

Quando vi a lista dos países participantes da copa do mundo e vi que a Croácia estava na lista, fiquei mais ou menos tranquila, pois achava que seria bem fácil encontrar uma receita típica. Engano meu…pesquisamos muito e sim, encontramos os tais pratos típicos. Mas a maioria deles é feita com ingredientes que não encontramos por aqui. Um dos pratos, o smudj, é feito com peixe, e essa espécie (lucio, poleiro) não encontramos de maneira alguma por aqui. Outras receitas? Faltavam também alguns ingredientes “originais”. Sim, pra nós não adianta fazer parecido ou quase igual, neste desafio nosso objetivo é reproduzir as receitas da mesma forma que as originais. Então continuamos a luta – pesquisa…
Foi aí que maridex encontrou uma torta muito apreciada por lá, uma torta representativa da Croácia, com ingredientes que encontramos aqui… BINGO!!! Essa é a receita! Bolo Imotski!!!
Ingredientes:
Para a massa:
– 200g de farinha de trigo; (1 e 1/2 xícara)
– 120g de manteiga sem sal, cortada em cubinhos pequenos, em temperatura ambiente;
– 60g de açúcar; (umas 5 colheres de sopa)
– 1 gema;
Para o recheio:
– 5 ovos;
– 250g de açúcar; ( 1 e 1/2 xícara)
– 100ml de licor maraschino;
– casca ralada de 1 limão;
– 10g de açúcar com baunilha; (você encontra nos mercados junto com os fermentos)
– 250g de amêndoas; (eu usei lâminas de amêndoas)
Modo de Preparo:
Massa:
Misture todos os ingredientes e no final amasse com as mãos para que fique uma massa lisa. Não dá pra amassar muito, pois ela começa a umedecer e aí seria necessário adicionar mais farinha.
Coloque a massa num saco plástico e leve ao refrigerador por uns 30 minutos.
Recheio:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até que forme um creme com espuma.
Adicione o licor, a casca do limão ralada e o açúcar com baunilha. Bata novamente.
Fora da batedeira adicione as lâminas de amêndoas e misture.
Montagem:
Unte uma forma para torta ou com fundo removível com manteiga ou margarina. Ela precisa ter uns 35 ou 40cm de diâmetro, e uns 7 ou 5 cm de altura. Quanto maior for a base, menor precisa ser a altura.
Forre o fundo e as laterais da forma com essa massa. Reserve um pouquinho da massa (pode ser as sobras) para decorar.
Coloque todo o recheio sobre a massa.
Use a sobra da massa para modelar rolinhos e formar um quadriculado sobre a massa. Eu fiz, deu o maior trabalho e as tiras acabaram afundando. ?????? Não consegui saber o que houve!!
Coloque um papel alumínio sobre a torta e leve para assar em forno preaquecido a 200ºC por uns 40 ou 50 minutos. Retire o papel alumínio quando completar uns 35 minutos de cozimento. A massa e o recheio devem estar dourados, sem queimar.
Abra o forno e deixe a torta por uns 10 minutos dentro dele.
Rendimento: 1 torta
Descobrindo mais:
A Croácia, oficialmente República da Croácia (em croata: Hrvatska) é um país europeu que limita ao norte com a Eslovénia e Hungria, a nordeste com a Sérvia, a leste com a Bósnia e Herzegovina e ao sul com Montenegro. É banhado a oeste pelo mar Adriático e possui uma fronteira marítima com a Itália, no golfo de Trieste.
Capital: Zagreb
Participações na Copa do Mundo: 3
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Folha de Pernambuco, Cozinha do Céu, Chef Luiz da Rocha;
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa;
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Bom, com esta receitinha vc me fez lembrar de um grande amigo da família que o conhecemos em Bolivia, para ser mais exacta na divisa entre guajara-mirim ( Bolivia) y Guayara-mirim (Rondônia) ele se chamava Nino Nincevich e eu me tornei muito amiga de sua filha Olga, raríssimas vezes provei este bolo, mas pelo que eu consigo me lembrar, a maioria das vezes era feito com amendoas, e creio que apenas duas vezes comi feito com cerejas, agora vendo tua receita pairou uma dúvida na minha cabeça qual das duas é a verdadeira ou seja mais tradicional?
De antemão muito obrigada por tudo e principalmente por compartir a receita é me fazer recordar momentos maravilhosos daminha vida
Obrigada por compartilhar sua história. Fico muito feliz ao ler os comentários e saber que de certa forma, as receitas que publico aqui com tanto carinho, levam um pouco desse sentimento e provocam tantos outros.
Muito, mas muito obrigada mesmo!
Abraço