

Hoje é dia de Espanha! E quando comecei a pesquisar e vi essa receita, achei que seria bem interessante compartilhar aqui porque apesar do frio que anda fazendo aqui em solos gaúchos, o Brasil é um país de calor, com sangue caliente, como dos espanhóis.
Eu tive um tio, filho de espanhóis, e apesar de serem nascidos em outra região, por várias vezes ouvi ele comentar sobre essa sopa fria que a sua mãe preparava. Por falar nele, o prato espanhol que ele mais gostava e que sempre pedia para minha tia preparar eram as tortillas de batatas que eu na verdade acho meio sem graça.
Voltando ao gazpacho, encontrei um blog que chama Cultura Española, onde eles contam de maneira interessante um pouco sobre a origem desse prato que nos encantou com seu sabor. Vale a pena conferir lá porque qualquer coisa que eu escrevesse aqui seria quase um CTRL+C – CTRL+V e aí não seria bacana.
Pra vocês terem ideia, no dia que preparei fazia menos de 15ºC e mesmo assim achamos ótimo. E olha que gaúcho não é de gostar de nada frio, a propósito, é só lembrar do chimarrão: água quente, erva mate e chá – no inverno e no verão. Então se o gazpacho agradou gaúchos, vai agradar você também.
Ingredientes:
Para o gazpacho:
– 500g de tomates bem maduros picados; (com pele e sementes)
– 1 pimentão vermelho cortado em cubos;
– 1/2 pepino japonês cortado em cubos; (algumas receitas indicam retirar a casca)
– 1 dente de alho amassado;
– 1 fatia de pão italiano cortada em cubos; (pode usar o francês do dia anterior sem a casca)
– 1/2 xícara de café de azeite de oliva;
– uma pitada de cominho em pó;
– 1 xícara de café de vinagre de maçã;
– sal a gosto; (eu usei 1 colher de café)
Para a guarnição:
– 1/4 de cebola picada em cubos pequenos;
– 1 tomate picado em cubos pequenos;
– 1/2 pimentão vermelho cortado em pequenos pedaços;
– 1/2 pepino cortado em cubos pequenos;
– 1 fatia de pão italiano cortado em cubos;
Modo de Preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela e misture bem. Adicione água o suficiente para que fiquem cobertos. Tampe e deixe repousando por umas 2 ou 3 horas.
Passado esse tempo, retire os ingredientes da tigela, com o mínimo caldo que conseguir, mas não escorra pois você pode precisar desse caldo depois.
Bata no liquidificador e depois passe por uma peneira grossa. Se ficar muito grosso bata com um pouco do líquido do preparo. Mas só um pouco, pois o gazpacho deve ser bem cremoso.
Esse líquido é servido frio em pequenos copos de vidro. Em alguns sites falava em servir o gazpacho gelado, mas eu preferi servir em temperatura ambiente que já era bem baixa.
Para servir:
No prato dos convidados, normalmente uma tigelinha ou prato fundo, é servida guarnição e a pessoa coloca o gazpacho sobre ela somente na hora de saborear.
Rendimento: 4 a 6 porções como entrada.
Descobrindo mais:
Espanha, oficialmente Reino da Espanha, é um país situado na Europa meridional, na Península Ibérica. Seu território principal é delimitado a sul e a leste pelo Mar Mediterrâneo, com exceção a uma pequena fronteira com o território britânico ultramarino de Gibraltar; ao norte pela França, Andorra e pelo Golfo da Biscaia e ao noroeste e oeste pelo Oceano Atlântico e por Portugal.
Capital: Madri
Participações na Copa do Mundo: 13
Títulos: 1
Fontes:
Receita: Livro Cozinha do Mundo – Espanha – Ed. Abril Coleções, Blog Cultura Española, EuroResidentes
Pesquisa: Wikipédia , Site Oficial da Fifa
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!