os alimentos são cozidos apenas o suficiente para amaciar o alimento, mas mantendo certa resistência à mordida. Essa expressão é muito usada para massas, arroz e legumes.
Banho-maria – cozinhar lentamente, aquecer, manter aquecido ou derreter um alimento colocando-o dentro de um recipiente que possa ficar dentro de outro que contenha água quente ou fervida.
Descansar– deixar o alimento em repouso.
Dessalgar – retirar o excesso de sal e tornar o alimento próprio para o consumo. Ocorre no caso de alimentos conservados com o uso do sal, como o bacalhau ou a carne seca. Eu já fiz posts que ensinam como dessalgar tanto o bacalhau como a carne seca.
Dourar – deixar determinado alimento no forno, ou no fogão, até que atinja uma cor dourada.
Empanar – passar os alimentos por ovos batidos e cobrir com ingrediente granulado (geralmente farinha de trigo e de rosca) para formar uma crosta após a fritura.
Escaldar – mergulhar em água fervente, ou despejar água fervente sobre determinado alimento. É muito usado para manter a cor e interromper o cozimento de verduras, e legumes. Além disso, é usado em algumas receitas de pães ou roscas, sobre a farinha, polvilho e até o fermento.
Gratinar – tostar a superfície de um alimento no forno, grill ou óleo, normalmente em alta temperatura até que se forme uma crosta.. Para obter esse efeito, normalmente são salpicados, queijos, farinha de rosca, manteiga ou ovos.
Grelhar – cozinhar o alimento na frigideira ou em grill elétrico sem ou com pouquíssimo óleo.
Refogar – cozinhar as verduras em pouca gordura e fogo baixo de modo que amoleçam sem ganhar a coloração de fritura.
Marinar – deixar um alimento umedecido ou mergulhado em líquido ou molho para propiciar mais sabor e tempero. Pode ser usado também para amaciar carnes, aves e peixes.
Picar – reduzir o alimento a pedaços bem pequenos.
Reduzir – ferver algum alimento para fazer evaporar o excesso de líquido, encorpando o molho e intensificando o sabor.
Regar – umedecer o alimento com algum líquido, molho, gordura para evitar o ressecamento.
Untar – espalhar manteiga (ou óleo – quando não se indica, é a manteiga) em recipientes e formas para evitar que o alimento grude.
Fontes: Chefs – Segredos e Receitas – Editora Melhoramentos; Larousse da Cozinha Prática
Se você tiver alguma dúvida ou sugestão para adicionar, envie abaixo através do formulário de comentários. Serão todas muito bem recebidas.
Abraço
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!