

Para falar sobre a receita de hoje eu preciso primeiro fazer uma pergunta: Existe algo mais inglês do que o chá das 5:00? Na minha opinião não… Logo que pensei na Inglaterra achei que precisava encontrar uma receita que tivesse a ver com este ritual. O costume é tão forte, que ficou conhecido pelo mundo todo, o que na minha opinião o deixa ainda mais glamouroso.
O problema é que eu acreditava que não seria nada fácil encontrar uma receita, cheguei até a imaginar que a comida em si, não faria parte do costume e que portanto não existiria uma receita específica.
Minha surpresa foi grande quando descobri que esses bolinhos simples, chamados scones, que podem ou não levar passas, são quase um símbolo e representam perfeitamente o tão conhecido chá das 5:00.
Fui atrás da receita e vi muitas variações e algumas invenções também. Mas quando encontrei essa receita não tive dúvidas que minha busca havia acabado.
E por falar nela, não é das mais fáceis de fazer embora pareça. Eu achei que não conseguiria, e acredito que minha massa tenha ficado um pouco mais mole do que deveria. Talvez por isso o formato dos bolinhos não se manteve tão redondinho quanto eu esperava. Mas o sabor é perfeito, incrível, e fica ainda melhor se degustado conforme as orientações dos ingleses, com muita geleia e creme. Bom apetite!
Ingredientes:
– 115g de uvas passas sem sementes; (1 xícara)
– 1 xícara de chá preto;
– 1 colher de sopa de rum escuro;
– 360g de farinha de trigo; (3 xícaras)
– 4 colheres de chá de fermento químico em pó;
– 100g de manteiga sem sal amolecida; (não é derretida completamente)
– 85g de açúcar; (1/2 xícara)
– raspas de casca de 1/2 limão;
– 2 ovos pequenos levemente batidos;
– 100ml de leite;
– 1 a 2 colheres de sopa de creme de leite;
– uma pitada de sal;
– uma pitada de açúcar;
– papel manteiga;
– margarina para untar;
Modo de Preparo:
Umas 5 horas antes de iniciar o preparo, coloque as uvas passas de molho na mistura de chá preto e rum. Tampe e deixe assim.
Passado o tempo de hidratação das uvas passas, peneire a farinha e o fermento juntos umas duas vezes. Reserve.
Na batedeira, bata a manteiga, o açúcar e as raspas de limão em velocidade baixa até que vire uma mistura espessa e cremosa.
Adicione lentamente os ovos levemente batidos (com garfo) e continue batendo.
Depois acrescente o leite, também aos poucos enquanto a batedeira continua trabalhando.
Fora da batedeira adicione a essa mistura, a farinha já peneirada com o fermento e mexa até que fique bem homogêneo.
Escorra bem as passas de uvas e adicione à massa misturando novamente. A minha massa ficou úmida, e eu acho que poderia ter adicionado um pouco mais de farinha até que a massa não grudasse mais nas mãos. Vou conferir na próxima vez, pois acho que seria mais fácil na hora de abrir e cortar a massa para assar.
Enrole a massa em filme plástico e leve ao refrigerador até o outro dia. Umas doze horas de refrigerador.
No dia seguinte, unte uma assadeira grande com um pouco de margarina e forre com papel manteiga. Unte também o papel manteiga e espalhe um pouco de farinha sobre ele. Só um pouquinho.
Preaqueça o forno em 210ºC.
Polvilhe um pouco de farinha sobre uma superfície lisa e abra a massa com um rolo até que ela atinja uma espessura de 2cm aproximadamente.
Use um cortador redondo de 6cm de diâmetro para cortar os bolinhos. Coloque-os na assadeira com o papel manteiga já untado e enfarinhado e vá adicionando os bolinhos, deixando um pouco de espaço entre eles.
Antes de levar ao forno, misture o creme de leite com as pitadas de açúcar e sal e pincele essa mistura sobre os scones.
Leve ao forno por uns 15-18 minutos, até que estejam dourados. Sirva quentinhos.
Rendimento: 10 bolinhos
Descobrindo mais:
Inglaterra (em inglês: England) é uma das nações constituintes do Reino Unido. O país faz fronteira com a Escócia ao norte e com o País de Gales a oeste; o Mar da Irlanda está a noroeste, o Mar Celta está a sudoeste, enquanto o Mar do Norte está a leste e o Canal da Mancha, ao sul, a separa da Europa continental. A maior parte da Inglaterra compreende a parte central e sul da ilha da Grã-Bretanha, no Atlântico Norte. O país também inclui mais de 100 ilhas menores, como as Ilhas Scilly e a Ilha de Wight.
Capital: Londres
Participações na Copa do Mundo: 13
Títulos: 1
Fontes:
Receita: Livro Chefs Segredos e Receitas – Editora Melhoramentos
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa, Jornal Hoje
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!