

Eu estava certa de que seria fácil encontrar uma receita original e representativa da Austrália. Tenho uma prima que mora lá, e logo apelei pra ela. Com boa vontade ela tentou ajudar, mas assim como algumas informações que nós buscamos na internet, nada era muito convincente, ou melhor, nada me tocava.
Então decidi prosseguir pesquisando, mas chega uma hora que você não consegue mais sequer enxergar as coisas que estão ali, na sua frente. Decidi então pedir socorro nas redes sociais, e felizmente logo fui presenteada com links de receitas e recados incentivadores que além de tudo, ainda chamavam outras pessoas a ajudar. Eu fiquei realmente tocada com todo o carinho e ajuda que recebi de pessoas amigas e de outras que sequer me conhecem. Uma corrente se formou e logo eu tinha a receita perfeita, aquela que havia tocado meu coração e que escolhi para representar a Austrália e também de certa forma presentear a todos que disponibilizaram seu tempo para me ajudar.
A receita é de um bolo bem simples, mas que é super tradicional na Austrália, a ponto de muitos se referirem a ele como bolo nacional australiano. O bolo na verdade é um pão de ló, bem simples e fácil de fazer, muito macio e saboroso. O toque especial está na forma como é servido, pois é cortado em pequenos cubos, que são envoltos por uma cobertura de chocolate e flocos finos de coco.
Veja então como preparar – lamingtons!
Ingredientes:
Para o bolo:
– 7 ovos;
– 225g de açúcar;
– 200g de farinha de trigo peneirada;
– 80g de manteiga sem sal derretida;
Para a cobertura:
– 100g de manteiga sem sal derretida;
– 400g de açúcar de confeiteiro peneirado; (impalpável)- (3 xícaras e 1/4)
– 115g de cacau em pó; (1 xícara)
– 100ml de água quente;
– 200g de coco ralado em flocos finos;
– 1/2 xícara de leite quente;
Modo de Preparo:
Para o bolo:
Preaqueça o forno em 180ºC , e unte uma forma retangular (30 x 22 cm) com margarina. Forre a forma já untada com papel manteiga e unte o papel com margarina também. Polvilhe farinha de trigo sobre toda a superfície untada. Reserve.
Derreta a manteiga no micro-ondas. Eu pico a manteiga em cubos grandes e programo uns 40 segundos em potência alta, que costuma ser o suficiente. Faça aos poucos porque isso pode variar muito conforme a potência do forno. Depois de derretida, reserve.
Na batedeira, bata bem os ovos com o açúcar. O tempo varia conforme a batedeira, o importante é que esteja um creme aerado com o dobro do volume original.
Adicione aos poucos a farinha e bata em velocidade mais baixa para que tudo fique bem misturado.
Desligue a batedeira e adicione a manteiga derretida que não deve estar quente. Misture bem, mas sem usar a batedeira.
Transfira para a forma untada e leve ao forno por uns 25 a 30 minutos. A massa deve ter crescido um pouco, deve estar dourada, e ao espetar um palito no centro do bolo, ele deve sair seco.
Retire do forno e deixe esfriar sobre o fogão ou bancada por uns 10 minutos. Passado esse tempo, retire o bolo com o auxílio do papel manteiga da forma e deixe esfriar por completo sobre uma grade que pode ser até uma grade do forno. Abra um pouco as laterais do papel para que o bolo fique livre.
Depois de frio desenforme o bolo sobre uma superfície plana e lisa e retire o papel manteiga.
Corte as extremidades do bolo, a casquinha bem fininha que se formou nas laterais e depois corte o bolo em pequenos cubos. Os meus ficaram com 2cm.
Coloque num prato ou pote com tampa e leve a geladeira enquanto prepara a cobertura. Mas o ideal é que o bolo permaneça refrigerando por pelo menos 2 horas.
Cobertura:
Derreta a manteiga da mesma forma como mencionei lá em cima. Reserve.
Na batedeira, coloque o açúcar de confeiteiro peneirado, o cacau em pó, a água quente e bata durante uns 5 minutos.
Depois, fora da batedeira, adicione a manteiga derretida e misture até que tudo esteja homogêneo.
Dica, truque, pulo do gato e confissão: Em metade das receitas que encontrei, o leite não estava na listagem dos ingredientes. Eu fiz assim! Mas a cobertura ficou extremamente grossa e ficou praticamente impossível passar a cobertura nos bolinhos. Ou ficava muito grosso, ou o bolo quebrava. Tive que respirar fundo pra não jogar tudo na parede (foi quase, mas abafa porque eu sou calminha). Quando já estava desistindo lembrei que minha chance estava na postagem de blogueiros que ainda adicionaram leite deixando a cobertura bem mais liquida. Sorte minha!
Então, caso sua cobertura tenha ficado muito grossa, adicione o leite quente e misture bem. Não desista pois a receita merece.
Para passar a calda nos bolinhos use um garfo e espete o bolinho na metade. Com uma colher, vá derramando cobertura até que todo o bolinho fique coberto. Deixe escorrer todo o excesso e só aí polvilhe coco ralado em todos os lados do bolinho.
Dica número 2: para que a cobertura permaneça quente eu coloquei a tigela com a cobertura dentro de outra que sempre mantinha com um pouco de água quente. Funcionou muito bem.
Dica número 3: eu coloquei o coco num potinho e separei um prato sobre o qual eu polvilhava o coco. Você verá que sempre escorre um pouco da calda enquanto você polvilha o coco e se cair sobre toda a quantidade de coco, logo você terá coco sabor chocolate e não conseguirá o resultado decorativo das imagens.
Deixe escorrendo sobre uma grade (pode ser até a do forno) ou coloque sobre uma forma ou prato grande. Se você colocar sobre a grade eles ficarão mais bonitos porque caso ainda escorra cobertura, ela não deformará o bolinho.
Depois disso eu ainda levei o bolinho ao refrigerador para que a cobertura fique firme ou endureça.
Boa sorte e bom apetite!
Rendimento: 48 pedaços
Descobrindo mais:
Austrália (em inglês: Australia), oficialmente Comunidade da Austrália, é um país do hemisfério sul, localizado na Oceania, que compreende a menor área continental do mundo (“continente australiano“), a ilha da Tasmânia e várias ilhas adjacentes nos oceanos Índico e Pacífico. O continente-ilha, como a Austrália por vezes é chamada, é banhado pelo oceano Índico, a sul e a oeste, pelo mar de Timor, mar de Arafura eEstreito de Torres, a norte, e pelo mar de Coral e mar da Tasmânia, a leste. Através destes mares, tem fronteira marítima com a Indonésia, Timor-Leste e Papua-Nova Guiné, a norte, e com o território francês da Nova Caledónia, a leste, e a Nova Zelândia a sudeste.
Capital: Camberra
Participações na Copa do Mundo: 3
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Travel Cnn, The Australian Women’s Weekly, About.com; Cozinhar é Preciso, Chocorango, Mowielicious;
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa;
Agradecimentos especiais aos amigos e amigos de amigos que ouviram meu pedido de socorro e ajudaram na pesquisa de receitas australianas e de outros países. Vocês foram demais!!! Obrigada: Sandra Reis, Carolina Pugliese, Michele Jacoby, Aninha Lazzarotto, Jaqueline Girardi-Pauly, Fabiana Campagna, Fernanda Dayrell, Tamires Vicentin, e Alex Martins.
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Comente! Adoramos a sua participação!