

Eu estava prestes a fazer uma sopa típica, (sopa de batatas com coalhada) mas era tão simples que eu estava desanimada. Nesse desafio além de trazer receitas diferentes e típicas dos países participantes da Copa do Mundo, eu estou em busca de receitas que surpreendam…
Mas confesso também que o fato de ter encontrado uma sopinha bem gostosinha, com sabor já conhecido e preparo simples, também me agradavam já que eu tinha um pouco de “medo” do que poderia encontrar. Alguns países tem uma culinária um tanto quanto peculiar, e eu não sabia o que esperar.
Motivada pelo meu desânimo e empurrada pela minha mãe que está bem motivada com o desafio e tem me ajudado muito com as receitas e com as meninas, pesquisei mais um pouco e encontrei o Burek – a comida mais apreciada por lá. Feliz da vida corri atrás de receitas, comparei uma com a outra e cheguei a esta receita que nos deixou de “queixo caído” pelo sabor e aparência incríveis. Pode parecer complicado fazer, mas isso não é verdade, se você puder contar com alguma ajuda como eu tive da minha mãe, fica bem fácil.
Fiquei muito feliz em poder compartilhar a receita do Burek, que nada mais é do que carne moída, envolta por massa filó, enrolada como caracol e assada.
Parece que você está comendo uma linguiça caseira e saborosa, envolta pela massinha fina e crocante que te leva para mais um e outro e outro pedaço.
Mais uma receita imperdível! Acredite!!!
Ingredientes:
– 300g de massa filó; (você encontra no setor dos congelados no mercado)
– 500g de carne bovina moída;
– 1 cebola picadinha;
– 1 batata média crua ralada no ralo grosso;
– 1 colher de chá de pimenta do reino;
– 1/3 de xícara de água quente;
– 1/2 colher de sopa de sal;
– azeite para untar e pincelar;
Modo de Preparo:
Antes de começar, retire a massa do freezer e deixe em temperatura ambiente por mais ou menos 30 minutos. Ou siga as instruções da embalagem.
Numa tigela coloque todos os ingredientes do recheio: a carne crua, a cebola, a batata, a pimenta, a água quente e o sal. Misture muito bem e reserve.
Unte uma forma de pizza com azeite.
No meu caso, a massa filó estava cortada em várias folhas retangulares pequenas. Eu coloquei o recheio em cada uma e fui enrolando a massa e colocando na forma como um caracol. (vou explicar em detalhes)
- abra uma folha de massa sobre uma superfície lisa;
- pincele azeite sobre toda a superfície da massa;
- coloque uma tira de carne numa das pontas da massa;
- enrole a massa e pressione um pouco para que fique bem firme;
- coloque a primeira tira no centro da forma como se começasse a desenhar um caracol;
- repita com as demais massas e vá seguindo o desenho;
- pincele toda a superfície do caracol com azeite;
Depois é só levar ao forno preaquecido a 180ºC e asse por aproximadamente 30 minutos, ou até que a massa fique dourada como na foto.
Corte fatias como as de pizzas, e sirva. Eles costumam servir com iogurte natural que é colocado sobre a massa. Fica beeeem bom!
Rendimento: 6 porções
Descobrindo mais:
Bósnia e Herzegovina (ou de forma abreviada Bósnia, em servo-croata Bosna i Hercegovina ou Босна и Херцеговина) é uma república federal dos Balcãs, resultante da dissolução da Jugoslávia, limitada a norte e oeste pela Croácia, a leste e a sul pela Sérvia, e a sul pelo Montenegro, dispondo ainda de uma minúscula extensão de litoral, no Mar Adriático. É composta por duas entidades politicamente autônomas, a Federação da Bósnia e Herzegovina (federação croato-bosníaca) e a República Sérvia (também conhecida como República Srpska, que não deve ser confundida com a Sérvia propriamente dita).
Capital: Sarajevo
Participações na Copa do Mundo: 0
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Radio Free Europe, Whats4eats, Internet Nations;
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Mensagem
Alessandra, muito legal a receita. Já comi Burek no leste europeu e finalmente decidi tentar fazer aqui. Parece bem simples. Vou tentar fazer mas queria algumas dicas. Posso dar uma leve cozida nos ingredientes antes? Vi algumas outras receitas onde usam yogurt grego junto com os ingredientes e queria saber sua opnião?! Será que dá certo?
Obrigado desde já e Parabéns pela receita!!!!!
Richard!
Eu não aconselho cozinhar antes, a carne crua dá mais liga e isso é super importante na montagem do burek. Não te preocupa que nada fica crú, tudo cozinha perfeitamente e ele fica como uma linguiça. Aqui somos chatos com cebola, não usamos em quase nada, e eu tinha medo de sentir o gosto forte por usar crua, isso também não aconteceu. 😉 Pode fazer tranquilo que eu acredito que vai gostar.
Quanto ao uso do iogurte, acho que podes usar sim, a consistência é diferente, mais cremosa, mas acho que pode ficar bom.
Se eu puder te fazer um pedido, gostaria muito que me dissesse o que achou e se tudo deu certinho. Isso me ajuda muito a melhorar o blog e claro, fico super feliz quando tudo dá certo.
Abraço
Pensei que Burek fosse um prato típico da Argélia.