

Se há alguns meses alguém chegasse pra mim e dissesse que eu comeria, e ainda por cima diria que alguma receita com moranga seria gostosa, eu responderia na hora – NUNCA! Mais uma vez o ditado que fala que nunca podemos dizer nunca, está pra lá de certo. Eu provei no Rio de Janeiro um bolinho de carne seca com moranga, fiz cara feia pra provar e depois da primeira mordida não queria comer outra coisa. Ô trem bom esse!
Imagem <<DAQUI>>
Depois das férias então, resolvi pesquisar na internet se achava alguma receita com carne seca e moranga. Não demorou muito e encontramos uma receita de escondidinho que ainda levava catupiry. Me apaixonei na hora e no dia seguinte adivinha o que saiu para o almoço?
A combinação é tão gostosa, mas tão gostosa que já repetimos outras vezes e eu acredito que essa é uma das receitas que mais gostamos. Vale experimentar com certeza!
A receita original é do site Tudo Gostoso, mas nós fizemos algumas alterações pra deixá-la ainda mais gostosa.
Ingredientes:
– 500g de moranga, ou abóbora moranga como é mais conhecida;
– 1 colher rasa de sobremesa de sal;
– 200g de creme de leite; (1 caixinha)
– 1 colher de sopa de manteiga;
– 2 colheres de sopa de azeite;
– 1 cebola pequena, ralada ou picada bem fininha;
– 400g de carne seca dessalgada e cozida;
– 3 tomates picados;
– 1 colher de chá rasa de sal;
– 250g de catupiry;
– 6 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
Modo de Preparo:
Cozinhe a moranga picada sem a casca até que esteja bem macia. Escorra a água e amasse com um garfo ou passe no processador até que fique bem cremosa.
Adicione o sal – 1 colher rasa de sobremesa de sal, e o creme de leite. Misture bem e reserve.
Para a carne, você vai precisar dessalgar, cozinhar e desfiar, e para fazer isso, eu já publiquei um post dando todos os detalhes para que você consiga fazer esse processo sem mistérios. É só clicar <<AQUI>> para ver como.
Agora, se você está morrendo de vontade de comer e não quer ter o trabalho de dessalgar, cozinhar e desfiar a carne, muito menos quer esperar o tempo necessário para este processo, vá até o supermercado e compre acarne seca prontinha. Eu não tinha experimentado, mas agora já usei duas vezes e adorei o resultado. Você só precisa abrir a embalagem e escorrer o liquido. Ela está pronta para usar.
Bom, com a carne pronta, seja ela preparada por você ou comprada pronta, agora é só pegar uma frigideira grande ou panela, colocar a manteiga e o azeite e fritar a cebola até que ela fique bem dourada.
Depois acrescente a carne seca e frite rapidamente.
Adicione o sal e também os tomates picados. Cozinhe por uns 10 minutinhos, o suficiente para que os tomates desmanchem um pouco, mas não deixe secar ao ponto de ter que adicionar água. O interessante é que fique mais sequinha, pois o creme da abóbora já é bem líquido.
Com a carne pronta é só partir para a montagem do prato.
Eu faço uma camada de creme de moranga. Uso a metade do creme e reservo o restante.
Aí coloco a carne, e por cima dela todo o catupiry. Mas é importante espalhar o catupiry por toda a travessa. Se você não fizer isso, apenas alguns sortudos vão comer com o catupiry e os demais ficarão chupando o dedo. Isso é maldade!
Depois, coloque o restante do creme de moranga e por último espalhe o queijo parmesão.
Dica: você não precisa untar o refratário se ele tiver fundo grosso, mas se você usar uma forma de alumínio, com fundo fininho, o bacana é passar um pouco de óleo ou manteiga para não grudar no fundo.
Use uma travessa grande, essa receita é para 5 pessoas, mas se você servir com acompanhamentos (o arroz fica perfeito) e ainda servir saladas, até 6 pessoas comem bem. Mas dá também pra fazer um charme e servir em porções individuais.
Leve ao forno preaquecido a 180ºC (forno médio) por uns 15 ou 20 minutos. É só o tempo de aquecer tudo, aí começa a borbulhar e se você gostar, dar uma gratinada no queijinho.
Bom apetite!
Rendimento: 5 a 6 pessoas
Fonte: Site Tudo Gostoso – clique <<AQUI>> para ver
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Acompanhem o site também pelas redes sociais:
Alessandra eu amo abóbora (moranga) de paixão e sempre fazemos em casa principalmente com carne seca. Adoro fazer purê de abóbora com carne seca.
Dica mineira rs: Quando colocar a abóbora para cozinhar jogue um pouco de açúcar nela e tenho certeza que você vai ficar ainda mais apaixonada
Bjs
Cris
Oi, Cristina, estou descobrindo que eu era a única que não gostava…hahahaha Antes tarde do que nunca né?
Beijos
Olá Alessandra, parabéns pelo blog.
Já fiz uma receita de escondidinho parecida com a sua, mas estou em duvida com relação a quantidade. Da outra vez foi minha mãe quem dessalgou e desfiou a carne, e infelizmente ela não esta mais presente para eu tirar a duvida com ela. Espero que possa me ajudar…
Vou fazer o prato para 5 pessoas que comem bem (rs), eu cozinho/dessalgo 1/2kg de carne seca, ou x kilo para chegar a 1/2kg desfiado?
Adorei a “idéia” do catupiry….
Esses dias uma amiga passou um vídeo que mostra que da pra desfiar frango com uma boa batedeira, não sei se funciona para carne-seca.
Desde já agradeço a atenção.
Abraço,
Rebeca
Rebeca!
Nunca pesei para conferir, mas acredito que o peso não mude. Vou verificar na próxima vez.
Obrigada por compartilhar tua dúvida e desculpe não poder responder com certeza. 🙁
Beijos
Substitui a carne seca por frango. Ficou muuuuito bom.
Gostaria de saber se fica uma comida muito pesada.
Não fica não Aline!
Olá Alessandra, tudo bem? Acabei de conhecer seu blog e me apaixonei logo de cara. Parabéns.
Sobre a receita de Escondidinho de moranga com carne seca e catupiry, posso substituir o catupiry por requeijão? Ou então, me recomende um bom catupiry, porque os que achei nas prateleiras até hoje, era mais gordura vegetal do que qualquer outra coisa…
Obrigada e beijão.
Silvana.
Silvana!
Pode substituir sim, eu já fiz e ele ficou super gostoso. Achei mais leve inclusive.
Obrigada pela visita, espero mesmo que goste e aproveite muito. Se tiver alguma dúvida ou sugestão ou mesmo receita para compartilhar podes escrever que vou adorar.
Beijos
Alê
Ola. E para acompanhamento o que sugere?
Uma saladinha e um arroz.
Olá Alessandra , gostaria de saber se consigo congelar ? Se depois a a abóbora não vai ficar com gosto de aguada . Obrigada
Oi! Eu congelei apenas uma vez e não senti diferença alguma. 😊😘
Peito de frango no lugar da carne seca seria uma opção de outra proteina, e colocamos o requeijão no lugar do catupity, fizemos aqui tempo atras e ficou muito bom tambem!
Nossa! Esse escondidinho é fantástico! Como eu não tinha catupiry disponível, fiz uma mistura de “Philadelphia” e requeijão…ficou super delicioso!