

Pensando numa receita para representar os Estados Unidos no desafio, lembrei da expressão: “as american as apple pie” ou seja, tão americana quanto uma torta de maçã. Se eles usam essa expressão para se referir a qualquer coisa que seja característico dos Estados Unidos, pra mim isso disse tudo, e lá fui eu, correr atrás de uma receita fantástica de apple pie, feita por lá.
Tive sorte, achei essa receita que apesar de ter sido a minha primeira torta de maçã, (eu nunca tinha comido uma torta de maçã) com certeza é a melhor. risos
A receita dá um pouquinho de trabalho, principalmente a primeira vez, em que são muitos os detalhes a observar, mas depois de provar, você até esquece e pensa que nem foi tão difícil assim. Vale muito fazer!
Ah! Uma dica, ela está perfeita para ser servida meia hora depois de assada. Aí ela não está tão quente e ainda está cremosa, hummmm…me dá água na boca só de lembrar…
Ingredientes:
Para a massa:
– 2 xícaras de farinha de trigo;
– 3 colheres de sopa de açúcar;
– 1/2 xícara de margarina sem sal;
– 3 colheres de sopa de manteiga picada;
– 6 colheres de sopa de água gelada;
Para o recheio:
– 2 maçãs verdes; (350g)
– 4 maçãs vermelhas; (eu usei a pink lady) (800g)
– suco de 1 limão;
– 2/3 de xícara de açúcar mascavo;
– 1/4 de xícara de açúcar cristal + 1 colher de sopa para a cobertura;
– 3 colheres de sopa de amido de milho;
– 1 pitada de noz moscada;
– 1/2 colher de chá de canela em pó;
– 1 ovo;
– 1 colher de sopa de manteiga em pequenos cubos;
– 2 colheres de chá de manteiga amolecida para untar as forma;
– 4 colheres de sopa de farinha de trigo para untar a forma;
Modo de Preparo:
Para a massa:
Numa tigela, coloque a farinha de trigo e o açúcar. Misture.
Adicione a margaria e misture novamente.
Coloque então a manteiga em pedacinhos pequenos, e comece a trabalhar a massa com as mãos para que a manteiga desmanche e forma uma massa que esfarela.
Acrescente aos poucos as colheres de água gelada e continue trabalhando com as mãos até que fique uma massa lisa.
Divida em duas partes iguais, coloque em saquinhos plásticos e leve ao refrigerador por uns 30 minutos.
- Se você tiver processador em casa, pode usar para fazer a massa. Aí é só colocar os ingredientes com exceção da água e bater até que forme uma massa em pedaços, que esfarele. Use o pulsar, ou ligue e desligue o motor para esta primeira etapa. Depois, com o motor ligado, acrescente água aos poucos até que a massa desgrude das laterais. Tá prontinha!
Para o recheio:
Descascar as maçãs, retirar o miolo e as sementes e cortar em fatias finas e pequenas. Coloque numa tigela ou bacia grande. À medida em que for cortando, coloque sobre as maçãs picadas o suco de limão e misture de vez em quando para que não escureçam.
Em outra vasilha, misture o açúcar mascavo, 1/4 de xícara de açúcar cristal, amido de milho, canela e noz moscada.
Em outra tigelinha, bata o ovo e 1 colher de chá de água.
Montagem da Torta:
Unte com manteiga amolecida (2 colheres de chá) o fundo e as laterais de uma forma para a torta, (eu usei uma de porcelana de 35cm de diâmetro). Sobre a manteiga polvilhe as 4 colheres de sopa de farinha de trigo.
Retire 1 parte de massa do refrigerador e abra com um rolo de massa até que fique grande suficiente para que cubra todo o fundo, as laterais e ainda sobre um pouco de massa nas bordas da forma. (foto)
Importante: para abrir a massa é necessário polvilhar a superfície com farinha e polvilhar também o rolo com farinha. Não polvilhe farinha na massa.
Com ajuda do rolo pegue a massa e transfira para a forma. Enrole uma ponta da massa no rolo e levante o rolo com a massa da bancada. Posicione a massa de maneira que fique mais ou menos centralizada na forma e solte a massa do rolo.
Acerte bem as laterais do fundo, pois a massa normalmente fica um pouco afastada no encontro do fundo com as laterais da forma. Cuide para não furar a massa.
Pincele com capricho sobre toda a massa (fundos e laterais) a mistura do ovo e água.
Escorra as maçãs cortadas para que não fique suco do limão.
Coloque a mistura dos açúcares, amido, canela e noz moscada sobre as maçãs cortadas. Misture muito bem e transfira com cuidado todo o recheio para a forma já com a base de massa.
Coloque os cubinhos de manteiga (1 colher de sopa) sobre as maçãs para que fique bem distribuída. (foto)
Abra a outra parte de massa da mesma maneira que você fez com a primeira e coloque sobre a torta.
Para fechar a torta, você junta os dois excessos de massa que ficaram para fora da forma, enrola pra cima e deixa cair na borda de dentro da forma.
Para selar, passe um garfo sem apertar muito como se estivesse fechando pastel.
Pincele sobre toda a torta, o restante da mistura de ovo e água que sobrou.
Faça furos na massa com uma faca.
Coloque sobre uma forma para evitar respingos ou transbordamentos. A minha não aconteceu nada disso, tudo saiu limpinho, mas já ouvi falar de fornos bem sujinhos no final. 🙁
Cubra as bordas com tiras de papel alumínio para que elas não queimem.
Leve ao forno preaquecido em temperatura alta – 210ºC por aproximadamente 1 hora e 15 minutos, ou até que a massa esteja dourada e o recheio borbulhando (dá pra ver pelos furinhos na massa).
Importante: se você for usar forno elétrico que possua resistências controláveis em cima e em baixo, regule a de cima no médio e a de baixo no alto, caso contrário a massa vai dourar logo, mesmo sem estar assada.
O ideal é você ficar de olho no forno acompanhando o que estiver assando, aí fica mais difícil ter problemas. Isso vale para qualquer receita!
Quando você achar que está quase pronto, faltando aí uns 5 minutinhos, retire com cuidado o papel alumínio para que as bordas também dourem.
Retire do forno e deixe amornar para servir.
Essa torta também pode ser servida depois de fria, mas aí o ideal é aquecer rapidamente no micro-ondas. Uns 15 segundos para cada fatia normalmente são suficientes.
Descobrindo mais:
Estados Unidos da América (em inglês: United States of America), ou simplesmente Estados Unidos (United States), são uma república constitucional federal composta por cinquenta estados e um distrito federal. A maior parte do país situa-se na região central da América do Norte, formada por 48 estados e Washington, D.C., o distrito federal da capital. Localiza-se entre os oceanos Pacífico e Atlântico, fazendo fronteira com o Canadá ao norte e com o México ao sul. O estado do Alasca está no noroeste do continente, fazendo fronteira com o Canadá no leste e com a Rússia a oeste, através do estreito de Bering. O estado do Havaí é um arquipélago no Pacífico Central. O país também possui vários outros territórios no Caribe e no Oceano Pacífico. Com 9,37 milhões de km² de área e cerca de 309 milhões de habitantes, o país é o quarto maior em área total, o quinto maior em área contígua e o terceiro em população.
Capital: Washington
Participações na Copa do Mundo: 9
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Food Network, Nárwen’s Cuisine, Cinara’s Place, Fine Cooking;
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa;
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!