

Parece mentira né? Catchup saudável? Pois é, eu pensei que daria certo e ficou perfeito! Minha filha de 6 anos jura que é catchup, mas na verdade, é cenoura, beterraba e algumas ervas que você encontra no quintal.
Essa receita surgiu do programa da Bela Cozinha do GNT. Eu comecei a assistir e achei bobinho, mas depois comecei a ver de outra forma e acabei virando fã, a ponto de passar a viagem até o Rio assistindo vários programas no avião.
Ela preparou um molho de beterraba para acompanhar uma massa integral e eu fiquei curiosa, pois a convidada, a Fernanda Torres, provou, e falou que realmente parecia molho de tomate. Eu sei que eles sempre fazem cara de quem gostou, mas a dela realmente me convenceu. A receita do molho de beterraba da Bela está <<AQUI>>
Eu achei que era uma maneira bacana de fazer a criançada comer cenoura e beterraba, mas achei que poderia tentar modificar algumas coisas e fazer a criançada trocar algo não muito saudável – o catchup, por algo que normalmente não comeriam e que é bem saudável. Então que tal fazer um catchup saudável para a criançada?
Ficou perfeito! Cor, textura e sabor. Mas o bacana é dar pra criança junto com o lanche, se ela provar é bem capaz de sentir o sabor da beterraba – criança é danada!
Ingredientes:
– 150g de beterraba descascada e cortada em cubos pequenos; (1 beterraba média)
– 300g de cenoura sem casca cortada em rodelas finas; (3 cenouras médias)
– 720ml de água; (3 xícaras)
– 1 colher de chá de vinagre de maçã;
– 2 colheres de sopa de molho shoyo;
– 3 raminhos de orégano fresco (só as folhas) ou 1 colher de sobremesa de orégano seco;
– 1 folha de louro;
– 1/4 de xícara de folhas de manjericão (eu usei metade do verde, e restante do roxo)
– pitada de flor de sal ou sal marinho;
Modo de Preparar:
Coloque todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo alto até levantar fervura.
Quando ferver, abaixe o fogo, coloque a tampa da panela e cozinhe até que a cenoura e a beterraba estejam macias.
Retire a folha de louro e bata o restante no liquidificador.
A textura ideal é semelhante ao catchup, bem cremosa. Eu precisei adicionar 1/2 xícara de água na hora de bater, você precisa bater e verificar se realmente será necessário. Fique de olho na textura.
Deixe esfriar para servir.
Pode guardar por uns 3 dias no refrigerador em pote de vidro com tampa.
Se não for usar em muita quantidade, reduza a receita pela metade ou utilize no lugar de molho de tomate. Eu fiz uma lasanha vegetariana com esse molho e ficou um arraso. Vou postar a receita em breve.
Fonte: Programa Bela Cozinha GNT;
Espero que gostem.
Abraço
Alessandra
Bom dia! Pode congelar?
acho que sim, mas não testei