

Muito conhecido como o Mago da Cozinha pelo quadro exibido no Fantástico, o Chef Felipe Bronze que comanda o Restaurante Oro no Rio de Janeiro, esteve em Porto Alegre no útlimo dia 12, e eu presenteada pelo maridex, fui lá conhecer de perto as delícias por ele preparadas com muita criatividade e técnica.
Eu preciso falar para vocês que fui com uma ideia na cabeça, imaginava que estaria diante de uma estrela da TV, um cientista maluco, do tipo fechado e arrogante. Mas para minha grata surpresa, fiquei encantada com a simplicidade, o carisma, o conhecimento e a técnica do Chef Felipe Bronze.
Neste workshop, ele fez a montagem de três pratos incríveis, uma entrada com açaí salgado, um prato super criativo chamado praia, que pra mim foi o mais impressionante pois demonstrou a essência do trabalho dele, e por último, uma homenagem aos gaúchos, com uma releitura poética do arroz carreteiro e a costela gaúcha. Um verdadeiro show!
A entrada montada logo no início do workshop, impressiona pelo colorido, e pela mistura de ingredientes. O sabor infelizmente eu não pude conferir, mas ela fazia parte do cardápio do jantar que foi servido na noite do workshop. Infelizmente (novamente) não pude conferir, pois tinha outro compromisso.
Vejam os ingredientes da entrada: açaí, suco de limão siciliano, cumaru ralado, açúcar, vinagre de jerez, sal, banana confit, foie gras, e tapioca em flocos.
O prato praia, é uma montagem e releitura dos petiscos oferecidos na orla carioca. Durante a montagem ele nos contava sobre suas memórias da infância e como tudo isso se reflete no trabalho.
Nesta montagem não faltou nada, espetinho de queijo coalho, espetinhos de camarão frito montado sobre “areia” (afinal, segundo ele, na praia venta e claro que tinha areia nos espetinhos) Alguém discorda?
Além disso, o peixinho frito. Desculpem os cariocas, esqueci o nome do peixe. E para terminar, mate com limão (esse eu provei)
O mais interessante do trabalho dele, é que a forma de apresentar é extremamente criativa, mas o sabor, é o mais impressionante de tudo. Toda aquela tecnologia que parece mais um laboratório do que uma cozinha, são peças fundamentais para garantir o sabor apurado e único dos alimentos.
Na imagem acima, eu destaco a mini havaiana, usada na montagem do prato praia para fazer a famosa pegada encontrada em todas as praias brasileiras. Ficou muito fofo! Pena que a imagem do prato praia, só pode ser feita no final do workshop, e algumas coisinhas já não estavam tão perfeitas. Vale dizer que no restaurante o cuidado na entrega do prato é extremo com detalhes criativos que surpreendem o cliente.
No último prato, a homenagem aos gaúchos – arroz carreteiro e costela. Um verdadeiro show!!! Vejam as imagens do preparo que inclui um defumador, pois a carne é assada à vácuo por 24 horas a 78ºC, o que confere uma maciez fantástica sem perder o aspecto rosado da carne. Para dar a crocância externa, o Chef usou muito azeite e maçarico, o que realça o sabor. Para finalizar, o defumador que proporciona não só o cheirinho da lenha/carvão, mas também a própria fumaça, mais do que típica dos churrascos gaúchos.
O resultado final, com direito a gema de ovo bem molinha sobre o carreteiro:
Adorei!
Obrigada maridex pelo presentão.
Alessandra
Maravilhoso o seu relato.
Poderia me ajudar a conseguir onde posso encontrar um defumador deste?