

Eu sabia que da Grécia só podia vir receita boa! Só não imaginava que um dos pratos mais amados pelos turistas que voltam de lá, seria algo assim, tão cheio de energia. risos…
Os Gregos apreciam muito as comidas mais leves, e realmente eu fiquei curiosa quando li sobre Moussaká. Dizem que esse prato é também muito apreciado pelos Gregos que normalmente o preparam em ocasiões especiais. Isso se deve justamente por ser um prato mais pesado e também por ser bem trabalhoso. Mas vale dizer que todo o trabalho compensa, e muito!
Infelizmente a Grécia ainda está apenas nos meus planos e sonhos de viagens futuras. E por isso, sem muito conhecimento sobre a culinária de lá, pesquisei muito e pedi ajuda de dois amigos a quem quero agradecer: a Catia, mora nos Estados Unidos, mas já visitou a Grécia tantas vezes e tem tantos amigos lá, que já a considero quase uma grega. O Marco, ah… esse é um grego legítimo, e até me sugeriu outras receitas que em breve terei de testar.
Adorei tudo que vi, mas preciso dizer que Moussaká, virou um dos nossos pratos preferidos aqui em casa. O sabor é incrível, dá pra perceber cada tempero, um de cada vez, é uma experiência fabulosa.
Só preciso descobrir se os ares Gregos conseguem deixar ainda melhor…não duvido!
Ingredientes:
– 1 berinjela (450g aproximadamente)
– 3 batatas médias ; (450g aproximadamente)
– óleo para fritar; (1 xícara)
Para o molho de carne:
– 2 colheres de sopa de óleo;
– 1 cebola pequena picada;
– 500g de alcatra de cordeiro moída;
– 4 colheres de sopa de extrato de tomate;
– 1 colher de sobremesa rasa de sal;
– pimenta do reino a gosto;
– 1 colher de cafezinho de canela em pó;
– 1 colher de chá de açúcar;
– noz moscada a gosto;
Para o molho branco:
– 4 colheres de sopa de manteiga;
– 8 colheres de sopa de farinha de trigo;
– 4 xícaras de leite;
– sal a gosto;
– 2 ovos ligeiramente batidos;
– 2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
Montagem:
– 150g de queijo parmesão ralado;
- Você também vai precisar de um rolo de papel toalha;
Modo de Preparo:
Corte a berinjela em fatias finas no sentido do comprimento. Faça o mesmo com as batatas já descascadas.
Numa frigideira grande, coloque o óleo e leve para aquecer. Frite as fatias de berinjela até que fiquem bem douradas. Escorra em papel toalha. Reserve.
Antes de fritar as batatas, seque-as com papel toalha e logo após frite-as até que fiquem douradas. Escorra e coloque sobre papel toalha.
Arrume as fatias de berinjela e batatas sobre papel toalha e deixe algumas horas para que seque bem. Troque o papel toalha se ele ficar úmido.
Molho de carne:
Numa panela,coloque o óleo e frite a cebola até que fique dourada. Adicione a carne e frite até que mude de cor.
Acrescente o extrato de tomate e os temperos. Mexa para que os ingredientes se misturem. Deixe refogando até que a carne seque, como se fosse fazer pastel. Reserve.
Molho branco:
Em outra panela, coloque a manteiga para derreter em fogo médio, e logo em seguida acrescente a farinha misturando rapidamente até que um creme dourado se forme.
Adicione o leite aos poucos e mexa o tempo todo. Use um fouet que ajuda não empelotar. Logo em seguida ao leite, adicione os ovos batidos. Isso precisa ser feito enquanto o leite ainda estiver frio para não cozinhar os ovos e formar fios.
Continue mexendo e vá acrescentando o sal e o queijo parmesão. Prossiga no fogo até que fique bem cremoso, sem escorrer da colher. O ponto é como um brigadeiro, o creme precisa agarrar a colher e não escorrer.
Montagem:
Com todas as etapas prontas, chegou a hora da montagem da Moussaká.
Use uma forma ou refratário grande e fundo. Eu usei um prato de 30cm x 25cm x 6cm.
- Forre o fundo com fatias de berinjela.
- Polvilhe queijo ralado; (não é pouquinho, capricha)
- Faça uma camada de batatas;
- Polvilhe queijo ralado;
- Faça outra camada de berinjela;
- Outra de queijo parmesão;
- Mais uma de batata se ainda tiver.
- Coloque toda a carne numa única camada;
- Espalhe todo o molho branco; (fica uma camada grossa, mas é assim mesmo)
- Por último polvilhe queijo ralado.
Leve para assar em forno preaquecido a 230ºC por aproximadamente 20 ou 30 minutos. Ela precisa estar dourada como a foto.
Sirva quente e não frio como li em alguns sites. Informação quente de quem já comeu muita moussaká na Grécia.
Rendimento: 4 a 5 porções grandes.
Decobrindo mais:
Grécia, oficialmente República Helênica ou Helénica e conhecida desde a antiguidade como Hellas, é um país localizado no sul da Europa. O país está estrategicamente localizado no cruzamento entre a Europa, a Ásia, o Oriente Médio e a África. Tem fronteiras terrestres com a Albânia a noroeste, com a República da Macedônia e a Bulgária ao norte e com a Turquia no nordeste
Capital: Atenas
Participações na Copa do Mundo: 2
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Cozinha da Grega, Veja São Paulo, Cátia e Marco
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa;
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Tô amando as dicas! Vou testar o Moussaká, adaptando com carne de casca de banana. Quero oferecer pra um casal de amigos vegetarianos. Depois volto pra dizer como ficou.
Também vou fazer a receita original para os demais convidados.
Valeu a dica!
Obaaaa! Quero saber sim! Bom jantar
Fiz algumas modificações para a receita ficar menos calórica. Fico muito bom. Grelhei as berinjelas com um fio de azeite ao invés de fritar e cozinhei as rodelas de batatas com um pouco de sal ao invés de fritar. Achei que a quantidade de creme branco da receita foi demasiado. Da próxima vez vou fazer só a metade, vou deixar o molho de carne mais molhado e na hora de montar o prato vou experimentar intercala-lo com as batatas e a berinjela pra deixar o prato mais suculento.
Boa dica Renata! Tb já fiz com as berinjelas grelhadas e fica bom.