

Para encontrar uma receita típica da Argélia eu contei com a ajuda de uma amiga querida e famosa: Bárbara Saleh editora do portal Uma Mãe das Arábias. Logo que soube do desafio do Pilotando ela entrou em contato e disse que me ajudaria com uma receita argelina. Eu que não sou boba aceitei na hora.
Dias depois, recebi o link com essa receita maravilhosa de pudim de tâmaras, que testamos no último domingo. Simplesmente fantástica! Fácil demais de preparar, saborosíssima e elegante.
Eu acredito que pode ser uma ótima opção para as festas de final de ano, e embora não possa afirmar, acredito que os próprios argelinos sirvam essa deliciosa sobremesa em momentos especiais e comemorativos.
Obrigada Bárbara!
Aproveitem a receita, deliciem-se!
Ingredientes:
– 4 claras;
– 1 xícara de açúcar;
– 230g de tâmaras picadas sem caroço;
– 1 xícara de amendoim torrado, sem casca; (veja <<AQUI>> como torrar o amendoim)
– 1 xícara de amêndoas em lâminas;
Modo de Preparo:
Comece batendo as claras em neve e depois acrescente o açúcar, e bata até que fique como a imagem abaixo:
Acrescente a essa mistura, as tâmaras já picadas, o amendoim e as amêndoas em lâminas. Misture com uma colher.
Espalhe essa mistura numa forma redonda com furo no meio, de 30cm. Ela precisa estar untada com óleo.
Cubra com papel alumínio.
Leve ao forno preaquecido a 165ºC por uns 30 minutos. Retire o papel alumínio e asse por mais uns 5 ou 10 minutos. Você precisa espetar um palito no pudim, e se ele sair seco está pronto.
Abra o forno e deixe o pudim por mais uns 10 minutos dentro dele com a tampa aberta para que seque bem. Você vai perceber que ele vai encolhendo e soltando das laterais da forma.
Quando estiver frio, desenforme e sirva.
Rendimento: 8 a 10 porções aproximadamente
Descobrindo mais:
Argélia ou Algéria (em árabe: الجزائر, transl. al-Jazā’ir; em tamazight: Dzayer), oficialmente República Democrática e Popular da Argélia, é um país da África do Norte que faz parte do Magreb. Sua capital é Argel, no norte do país, na costa do Mediterrâneo. Com uma superfície de 2 381 741 km², é o maior país da bacia do Mediterrâneo e o mais extenso de todo continente africano, após a divisão entre o Sudão e o Sudão do Sul. Partilha suas fronteiras terrestres ao nordeste com a Tunísia, a leste com a Líbia, ao sul com o Níger e o Mali, a sudoeste com a Mauritânia e o território contestado do Saara Ocidental, e ao oeste com Marrocos.
Capital: Argel
Participações na Copa do Mundo: 3
Títulos: 0
Fontes:
Receita: Barbara Saleh, Food.com; Embaixada da Argélia;
Pesquisa: Wikipédia, Site Oficial da Fifa;
Acompanhe o site e mais detalhes sobre o Desafio da Copa do Mundo Pilotando um Fogão, através das redes sociais:
Alessandra
Não consegui desenformar sem quebrar. É normal?
Oi, Ju!
Não é normal não, eu desenformo super fácil aqui em casa. 🙁
Não sei o que pode ter acontecido, mas já tive problemas com formas mais velhinhas com amassados onde é mais difícil de untar e onde o próprio amassadinho dificulta na hora de desenformar. Eu agora só compro formas com antiaderente, e ganhei umas da Tramontina que nem precisam ser untadas. Eu super recomendo e isso não é jaba não, não ganho nada com isso $$$ falo porque realmente uso e amo.
oii! precisa ter amêndoas em laminas?
Oi, Brenda!
Se você tiver as amêndoas inteiras basta cortar em fatias bem fininhas. Beijos